Número de alunos por turma de natação

A partir do vídeo Preparação técnica na natação em sessão separada? que postei no YouTube eu recebi a pergunta acima.

Por ser uma pergunta muito interessante e dúvida comum, trago para nossa discussão.

Quando você me perguntou sobre recomendações me veio a memória o livro Ensinando Natação, do prof. William Urizzi. Não tinha certeza, então fui lá conferir. Realmente, nas páginas 52 e 53, o autor sugere uma quantidade máxima de alunos por turma para alguns níveis de aprendizagem.

Entretanto, entenda que essa é apenas uma sugestão.

Faço uma reflexão com você por meio das perguntas abaixo:

  • Qual é o nível dos seus alunos?
  • Qual é a profundidade da piscina?
  • Qual a quantidade e tipos de materiais que tem a sua disposição?
  • Qual é a experiência do professor?
  • Qual método ou estilo de ensino será utilizado?
  • Qual é a filosofia de trabalho da escola de natação?
  • Quais são as outras características do ambiente que devem ser consideradas?

 

A resposta a essas “simples” perguntas vão te ajudar, para cada caso, a decidir o número ideal de aluno em uma mesma turma.

Já trabalhei com uma turma que tinha 20 alunos com idade entre 10-12 anos na etapa de aprendizagem do Crawl e do Costas e as coisas fluíam bem (problemas normais de qualquer aula, mas a aula acontecia). Apesar da piscina ser funda os alunos estavam bem adaptados e tinham boa autonomia.

Para que a aula acontecesse eu precisava me organizar para essa realidade.

Por outro lado, já trabalhei com uma turma de 5 alunos com cerca de 4-5 anos ensinando conteúdos da AMA e a aula não acontecia. Me sentia frustrado. A piscina era funda para eles e a temperatura do ambiente não estava adequada. Assim, eles tinham que ficar muito tempo sentados na borda e fazer atividades quase que individuais. Ou seja, o tempo de aproveitamento da aula era muito pequeno.

Também já trabalhei com aulas individuais e, para a criança, a aula ficava um pouco monótona. Não dava para fazer uma atividade mais lúdica e ele não interagia com ninguém. Também não foi bom.

Por isso, quando falo sobre esse assunto com os meus alunos, uso já há muitos anos, a seguinte reflexão: quanto mais dependentes os alunos forem do professor, menor a quantidade de alunos na turma ou maior a quantidade de professores (professores e estagiários).

 Dessa maneira, acredito que respondendo e analisando as respostas das perguntas que indiquei anteriormente, teremos um posicionamento mais adequado.

 

Espero ter ajudado.

 

Eu discuto esse e outros assuntos no meu curso de Adaptação ao Meio Aquático.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*