Acompanhe agora a Parte 3 do texto sobre Adaptação ao Meio Aquático, no qual é apresentada uma proposta de ensino da AMA que considera os outros esportes aquáticos.
Se você quiser ler a Parte 1 e a Parte 2, use os links abaixo.
Proposta de ensino da AMA a partir dos movimentos dos esportes aquáticos realizados em piscina (CANOSSA et al., 2007):
A AMA é a primeira possibilidade para o desenvolvimento de qualquer um dos quatro esportes aquáticos praticados em piscina, sendo que os conteúdos básicos e preliminares, abordados no âmbito de cada uma delas, contribuem para uma correta evolução na aprendizagem.
Também parece evidente que alguns desses conteúdos manifestam uma transversalidade potencialmente útil para o desenvolvimento de uma dada habilidade mais específica. Ou seja, um movimento “da natação” pode ser semelhante ou comum a um movimento “do polo aquático” – e vice-versa.
Assim, os autores propõem uma fase de AMA onde seus conteúdos, divididos em 7 níveis, e com progressão pedagógica, foram propostos considerando as exigências dos esportes aquáticos (CANOSSA et al., 2007).
O aluno será enquadrado em um destes níveis a partir de uma avaliação diagnóstica realizada pelo professor. Depois deverá progredir entre os níveis.
Conteúdos e objetivos de ensino para o Nível 1
- Equilíbrio vertical com apoio:
Objetivo:
- realizar deslocamentos na posição vertical, apoiado em estrutura móvel, sem perder o equilíbrio.
- controlar o equilíbrio a velocidades variáveis e nos vários sentidos do deslocamento.
- conhecer a resistência da água.
- Manipulação da bola: apreensão do objeto:
Objetivo:
- realizar a apreensão da bola, na posição vertical e oblíqua, sem demonstrar reação adversa à situação.
- Respiração:
Objetivos:
- realizar a imersão da face, expirando e abrindo os olhos, sem mostrar reação adversa.
- Manipulação da bola: recepção e lançamento:
Objetivos:
- realizar o lançamento da bola, para frente.
- realizar a recepção da bola na água, sem se desviar da sua trajetória.
- Imersão em profundidade:
Objetivo:
- realizar a imersão total do corpo, em profundidade, na vertical, até ao fundo da piscina.
- Imersão em profundidade após salto de pé:
Objetivo:
- realizar a mesma imersão anterior após um salto de pé.
- Manipulação da bola: recepção e pegar por baixo:
Objetivo:
- realizar a recepção, emergindo em direção a uma bola, distinguindo-a debaixo da água.
- realizar a pega da bola por baixo, vindo de imersão, com o membro superior em elevação.
Conteúdos e objetivos de ensino para o Nível 2
- Salto de pé:
Objetivo:
- realizar salto de pé, a partir do bloco, mantendo os segmentos corporais alinhados.
- Posição corporal na trajetória aérea do salto e entrada na água:
Objetivo:
- realizar a posição agrupada e carpada na trajetória aérea do salto.
- realizar a entrada na água variando as posições.
- Manipulação de bola: lançamento e recepção:
Objetivo:
- realizar a recepção da bola, partindo de plano elevado, coordenando o tempo de salto com a trajetória da bola.
- Equilíbrio vertical sem apoio:
Objetivo:
- manter o equilíbrio vertical, sem apoio, durante 3 segundos.
- Saltos dentro da água em várias posições:
Objetivo:
- realizar saltos dentro da água em várias posições.
- Posição de medusa:
Objetivo:
- adotar a posição de medusa com apneia inspiratória, deixando-se manipular sem perder a posição grupada.
- adotar a posição de medusa, com apeia inspiratória, deixando-se imergir sem perder a posição grupada.
Conteúdos e objetivos de ensino para o Nível 3
- Equilíbrio horizontal ventral:
Objetivo:
- adotar a posição de equilíbrio horizontal ventral, sem apoio, definindo a posição por um período superior a 3 s.
- Equilíbrio invertido:
Objetivos:
- adotar a posição de equilíbrio invertida, com apoio.
- passar da posição vertical bípede para uma posição invertida, definindo-a por mais de 3 s e vice-versa.
- Mudança da posição de equilíbrio:
Objetivo:
- realizar a mudança da posição vertical para a posição horizontal ventral, com uma bola nas mãos, colocando os membros superiores em extensão.
- Equilíbrio horizontal dorsal:
Objetivos:
- adotar a posição de equilíbrio horizontal dorsal, sem apoio, definindo a posição por um período superior a 3 s.
- Mudança da posição de equilíbrio:
Objetivo:
- realizar a mudança da posição vertical para a posição horizontal dorsal, com uma bola nas mãos, colocando os membros superiores em extensão.
- Posição de equilíbrio horizontal dorsal com os membros superiores em extensão:
Objetivo:
- adotar a posição de equilíbrio horizontal dorsal com os membros superiores em extensão, definindo a posição por um período superior a 3 s.
- Remada de sustentação sem deslocamento:
Objetivo:
- realizar a movimentação de sustentação em posição horizontal dorsal, sem deslocamento.
Conteúdos e objetivos de ensino para o Nível 4
- Deslize ventral:
Objetivo:
- realizar o deslize, em posição ventral, mantendo o corpo em posição hidrodinâmica.
