Periodização: desenvolvimento ou competição

Os modelos de periodização

Os modelos de periodização Tradicional e em Blocos foram propostos para atletas de excelente desempenho – pensados para atletas de nível mundial e olímpico.

Só que em função do conhecimento teórico e prático que se tinha na época (década de 60 e 80, respectivamente), a gente entende que, talvez, eles sejam mais adequados para objetivos e momentos diferentes da carreira esportiva.

 Se estamos falando de um atleta jovem cujo objetivo principal é a formação em longo prazo ou mesmo de um atleta adulto (excelente desempenho) cujo objetivo é a preparação para competições específicas, únicas e de grande importância, a literatura sugere que se use o Modelo Tradicional.

É lógico que a estrutura interna nesses dois casos é completamente diferente.

No primeiro caso (atletas jovens) possivelmente se dará mais importância a fase de preparação geral (mais duradoura). A participação em competições tem objetivo de formação e o foco é em poucos momentos de rendimento.

No segundo (adultos de excelente desempenho), a importância é na fase de preparação específica e a competição. A participação em competições de menor relevância tem o objetivo de preparação e o foco é na competição com necessidade de desempenho máximo.

De qualquer maneira, nos dois casos, a justificativa é que ele dá muita importância ao treinamento, ao processo de preparação em si – e “menos importância” às competições.

Não que a sua intenção original não tenha sido a de vencer as competições. Isso não faria qualquer sentido, já que se treina para competir. Mas se preparava para A COMPETIÇÃO, não para uma competição qualquer.

Ou seja, na época, o mais importante era a elevação da forma esportiva para participar de um momento competitivo específico em elevado desempenho – não havia a quantidade de competições que se tem atualmente.

Assim, o atleta se preparava por “muito tempo” para poder competir em um momento determinado. E no máximo.

Tentando resumir

Tentando resumir essa discussão, podemos entender que o modelo de periodização Tradicional visa mais o processo de preparação. E essa preparação pode ser focada em um circuito de natação infantil ou no próximo ciclo olímpico.

Ou seja, são atletas que nesse momento da carreira estão mais preocupados com o treinamento para a elevação da forma esportiva futura.

O Modelo em Blocos está muito preocupado com as competições. No calendário competitivo moderno, não só na natação, a frequência de competições é muito grande.

Além disso, a necessidade de competir em alto nível também é muito grande.

E isso acontece por causa das obrigações com patrocinadores, clubes e outras que ele tem com o esporte. Dessa forma, esses atletas estão mais preocupados em “manter” as condições gerais e desenvolver ao máximo as condições específicas.

São as condições específicas que elevam o rendimento competitivo. Esse foco nas condições específicas é determinante para o contínuo desenvolvimento dos atletas de excelente desempenho. Não há como negar.

Entretanto, talvez, a constante ação de redução no treinamento (recuperação/polimento) para participar de competições e a repetição desse ciclo com muita frequência possa interromper o processo de treinamento.

Minha sugestão

Minha sugestão é: entenda a teórica que envolve os dois modelos de periodização. Determine as necessidades do seu atleta e escolha o caminho a seguir.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*