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Guilherme Tucher
MestreIgor, não consegui acesso. Pode liberar, por favor?
Guilherme Tucher
MestreObrigado, Hugo.
Confirmo o recebimento.
Guilherme Tucher
MestreObrigado, Fábio.
O Rodrigo participou da elaboração do plano de aula?
Guilherme Tucher
MestreOlá, Edimilson.
Não consegui ter acesso aos planos. O link está bloqueado.
Pode liberar, por favor?
abraço
Guilherme Tucher
MestreObrigado.
Guilherme Tucher
MestreObrigado
Guilherme Tucher
Mestreok
Guilherme Tucher
MestreEdimilson, envio as minhas considerações para o plano da 9ª semana de aula.
1 – No campo OBJETIVOS, indique apenas os objetivos procedimental, conceitual e atitudinal. Assim, a parte “respiração aquática” não faz sentido em estar nessa parte.
2 – Objetivo PROCEDIMENTAL: minha sugestão é que vocês sejam mais específicos. Veja só, o “fazer a respiração embaixo da água” pode ser de diferentes maneiras. Qual delas exatamente alcançará o objetivo? Se os objetivos não estiverem claros para vocês ficará difícil de propor atividades coerentes.
3 – Objetivo CONCEITUAL: o que é respiração “diferenciada”? Se essa palavra se refere a respiração subaquática, vá direto ao assunto: “entender a necessidade da respiração subaquática”.
4 – Objetivo ATITUDINAL: os objetivos devem começar com verbo no infinitivo.
5 – Para mim alguns marcadores da atividade principal apareceram desalinhados com o texto. Não sei como está para vocês.
abraços
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, João!
Guilherme Tucher
MestreBeleza, Luiz!
Guilherme Tucher
MestreEduardo, envio as minhas considerações.
NADO CRAWL
1 – parece que são utilizadas diferentes fontes e com diferentes tamanhos. Faça o ajuste, por favor. Além disso, a versão final do plano de aula deve estar em pdf. Essa versão está em png.
2 – TEMA: pernada/braçada significa pernada e braçada ou coordenação braço e perna?
3 – objetivo PROCEDIMENTAL: é aquilo que os alunos devem saber fazer ao final da aula. Não são exercícios, mas objetivos a serem alcançados. São os objetivos que nortearão as atividades na parte principal da aula.
4 – objetivo CONCEITUAL: rever. Tente ser mais específico.
5 – objetivo ATITUDINAL: rever. Se desenvolve a confiança em um nado?
6 – Como você precisa melhorar os objetivos, possivelmente terá que fazer o mesmo com as atividades propostas.
NADO COSTAS
1 – As considerações anteriores também te ajudarão no plano de aula do nado Costas.
Guilherme Tucher
MestreSydney, envio as minhas considerações:
NADO CRAWL:
1 – CABEÇALHO: não escreva em caixa alta.
2 – TEMA DA AULA: coordenação de quais movimentos? Lembre-se que a proposta é que o tema seja um dos conteúdos de ensino.
3 – objetivo PROCEDIMENTAL: nadar 25 m é muito vago… ainda mais com o auxílio da prancha. O que exatamente os alunos devem saber fazer ao final da aula?
4 – objetivo CONCEITUAL: está muito vago. De quais movimentos e refere?
5 – objetivo ATITUDINAL: rever, por favor. Não há “jeito mais certo possível” e essa é uma informação pouco precisa.
NADO COSTAS:
1 – Sidney, as considerações são as mesmas que fiz para o nado Crawl.
abraço
Guilherme Tucher
MestreGrupo 1, envio as minhas considerações:
PLANO DE AULA NADO CRAWL
1 – CABEÇALHO: não escreva em caixa alta. Não é necessário (e até errado).
2 – objetivo PROCEDIMENTAL: a parte “e desenvolver a pernada do fundamento” não é necessária. Até porque não é informativa. Para a proposta do nadar os 15 m é necessário indicar: (i) como será a realizada a respiração; (ii) onde estarão os braços?
3 – NOME DO GRUPO: escreva somente o nome de quem realmente participou.
4 – A partir dos pontos anteriores, veja se é necessário adaptar as atividades propostas.
PLANO DE AULA NADO COSTAS:
1 – CABEÇALHO: não escreva em caixa alta. Não é necessário (e até errado).
2 – objetivo PROCEDIMENTAL: a proposta está muito vaga! “Saber fazer a virada” após nadar 10 m, 50 ou em um evento de 200 m são coisas diferentes. Além disso, a virada é dividida em diferentes momentos. Sobre qual deles você está falando?
3 – objetivo CONCEITUAL: a proposta está muito vaga e meio sem propósito. Favor rever.
4 – A partir dos pontos anteriores, veja se é necessário adaptar as atividades propostas.
Guilherme Tucher
Mestreok, Lucas.
Esses links podem ser considerados como os da versão final?
