ADAPTAÇÃO AO MEIO AQUÁTICO: algumas discussões que podem influenciar a sua prática (parte 3)

Acompanhe agora a Parte 3 do texto sobre Adaptação ao Meio Aquático, no qual é apresentada uma proposta de ensino da AMA que considera os outros esportes aquáticos.

Se você quiser ler a Parte 1 e a Parte 2, use os links abaixo.

Proposta de ensino da AMA a partir dos movimentos dos esportes aquáticos realizados em piscina (CANOSSA et al., 2007):

A AMA é a primeira possibilidade para o desenvolvimento de qualquer um dos quatro esportes aquáticos praticados em piscina, sendo que os conteúdos básicos e preliminares, abordados no âmbito de cada uma delas, contribuem para uma correta evolução na aprendizagem.

Também parece evidente que alguns desses conteúdos manifestam uma transversalidade potencialmente útil para o desenvolvimento de uma dada habilidade mais específica. Ou seja, um movimento “da natação” pode ser semelhante ou comum a um movimento “do polo aquático” – e vice-versa.

Assim, os autores propõem uma fase de AMA onde seus conteúdos, divididos em 7 níveis, e com progressão pedagógica, foram propostos considerando as exigências dos esportes aquáticos (CANOSSA et al., 2007).

O aluno será enquadrado em um destes níveis a partir de uma avaliação diagnóstica realizada pelo professor. Depois deverá progredir entre os níveis.

Conteúdos e objetivos de ensino para o Nível 1

  1. Equilíbrio vertical com apoio:

Objetivo:

  • realizar deslocamentos na posição vertical, apoiado em estrutura móvel, sem perder o equilíbrio.
  • controlar o equilíbrio a velocidades variáveis e nos vários sentidos do deslocamento.
  • conhecer a resistência da água.
  1. Manipulação da bola: apreensão do objeto:

Objetivo:

  • realizar a apreensão da bola, na posição vertical e oblíqua, sem demonstrar reação adversa à situação.
  1. Respiração:

Objetivos:

  • realizar a imersão da face, expirando e abrindo os olhos, sem mostrar reação adversa.
  1. Manipulação da bola: recepção e lançamento:

Objetivos:

  • realizar o lançamento da bola, para frente.
  • realizar a recepção da bola na água, sem se desviar da sua trajetória.
  1. Imersão em profundidade:

Objetivo:

  • realizar a imersão total do corpo, em profundidade, na vertical, até ao fundo da piscina.
  1. Imersão em profundidade após salto de pé:

Objetivo:

  • realizar a mesma imersão anterior após um salto de pé.
  1. Manipulação da bola: recepção e pegar por baixo:

Objetivo:

  • realizar a recepção, emergindo em direção a uma bola, distinguindo-a debaixo da água.
  • realizar a pega da bola por baixo, vindo de imersão, com o membro superior em elevação.

Conteúdos e objetivos de ensino para o Nível 2

  1. Salto de pé:

Objetivo:

  • realizar salto de pé, a partir do bloco, mantendo os segmentos corporais alinhados.
  1. Posição corporal na trajetória aérea do salto e entrada na água:

Objetivo:

  • realizar a posição agrupada e carpada na trajetória aérea do salto.
  • realizar a entrada na água variando as posições.
  1. Manipulação de bola: lançamento e recepção:

Objetivo:

  • realizar a recepção da bola, partindo de plano elevado, coordenando o tempo de salto com a trajetória da bola.
  1. Equilíbrio vertical sem apoio:

Objetivo:

  • manter o equilíbrio vertical, sem apoio, durante 3 segundos.
  1. Saltos dentro da água em várias posições:

Objetivo:

  • realizar saltos dentro da água em várias posições.
  1. Posição de medusa:

Objetivo:

  • adotar a posição de medusa com apneia inspiratória, deixando-se manipular sem perder a posição grupada.
  • adotar a posição de medusa, com apeia inspiratória, deixando-se imergir sem perder a posição grupada.

Conteúdos e objetivos de ensino para o Nível 3

  1. Equilíbrio horizontal ventral:

Objetivo:

  • adotar a posição de equilíbrio horizontal ventral, sem apoio, definindo a posição por um período superior a 3 s.
  1. Equilíbrio invertido:

Objetivos:

  • adotar a posição de equilíbrio invertida, com apoio.
  • passar da posição vertical bípede para uma posição invertida, definindo-a por mais de 3 s e vice-versa.
  1. Mudança da posição de equilíbrio:

Objetivo:

  • realizar a mudança da posição vertical para a posição horizontal ventral, com uma bola nas mãos, colocando os membros superiores em extensão.
  1. Equilíbrio horizontal dorsal:

Objetivos:

  • adotar a posição de equilíbrio horizontal dorsal, sem apoio, definindo a posição por um período superior a 3 s.
  1. Mudança da posição de equilíbrio:

Objetivo:

  • realizar a mudança da posição vertical para a posição horizontal dorsal, com uma bola nas mãos, colocando os membros superiores em extensão.
  1. Posição de equilíbrio horizontal dorsal com os membros superiores em extensão:

Objetivo:

  • adotar a posição de equilíbrio horizontal dorsal com os membros superiores em extensão, definindo a posição por um período superior a 3 s.
  1. Remada de sustentação sem deslocamento:

Objetivo:

  • realizar a movimentação de sustentação em posição horizontal dorsal, sem deslocamento.

