Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, Anna Karolyna.
Precisamos entender o que devemos fazer.
Guilherme Tucher
MestreAnna Karolyna, tenta também pelo email dela: cy.eefdufrj@gmail.com
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, pessoal.
Logo, logo nos depararemos com esse desafio!
Ele fica evidente quando começamos a pensar no nosso plano de aula.
Guilherme Tucher
MestreMaria Júlia, a questão da “concordância intra quanto inter-avaliador” é muito importante.
Disponibilizo o link de dois artigos que publicamos recentemente sobre esse assunto:
1 – https://www.scielo.br/j/motriz/a/MRmgdJ86wBn7Qw9mD6Y4ZPx/
2 – https://www.scielo.br/j/motriz/a/3z5B7QncRrgH7zr6zjNsStx/abstract/?lang=en
Guilherme Tucher
MestreYasmin, isso tudo demonstra como esse tal de “processo de aprendizagem” é complexo. E, por consequência, também da avaliação.
Olha quantas variáveis tangíveis e intangíveis estão envolvidas!!
E voltamos a um dos pontos anteriores: o bom planejamento não retirará todas as “dificuldades” do processo de ensino/aprendizagem, mas pode ser que sejamos mais assertivos (seguros, firmes e objetivos).
Guilherme Tucher
MestreIsso, Maria Eduarda.
Entendo então, que mesmo que haja um momento específico e formal de avaliação – vamos supor que seja ao final de uma etapa, o professor faz pequenas observações e avaliações “diariamente”.
Guilherme Tucher
MestreBoas considerações, Micaela. 😉
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, Micaela.
Percebam, então, como nossa ficha de observação/avaliação pode ser rica e abrangente!
Guilherme Tucher
MestreBoa considerações.
Acredito que, no geral, os níveis conceitual e atitudinal sejam mais difíceis porque o professor não está acostumado. Quando eles acontecem, são feitos de forma assistemática.
Guilherme Tucher
MestreGraziela, então quer dizer que podemos observar/avaliar em nossos alunos algo que vai além do procedimental? Podemos avaliar também o conceitual e o atitudinal?
Pessoal, o que acham?
Guilherme Tucher
MestreLegal, Marcele.
Primeiro ponto: precisamos ter um padrão. Daí eu destaco o padrão de observação e de diagnóstico.
Segundo ponto: quantas avaliações acontecerão e quais são os seus objetivos?
Para finalizar, quando você diz “parcialidade”, não quer dizer, na verdade, “imparcialidade”?
Guilherme Tucher
MestreBeleza, Matheus.
Está claro para vocês o que significam os níveis de conhecimento procedimental e conceitual? Você precisam utilizar desse conhecimento na elaboração do plano de aula de vocês.
Como só vocês dois tem feito a disciplina, um pode avaliar o plano de aula do outro. Depois eu farei as minhas considerações.
Combinado?
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo! Fico feliz que tenha entendido isso.
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, João.
Guilherme Tucher
MestreSeja bem vido, novamente, Paulo.
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, pessoal. Estamos falando a mesma língua.
Vamos levar esse pensamento para o projeto de vocês.
Guilherme Tucher
MestrePerfeito, Gabriel. A ideia, como disse, é que o planejamento faça sentido para a escola de natação. Além disso, o processo é: planejar, executar e avaliar.
Assim, se algo não ficou no planejamento, que se mude para a próxima vez.
Guilherme Tucher
MestreExcelente, Iracy. 😉
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, Lucas.
Percebam que está tudo interligado.
Guilherme Tucher
MestreMuito bom Joel.
Acredito que o ponto principal seja: “Entender o que não deve ser feito é tão importante quanto saber o que fazer.”
Guilherme Tucher
MestreOi, Débora.
Você não deixa de estar certa, mas me parece um pouco distante da proposta que levantei.
Pense o seguinte: o objetivo da aula é para a turma ou para os sujeitos? Apesar da turma ser a reunião dos sujeitos?
Guilherme Tucher
MestreBeleza, Christian.
Pela discussão que levantou, te parece que essa proposta é exclusiva da natação? Ou mesmo da educação física?
Guilherme Tucher
MestreOlá, Graziela.
Um ponto para termos atenção. Não estamos falando de técnicas de ensino, certo?
A proposta é entendermos o indivíduo como um todo; entendê-lo dentro da sua totalidade e complexidade. Assim, a proposta dos três níveis de conhecimento (procedimental, conceitual e atitudinal) parecem atender a essa visão.
Dessa maneira, ensinar apenas o movimento (conhecimento procedimental) nos parece muito pouco.
Guilherme Tucher
MestreExcelente, Joel!
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, pessoal:
Destaco alguns trechos das respostas de vocês:
1 – “preciso planejamento para criar uma aula de acordo com o público alvo”
2 – “Acrescento também que mesmo tendo um bom planejamento pode acontecer imprevistos e ajustes ao longo da aula que podem ser importantes para o seguimento”
3 – “aos responsáveis legais pelos alunos terem conhecimento do que será e como será trabalhado com os alunos…”
4 – “e o professor não tem um planejamento será difícil de fazer uma ligação entre as aulas e dar continuidade”
Vamos em frente! 🚀
Guilherme Tucher
MestreVocê percebe que nem a parte procedimental é ensinada?
Guilherme Tucher
MestreOlá, Sara. Seja bem vinda.
Lembre-se de participar das atividades dos fóruns.
Veja as apresentações dos colegas. Acho que a Micaela criou um grupo no WhatsApp e disponibilizou o link em sua apresentação.
Guilherme Tucher
MestreBeleza, Gabriel.
É isso aí. E esses objetivos precisam estar claros para todos.Guilherme Tucher
Mestre👏🏼👏🏼👏🏼
Guilherme Tucher
MestreOi, Renata.
A associação não ficou clara para mim. Poderia explicar melhor? Talvez apresentar um exemplo.
-
AutorPosts