Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Guilherme Tucher
MestreTudo bem!
Guilherme Tucher
Mestre👍🏼
Guilherme Tucher
MestreFábio, agradeço pelas considerações.
Grupo 2, envio as minhas considerações.
– NADO CRAWL
1 – Sobre o objetivo procedimental: (i) executar a respiração lateral de forma “correta” não descreve muito bem o que se espera do aluno. Não vamos querer que a respiração seja feita de forma “errada”, não é verdade? Sendo iniciantes, devem fazer essa respiração lateral nadando quantos metros? Existe algum ritmo determinado (2×1, 3×1) ou escolhido livremente pelo aluno?; (ii) consideração parecida serve para o outro objetivo. Não indique o que não deve fazer, mas o que e como deve fazer. Tem como realizar só a braçada do nado crawl (nadando)? Assim, ou o aluno realiza o nado completo (mas o foco de vocês é na braçada) ou ele faz a braçada com material flutuante nos membros inferiores. Além disso, qual a distância? Como fará para respirar?
2 – Sobre o objetivo conceitual: a proposta está boa, mas creio que possam melhorar o texto.
3 – Sobre o objetivo atitudinal: a primeira parte da frase está correta, mas a segunda é desnecessária. Além disso, o aluno executará o nado propriamente dito? Ou atividades?
– NADO COSTAS
1 – Sobre o objetivo procedimental: (i) rever o “corretamente”; (ii) indique o que deve ser feito (não o que não deve ser feito; ex.: “sem a utilização de materiais flutuantes”; (iii) por qual distância?; (iv) qual é o posicionamento dos braços?
2 – Sobre o objetivo conceitual: sejam mais diretos na escrita. Ex.: (i) compreender a posição adequada dos pés durante a pernada; (ii) entender a importância da pernada para o adequado posicionamento corporal.
3 – Sobre o objetivo atitudinal: a parte “estando na posição de decúbito dorsal” (talvez) seja desnecessária.
abraço
Guilherme Tucher
MestreExcelente, Fábio.
Guilherme Tucher
Mestreok, Edimilson.
Após as considerações dos colegas eu farei as minhas.
abraço
Guilherme Tucher
MestreGrupo 1, envio as minhas considerações:
1 – Objetivo procedimental: (i) não entendi a parte “utilizando a borda ad piscina e até mesmo a raia como apoio e ajuda durante a travessia”. Mas que travessia? Não é só para sair pelas escadas? Além disso, não há o intuito de ensinar propulsão ou qualquer outro deslocamento; (ii) todos os outros objetivos estão escritos de uma maneira mais generalista. Não está errado, passando a ideia de que isso deve acontecer ao logo das atividades propostas durante a aula. É isso mesmo?
2 – Objetivo atitudinal: lembre-se que o objetivo é para os alunos, não para o professor. (realmente seria muito importante indicar no cabeçalho que são idosos)
3 – Na descrição das atividades, deixe o texto justificado.
Guilherme Tucher
MestreObrigado, Felipe.
Guilherme Tucher
MestreJuliana:
1 – as aulas não precisam ser seguidas. Podem ser aleatórias.
2 – isso mesmo. O importante é que conversem entre vocês para que esse também seja um momento de aprendizagem.
Guilherme Tucher
MestreEntendi. rsrsrs
Guilherme Tucher
MestreLucas, agradeço tempo dedicado as considerações.Rafaela, pense sobre as considerações do Lucas e façam as modificações que julgar pertinentes. Faça o mesmo para as minhas considerações.
Minhas considerações para o plano de aula do nado Crawl:
1 – No objetivo conceitual: são indicados dois objetivos conceituais. Para facilitar o entendimento sugiro que indique-os separadamente (um marcador para cada um).
2 – No objetivo atitudinal: lembre-se que o objetivo da aula é para o aluno, não para o professor. Assim, sugiro que revejam o objetivo.