Guilherme Tucher
MestreGrupo 3, envio as minhas considerações:
PLANO DE AULA DO NADO CRAWL
1 – OBJETIVO PROCEDIMENTAL: a proposta não está errada, mas pensar sobre dois pontos: (i) tem como fazer só a braçada do nado Crawl? Até que ponto a realização da respiração frontal não pode comprometer a qualidade da braçada (sobre esse segundo ponto, não é que essa proposta esteja errada. É apenas para vocês pensarem).
2 – OBJETIVO CONCEITUAL: está muito abrangente. Ser muito generalista dificulta a identificação daquilo que deve ser realmente ensinado. Por exemplo, sobre a braçada: (i) são várias etapas. Deve entender todas?; (ii) são diferentes posicionamentos. Deve entender todos?
3 – REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: Por favor, reveja as normas da ABNT. Geralmente o título está em negrito.
PLANO DE AULA DO Nado COSTAS
1 – OBJETIVO PROCEDIMENTAL: está muito vago. Sejam mais específicos. O que exatamente significa aperfeiçoar a pernada? O que se espera é realizar algo corretamente, não erroneamente. A saída de bloco é composta de diferentes momentos didáticos. O que exatamente esperam ensinar?
2 – OBJETIVO CONCEITUAL: seja mais direto. O que o aluno deve entender. Lembre-se que a palavra “correto” não significa muita coisa.
3 – REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: reveja as normas.
Guilherme Tucher
MestreJoão, a sua consideração é coerente. Entretanto, lembre-se que estamos falando de aprendizagem – não de treinamento.
Guilherme Tucher
MestreGrupo 1, envio as minhas considerações:
PLANO DE AULA DO NADO CRAWL
1 – No campo TEMA DA AULA: podem ser mais diretos. Escrever braçada, pernada e respiração é o suficiente.
2 – Sobre o objetivo PROCEDIMENTAL: sejam diretos: Nadar 50m crawl; é o suficiente. Não precisa escrever que o nado deve ser realizado corretamente. Isso está subentendido.
3 – Sobre o objetivo ATITUDINAL: a informação “saber realizar o nado de maneira correta” não é um objetivo atitudinal. Favor rever.
4 – Tempo das etapas da aula: não faz sentido a parte inicial ter uma duração maior do que a parte principal. É na “parte principal” (por ser a principal, a mais importante), que os objetivos da aula devem ser alcançados. Além disso, a parte inicial só tem a finalidade de preparar o aluno para a parte principal.
5 – Sobre a parte final: não precisa estar associada aos objetivos da aula.
PLANO DE AULA DO NADO COSTAS
1 – Sobre o TEMA DA AULA: indique apenas o conteúdo de ensino que será trabalhado na aula.
2 – Sobre o objetivo PROCEDIMENTAL: seja mais claro sobre o que o aluno deve saber realizar. Ele deve realizar a pernada de Costas por quantos metros? Como estarão os braços? Qual é a intensidade? A Flutuação não é um conteúdo de ensino do nado Costas, mas da AMA. Faz sentido ele aparecer?
3 – Sobre o objetivo CONCEITUAL: veja as considerações anteriores. Além disso, a pernada do nado Costas não contribui com a flutuação, mas com a sustentação.
4 – Sobre o objetivo ATITUDINAL: rever a escrita.
5 – Nome do Grupo: indique o nome de quem realmente participou.
6 – Duração da aula: a aula geralmente tem uma duração fixa e predeterminada.
Guilherme Tucher
MestreTainá, agradeço pelas considerações.
Guilherme Tucher
MestreGrupo 7, envio as minhas considerações:
PLANO DE AULA DA SEMANA 1
1 – Nome do grupo: por favor, só indiquem os nomes daqueles que realmente participaram.
2 – Não é obrigatório, mas não gostaria de experimentar o outro modelo de plano de aula?
PLANO DE AULA DA SEMANA 3
1 – Se pegarmos a terceira semana de aula no plano de curso o único conteúdo desenvolvido é o deslize?
Guilherme Tucher
MestreEdimilson e Flávia, agradeço pelas considerações.
Guilherme Tucher
MestreEdimilson, faço as minhas considerações para esse último plano. Como vocês têm até o dia 16 de maio para lançar a versão final, talvez sejam válidas.
1 – Formatação: para mim parece que os textos no cabeçalho estão com tamanho de fonte diferentes. Ajuste, por favor.
2 – No campo “OBJETIVOS”, só escreva os objetivos procedimental, conceitual e atitudinal. Nada mais é necessário.
3 – Sobre o objetivo Procedimental: não está claro o que os alunos precisam fazer ao final da aula. A proposta “atravessar os 12 m de extensão da piscina apenas com as pernadas de crawl” está melhor. Entretanto, mesmo assim, ainda precisa de alguns ajustes: como será a respiração? Onde estarão os braços?
4 – Sobre o objetivo conceitual: não está errado, mas se puder ser mais claro ficará mais fácil para vocês. Além disso, me parece que são dois objetivos. Assim, indique-os separadamente ou separe-os com ponto e vírgula. Por exemplo: “entender o correto posicionamento das pernas” – quando, em que fase?