Conteúdos e objetivos de ensino para o Nível 4

  1. Deslize ventral:

Objetivo:

  • realizar o deslize, em posição ventral, mantendo o corpo em posição hidrodinâmica.
  1. Manipulação da bola – pega:

Objetivo:

  • realizar a pega da bola com os membros superiores estendidos, durante o deslize em posição ventral, mantendo a bola em contato com a água e os segmentos corporais alinhados, sem afundar o objeto.
  1. Abertura e fechamento dos membros inferiores, posição agrupada e carpada, em deslize ventral:

Objetivo:

  • realizar, durante o deslize ventral, abertura e fechamento dos membros inferiores, assumindo posição carpada e grupada.
  1. Remada de sustentação sem deslocamento:

Objetivo:

  • realizar a remada de sustentação em posição horizontal ventral, sem deslocamento.
  1. Deslize dorsal:

Objetivo:

  • realizar o deslize, em posição dorsal, mantendo o corpo em posição hidrodinâmica.
  1. Manipulação da bola: pega

Objetivo:

  • realizar a pega da bola com o membro superior estendido, acima da cabeça, durante o deslize em posição dorsal, mantendo a bola em contato com a água e os segmentos corporais alinhados.
  1. Palmateio de sustentação com deslocamento no sentido da cabeça.

Objetivo:

  • realizar o palmateio de sustentação na posição dorsal horizontal se deslocando por 12,5 metros no sentido da cabeça.
  1. Abertura e fechamento dos membros inferiores, posição agrupada e carpada, em deslize dorsal:

Objetivo:

  • realizar, durante o deslize, abertura e fechamento dos membros inferiores, assumindo posição agrupada e carpada.

Conteúdos e objetivos de ensino para o Nível 5

  1. Rotação no eixo longitudinal (parafuso):

Objetivo:

  • realizar a rotação no eixo longitudinal, a partir o deslize, mantendo os segmentos corporais alinhados.
  1. Manipulação de bola: pega com rotação no eixo longitudinal:

Objetivo:

  • realizar a pega da bola com os membros superiores estendidos, durante a rotação no eixo longitudinal, mantendo a bola em contato com a água e os segmentos corporais alinhados.
  1. Palmateio de sustentação com deslocamento no sentido dos pés:

Objetivo:

  • realizar o palmateio de sustentação na posição dorsal horizontal se deslocando por 12,5 metros no sentido dos pés.
  1. Rotação no eixo longitudinal (meia pirueta, pirueta e pirueta e meia):

Objetivo:

  • realizar a rotação no eixo longitudinal, partindo de posição de pé, ventral e dorsal, para o plano da água, mantendo os segmentos corporais alinhados.
  1. Rolamento ventral:

Objetivo:

  • realizar rolamento ventral de forma autônoma, mantendo a posição agrupada durante a totalidade do movimento.
  1. Rolamento ventral da borda para a água:

Objetivo:

  • realizar o rolamento com alguma trajetória aérea, definindo a figura e entrando na água na posição agrupada.

Conteúdos e objetivos de ensino para o Nível 6

  1. Rolamento dorsal:

Objetivo:

  • realizar rolamento dorsal de forma autônoma, mantendo a posição agrupada durante a totalidade do movimento.
  1. Rolamento para trás agrupado:

Objetivo:

  • realizar o rolamento para trás agrupado assumindo no início e no final a posição horizontal dorsal.
  1. Rolamento dorsal com deslize dorsal:

Objetivo:

  • realizar rolamento dorsal após impulsão na parede para deslizar, mantendo a posição agrupada durante todo o movimento.
  1. Pernada em posição ventral

Objetivo:

  • realizar batimento alternado dos membros inferiores em posição ventral, mantendo o corpo em alinhamento horizontal.
  1. Manipulação da bola – pega:

Objetivo:

  • realizar a pega da bola com os membros superiores estendidos, durante a pernada alternada em posição ventral, mantendo a bola em contato cm a água, sem a afundar.
  1. Pernada em posição dorsal:

Objetivo:

  • realizar batimento alternado dos membros inferiores em posição dorsal, mantendo o corpo em alinhamento horizontal.
  1. Manipulação de bola – pega.

Objetivo:

  • realizar a pega da bola com os membros superiores estendidos, acima da cabeça, durante a pernada alternada em posição dorsal, mantendo a bola em contato com a água, sem a afundar.

Conteúdos e objetivos de ensino para o Nível 7

  1. Deslocamento autônomo:

Objetivo:

  • realizar deslocamento de forma autônoma, utilizando diferentes padrões propulsivos.
  1. Salto de cabeça:

Objetivo:

  • realizar salto de cabeça a partir do bloco de partida, eliminando a fase de voo e mantendo os segmentos corporais alinhados.
  1. Salto de cabeça com entrada na água junto ao local do salto:

Objetivo:

  • realizar salto de cabeça a partir do bloco de partida, não eliminando a fase de voo, mantendo os segmentos corporais alinhados e entrando na água o mais perpendicular possível em relação ao plano de água.
  • fazer o retorno para a borda após o salto.
  1. Manipulação da bola – lançamento coordenado com a recepção:

Objetivo:

  • realizar o lançamento da bola para um colega (coordenado com a recepção), a partir da elevação vertical do corpo na água.
  1. Colaboração:

Objetivo:

  • colaborar com o grupo em situações de jogo ou disputa, contribuindo com a equipe a alcançar o objetivo final da tarefa coletiva.

 

Na próxima semana você pode ler a última parte dessa discussão sobre o ensino da AMA.

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