Minhas considerações para o plano de aula do nado Costas:
1 – No objetivo procedimental: qual é a distância do deslocamento?
2 – No objetivo conceitual: é possível ser mais específico?
Guilherme Tucher
MestreBeleza, Daniel.
Guilherme Tucher
MestreObrigado, Sidney.
Assim que os colegas fizerem as suas considerações eu farei as minhas.
Guilherme Tucher
MestreObrigado, João.
Guilherme Tucher
MestreBeleza!
Guilherme Tucher
MestreAgradeço a participação de todos.
Como consta na programação, as discussões pontuadas desse fórum estão encerradas.
O prazo foi dia 3 de maio.Guilherme Tucher
Mestre👍🏼
Guilherme Tucher
MestreTiago, tudo depende do que você está ensinando. E o que você está ensinando depende do nível de aprendizagem – e do plano de curso. E o plano de curso depende dos objetivos institucional.
As duas propostas (competitiva ou recreativa) são corretas e podem até coexistirem. Mas tudo depende dos objetivos do Clube/Academia/Escola de Natação.
Guilherme Tucher
MestreObrigado, Eduardo.
Depois das considerações dos colegas eu farei as minhas.
Guilherme Tucher
MestreObrigado, Micaela.
Depois das considerações dos colegas eu farei as minhas.
Guilherme Tucher
MestreObrigado, Marco.
Depois das considerações dos colegas eu farei as minhas.
Guilherme Tucher
MestreTriste realidade.
Por isso começamos as nossas discussões da disciplina questionando qual é o objetivo da instituição. Por que ela existe?
Guilherme Tucher
MestreObrigado, Géssica.
Depois das considerações dos colegas eu farei as minhas.
Guilherme Tucher
MestreObrigado, Lucas.
Depois das considerações dos colegas e farei as minhas.
Guilherme Tucher
MestreLucas e Isabela, obrigado pelas considerações.
Grupo 8, avaliem as considerações feitas pela Isabela. E já adianto, realmente os objetivos devem começa com verbo no infinitivo. Além disso, não faz sentido indicar “objetivo geral” e “objetivo específico”, já que os objetivos são o procedimental, conceitual e atitudinal.
Sobre os objetivos: indiquem aquilo que o aluno deve saber fazer ao final da aula.
Não entendi a última consideração da Isabela, mas uma coisa que me causou estranheza foi o fato da aula da quarta semana ter como tema a braçada e a aula da sexta semana ter como tema pernada.
A pernada geralmente não é ensino antes da braçada?Guilherme Tucher
MestreAgradeço a participação de todos.
Como consta na programação, as discussões pontuadas desse fórum estão encerradas.
O prazo foi dia 3 de maio.Guilherme Tucher
MestreOu seja, Rayane. Testar e avaliar não são tarefas fáceis. Precisamos estar muito bem preparados para isso.
Guilherme Tucher
MestreExcelentes considerações, Edimilson.
Os autores Knudson e Morrison, eu seu livro Análise Qualitativa do Movimento Humano, chamam esse momento do Feedback de intervenção (do professor).
Ela é tão importante quanto o “saber o que testar”, “saber testar” e “saber avaliar”. Afinal de contas, se o aluno não tiver o retorno do processo, … não faz sentido. Mas também não adianta ter um retorno ruim.
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, Lucas.
E mais uma vez fica claro que as “pontas” se amarram. Os objetivos levam a determinação do conteúdo de ensino. Os conteúdos direcionam a aula. O que ensinado nas aulas, durante um período, será avaliado.
Guilherme Tucher
MestreVerdade, Géssica. Todos são capazes de aprender. Estamos falando de aprendizagem, de ensino de crianças e jovens. Não de desempenho competitivo.
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, Érika. Ou seja, o teste e avaliação devem ser realmente úteis. Testar por testar, sem reflexão e mudança de comportamento (do professor e do aluno em relação a aula) não faz muito sentido.
-
AutorPosts