- Manipulação da bola – pega:
Objetivo:
- realizar a pega da bola com os membros superiores estendidos, durante o deslize em posição ventral, mantendo a bola em contato com a água e os segmentos corporais alinhados, sem afundar o objeto.
- Abertura e fechamento dos membros inferiores, posição agrupada e carpada, em deslize ventral:
Objetivo:
- realizar, durante o deslize ventral, abertura e fechamento dos membros inferiores, assumindo posição carpada e grupada.
- Remada de sustentação sem deslocamento:
Objetivo:
- realizar a remada de sustentação em posição horizontal ventral, sem deslocamento.
- Deslize dorsal:
Objetivo:
- realizar o deslize, em posição dorsal, mantendo o corpo em posição hidrodinâmica.
- Manipulação da bola: pega
Objetivo:
- realizar a pega da bola com o membro superior estendido, acima da cabeça, durante o deslize em posição dorsal, mantendo a bola em contato com a água e os segmentos corporais alinhados.
- Palmateio de sustentação com deslocamento no sentido da cabeça.
Objetivo:
- realizar o palmateio de sustentação na posição dorsal horizontal se deslocando por 12,5 metros no sentido da cabeça.
- Abertura e fechamento dos membros inferiores, posição agrupada e carpada, em deslize dorsal:
Objetivo:
- realizar, durante o deslize, abertura e fechamento dos membros inferiores, assumindo posição agrupada e carpada.
Conteúdos e objetivos de ensino para o Nível 5
- Rotação no eixo longitudinal (parafuso):
Objetivo:
- realizar a rotação no eixo longitudinal, a partir o deslize, mantendo os segmentos corporais alinhados.
- Manipulação de bola: pega com rotação no eixo longitudinal:
Objetivo:
- realizar a pega da bola com os membros superiores estendidos, durante a rotação no eixo longitudinal, mantendo a bola em contato com a água e os segmentos corporais alinhados.
- Palmateio de sustentação com deslocamento no sentido dos pés:
Objetivo:
- realizar o palmateio de sustentação na posição dorsal horizontal se deslocando por 12,5 metros no sentido dos pés.
- Rotação no eixo longitudinal (meia pirueta, pirueta e pirueta e meia):
Objetivo:
- realizar a rotação no eixo longitudinal, partindo de posição de pé, ventral e dorsal, para o plano da água, mantendo os segmentos corporais alinhados.
- Rolamento ventral:
Objetivo:
- realizar rolamento ventral de forma autônoma, mantendo a posição agrupada durante a totalidade do movimento.
- Rolamento ventral da borda para a água:
Objetivo:
- realizar o rolamento com alguma trajetória aérea, definindo a figura e entrando na água na posição agrupada.
Conteúdos e objetivos de ensino para o Nível 6
- Rolamento dorsal:
Objetivo:
- realizar rolamento dorsal de forma autônoma, mantendo a posição agrupada durante a totalidade do movimento.
- Rolamento para trás agrupado:
Objetivo:
- realizar o rolamento para trás agrupado assumindo no início e no final a posição horizontal dorsal.
- Rolamento dorsal com deslize dorsal:
Objetivo:
- realizar rolamento dorsal após impulsão na parede para deslizar, mantendo a posição agrupada durante todo o movimento.
- Pernada em posição ventral
Objetivo:
- realizar batimento alternado dos membros inferiores em posição ventral, mantendo o corpo em alinhamento horizontal.
- Manipulação da bola – pega:
Objetivo:
- realizar a pega da bola com os membros superiores estendidos, durante a pernada alternada em posição ventral, mantendo a bola em contato cm a água, sem a afundar.
- Pernada em posição dorsal:
Objetivo:
- realizar batimento alternado dos membros inferiores em posição dorsal, mantendo o corpo em alinhamento horizontal.
- Manipulação de bola – pega.
Objetivo:
- realizar a pega da bola com os membros superiores estendidos, acima da cabeça, durante a pernada alternada em posição dorsal, mantendo a bola em contato com a água, sem a afundar.
Conteúdos e objetivos de ensino para o Nível 7
- Deslocamento autônomo:
Objetivo:
- realizar deslocamento de forma autônoma, utilizando diferentes padrões propulsivos.
- Salto de cabeça:
Objetivo:
- realizar salto de cabeça a partir do bloco de partida, eliminando a fase de voo e mantendo os segmentos corporais alinhados.
- Salto de cabeça com entrada na água junto ao local do salto:
Objetivo:
- realizar salto de cabeça a partir do bloco de partida, não eliminando a fase de voo, mantendo os segmentos corporais alinhados e entrando na água o mais perpendicular possível em relação ao plano de água.
- fazer o retorno para a borda após o salto.
- Manipulação da bola – lançamento coordenado com a recepção:
Objetivo:
- realizar o lançamento da bola para um colega (coordenado com a recepção), a partir da elevação vertical do corpo na água.
- Colaboração:
Objetivo:
- colaborar com o grupo em situações de jogo ou disputa, contribuindo com a equipe a alcançar o objetivo final da tarefa coletiva.
Na próxima semana você pode ler a última parte dessa discussão sobre o ensino da AMA.