Aulas de natação para adultos e idosos – saúde e bem-estar
Para a organização das aulas de natação para adultos jovens e idosos nós podemos ter como referência a recomendação semanal da prática de atividade física para a saúde.
Para a aptidão aeróbica, a sugestão é que seja feito pelo menos cerca de 30 minutos diários de atividade de média-alta intensidade, 7 dias por semana.
Já a recomendação do treinamento de força seria de 3- 4 vezes por semana.
A gente entende que algumas pessoas não dispõem de tempo para fazer 30 minutos de atividade física todos os dias. Mas conseguem se organizar para fazer 1 hora de atividade 3 vezes por semana.
Dessa maneira, você vai organizar a programação da sua aula de natação para que o aluno atinja essa recomendação (ou chego o mais próximo possível dela).
O planejamento da aula
Eu poderia, por exemplo, fazer o meu planejamento não com o objetivo de melhorar o desempenho competitivo, de melhorar o tempo ou chegar em primeiro.
A fase de preparação geral, nesse sentido, poderia ser feita para que os alunos consigam nadar por mais tempo – eu vou planejar o aumento do volume de treinamento.
Quando chegar na fase de preparação específica eu diminuo o volume e proponho estímulos mais intensos.
Percebam que eu fiz um planejamento de forma a permitir que o aluno alcance aquilo que é recomendado para a saúde.
Esses estímulos mais intensos ainda podem estar focados na melhora da condição aeróbica, e também exigirão maior produção de força – que é uma das exigências para a saúde.
Conclusão
Assim, como vocês perceberam, também dá para o professor utilizar dos conceitos da periodização quando o objetivo é melhorar o condicionamento físico e a saúde.
O erro acontece quando você quer reproduzir a realidade do atleta olímpico para um senhor que tem objetivos e necessidades completamente diferentes.
Mas, nesse caso, a culpa não é da periodização, mas da sua utilização equivocada.
Vai começar a periodizar a aula/treino dos seus alunos?
Tag:Organização, planejamento