Número de alunos por turma de natação
- Postado por Guilherme Tucher
- Categorias Notícias, TOP - Natação
- Data 15 de abril de 2023
- Comentários 0 comentário
A partir do vídeo Preparação técnica na natação em sessão separada? que postei no YouTube eu recebi a pergunta acima.
Por ser uma pergunta muito interessante e dúvida comum, trago para nossa discussão.
Quando você me perguntou sobre recomendações me veio a memória o livro Ensinando Natação, do prof. William Urizzi. Não tinha certeza, então fui lá conferir. Realmente, nas páginas 52 e 53, o autor sugere uma quantidade máxima de alunos por turma para alguns níveis de aprendizagem.
Entretanto, entenda que essa é apenas uma sugestão.
Faço uma reflexão com você por meio das perguntas abaixo:
- Qual é o nível dos seus alunos?
- Qual é a profundidade da piscina?
- Qual a quantidade e tipos de materiais que tem a sua disposição?
- Qual é a experiência do professor?
- Qual método ou estilo de ensino será utilizado?
- Qual é a filosofia de trabalho da escola de natação?
- Quais são as outras características do ambiente que devem ser consideradas?
A resposta a essas “simples” perguntas vão te ajudar, para cada caso, a decidir o número ideal de aluno em uma mesma turma.
Já trabalhei com uma turma que tinha 20 alunos com idade entre 10-12 anos na etapa de aprendizagem do Crawl e do Costas e as coisas fluíam bem (problemas normais de qualquer aula, mas a aula acontecia). Apesar da piscina ser funda os alunos estavam bem adaptados e tinham boa autonomia.
Para que a aula acontecesse eu precisava me organizar para essa realidade.
Por outro lado, já trabalhei com uma turma de 5 alunos com cerca de 4-5 anos ensinando conteúdos da AMA e a aula não acontecia. Me sentia frustrado. A piscina era funda para eles e a temperatura do ambiente não estava adequada. Assim, eles tinham que ficar muito tempo sentados na borda e fazer atividades quase que individuais. Ou seja, o tempo de aproveitamento da aula era muito pequeno.
Também já trabalhei com aulas individuais e, para a criança, a aula ficava um pouco monótona. Não dava para fazer uma atividade mais lúdica e ele não interagia com ninguém. Também não foi bom.
Por isso, quando falo sobre esse assunto com os meus alunos, uso já há muitos anos, a seguinte reflexão: quanto mais dependentes os alunos forem do professor, menor a quantidade de alunos na turma ou maior a quantidade de professores (professores e estagiários).
Dessa maneira, acredito que respondendo e analisando as respostas das perguntas que indiquei anteriormente, teremos um posicionamento mais adequado.
Espero ter ajudado.
Eu discuto esse e outros assuntos no meu curso de Adaptação ao Meio Aquático.
Tag:Aprendizagem, natação
É docente no curso de graduação e no programa e pós-graduação em educação física da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na EEFD ainda é coordenador do Grupo de Pesquisa em Ciências dos Esportes Aquáticos (GPCEA).
Doutor em Ciências do Desporto (2015), Mestre em Ciência da Motricidade Humana (2008), Especialista em Esporte de Alto Rendimento (2014), em Natação e Atividades Aquáticas (2004) e em Treinamento Desportivo (2005), e Graduado em Educação Física (2003).
Docente no ensino superior desde 2005, atuou ainda como professor de natação trabalhando com diferentes níveis de aprendizagem e aperfeiçoamento, bem como treinador de natação competitiva participando de campeonatos estaduais (RJ) e nacionais.