5 – Tema da aula: pode ser simplesmente “pernada”. Se vocês indicaram somente o conteúdo da pernada significa que ao pegar o plano curso, na quarta semana, somente esse conteúdo está sendo ensinado. É isso mesmo?
6 – Nome do Grupo: indique, por favor, somente o nome dos integrantes que efetivamente participaram da construção do plano de curso e plano de aula.
7 – Referências bibliográficas: reveja as normas da ABNT. Geralmente o nome da revista é completo.
8 – Apresentem o outro plano de aula. Há tempo para isso, mesmo que não recebam as considerações dos colegas ou a minha.
Guilherme Tucher
MestreObrigado, Danilo.
Guilherme Tucher
MestreOi, Edimilson. Fiz o ajuste.
Guilherme Tucher
MestreGrupo 5, envio as minhas considerações:
PLANO DA SEMANA 1
1 – No campo “objetivos”, não é necessária informação “Conhecer o meio aquático onde a aula será realizada, os professores e os colegas de turma”.
2 – Sobre o objetivo procedimental: o que exatamente as crianças, em uma aula da primeira semana, devem fazer sobre “deslocamento”, submersão e flutuação? O objetivo deve ser claro para vocês, caso contrário não conseguirão propor as atividades corretamente. Lembrem-se de começar com o verbo no infinitivo.
2 – Sobre o objetivo conceitual: rever, pois a proposta não está adequada. Objetivo conceitual está relacionado ao “entender”.
3 – O objetivo atitudinal não está claro. Lembre-se que os objetivos são para os alunos.
4 – Em função da melhor adequação dos objetivos, pode ser que algumas atividades tenham que ser revistas.
PLANO DA SEMANA 4
1 – Veja as considerações feitas para o plano anterior.
2 – O tema é interessante, mas precisamos pensar sobre o que os alunos tem reais condições de fazer. Assim, ou mesmo assim, seria interessante indicar os conteúdos indicados no plano de curso para essa semana/aula.
3 – Objetivo procedimental: não está claro para mim qual é a idade dos alunos, mas em quatro semanas eles já tem condições de fazer propulsão? Tem condições de fazer sustentação? Lembre-se que sustentação é diferente de flutuação.
4 – Objetivo conceitual: rever.
Guilherme Tucher
MestreGéssica e Edimilson, agradeço pelas considerações.
Guilherme Tucher
MestreGrupo 8, envio as minhas considerações:
PLANO DA 4ª SEMANA
1 – para essa semana, no plano de curso de vocês, realmente só há o nado Crawl? Se houver outro conteúdo planejado, possivelmente ele também deveria ser trabalhado.
2 – Escrever corretamente o nome do Local.
3 – No campo “objetivos”, indicar somente os objetivos procedimental, conceitual e atitudinal.
4 – Ao rever os objetivos pode ser que seja necessário rever as atividades.
PLANO DA 6ª SEMANA
1 – para essa semana, no plano de curso de vocês, realmente só há o nado Crawl? Se houver outro conteúdo planejado, possivelmente ele também deveria ser trabalhado.
2 – Escrever corretamente o nome do Local.
3 – retirar as informações sobre “objetivo geral e específico”.
4 – Os objetivos (procedimental, conceitual e atitudinal) devem começar com verbo no infinitivo. Indique o que vocês esperam que os alunos façam até o final da aula.
5 – A partir dos ajustes nos objetivos da aula (acredito que depois serão melhor entendidos), vejam a necessidade de ajuste nas atividades propostas.
Guilherme Tucher
MestreGrupo 3, envio as minhas considerações:
NADO COSTAS
1 – Não gostaram do novo modelo de plano de aula? Ele tem a parte de “recapitulação da aula anterior” e de “atividade livre contrastante”.
2 – Esse plano de aula é para qual semana de aula (no plano de curso)?
3 – Para essa semana só há (realmente) conteúdos de ensino do nado Costas? Nada do nado Crawl, por exemplo?
4 – Sobre o objetivo procedimental: (i) é indicado que a piscina tem 25m. Nesse caso, da maneira como foi escrito o objetivo, me passa a ideia de que o objetivo apresentado para o “nado” não deve ser manifestado ao mesmo tempo do objetivo da “chegada” (pois foram apresentados separadamente). É isso mesmo? Como são alunos do nível intermediário, por que não querer que seja feita uma boa chegada depois de nadar os 25 m? (ii) se os objetivo da virada e chega forem realmente “separados” seria interessante indicar o objetivo de forma mais precisa. Por exemplo: Iniciar o nado Costas a uma distância de 10 m da borda, realizar a virada e depois o retorno para o nado executando duas braçadas.
NADO BORBOLETA
1 – ver as considerações feitas para o nado Costas.
2 – Sobre o objetivo conceitual: ele está certo e bem escrito. Mas só para facilitar a visualização (e entendimento), se forem dois objetivos separe por ponto e vírgula (como foi feito no plano de aula do nado Costas) ou por tópicos.
Guilherme Tucher
MestreFábio, obrigado pelas considerações.
Guilherme Tucher
MestreIsabela, essa é a versão final? Vocês têm até o dia 16 de maio.
Guilherme Tucher
Mestreok
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