ADAPTAÇÃO AO MEIO AQUÁTICO: algumas discussões que podem influenciar a sua prática (parte 3)
- Postado por Guilherme Tucher
- Categorias Notícias, TOP - Natação
- Data 11 de janeiro de 2023
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Acompanhe agora a Parte 3 do texto sobre Adaptação ao Meio Aquático, no qual é apresentada uma proposta de ensino da AMA que considera os outros esportes aquáticos.
Se você quiser ler a Parte 1 e a Parte 2, use os links abaixo.
Proposta de ensino da AMA a partir dos movimentos dos esportes aquáticos realizados em piscina (CANOSSA et al., 2007):
A AMA é a primeira possibilidade para o desenvolvimento de qualquer um dos quatro esportes aquáticos praticados em piscina, sendo que os conteúdos básicos e preliminares, abordados no âmbito de cada uma delas, contribuem para uma correta evolução na aprendizagem.
Também parece evidente que alguns desses conteúdos manifestam uma transversalidade potencialmente útil para o desenvolvimento de uma dada habilidade mais específica. Ou seja, um movimento “da natação” pode ser semelhante ou comum a um movimento “do polo aquático” – e vice-versa.
Assim, os autores propõem uma fase de AMA onde seus conteúdos, divididos em 7 níveis, e com progressão pedagógica, foram propostos considerando as exigências dos esportes aquáticos (CANOSSA et al., 2007).
O aluno será enquadrado em um destes níveis a partir de uma avaliação diagnóstica realizada pelo professor. Depois deverá progredir entre os níveis.
Conteúdos e objetivos de ensino para o Nível 1
- Equilíbrio vertical com apoio:
Objetivo:
- realizar deslocamentos na posição vertical, apoiado em estrutura móvel, sem perder o equilíbrio.
- controlar o equilíbrio a velocidades variáveis e nos vários sentidos do deslocamento.
- conhecer a resistência da água.
- Manipulação da bola: apreensão do objeto:
Objetivo:
- realizar a apreensão da bola, na posição vertical e oblíqua, sem demonstrar reação adversa à situação.
- Respiração:
Objetivos:
- realizar a imersão da face, expirando e abrindo os olhos, sem mostrar reação adversa.
- Manipulação da bola: recepção e lançamento:
Objetivos:
- realizar o lançamento da bola, para frente.
- realizar a recepção da bola na água, sem se desviar da sua trajetória.
- Imersão em profundidade:
Objetivo:
- realizar a imersão total do corpo, em profundidade, na vertical, até ao fundo da piscina.
- Imersão em profundidade após salto de pé:
Objetivo:
- realizar a mesma imersão anterior após um salto de pé.
- Manipulação da bola: recepção e pegar por baixo:
Objetivo:
- realizar a recepção, emergindo em direção a uma bola, distinguindo-a debaixo da água.
- realizar a pega da bola por baixo, vindo de imersão, com o membro superior em elevação.
Conteúdos e objetivos de ensino para o Nível 2
- Salto de pé:
Objetivo:
- realizar salto de pé, a partir do bloco, mantendo os segmentos corporais alinhados.
- Posição corporal na trajetória aérea do salto e entrada na água:
Objetivo:
- realizar a posição agrupada e carpada na trajetória aérea do salto.
- realizar a entrada na água variando as posições.
- Manipulação de bola: lançamento e recepção:
Objetivo:
- realizar a recepção da bola, partindo de plano elevado, coordenando o tempo de salto com a trajetória da bola.
- Equilíbrio vertical sem apoio:
Objetivo:
- manter o equilíbrio vertical, sem apoio, durante 3 segundos.
- Saltos dentro da água em várias posições:
Objetivo:
- realizar saltos dentro da água em várias posições.
- Posição de medusa:
Objetivo:
- adotar a posição de medusa com apneia inspiratória, deixando-se manipular sem perder a posição grupada.
- adotar a posição de medusa, com apeia inspiratória, deixando-se imergir sem perder a posição grupada.
Conteúdos e objetivos de ensino para o Nível 3
- Equilíbrio horizontal ventral:
Objetivo:
- adotar a posição de equilíbrio horizontal ventral, sem apoio, definindo a posição por um período superior a 3 s.
- Equilíbrio invertido:
Objetivos:
- adotar a posição de equilíbrio invertida, com apoio.
- passar da posição vertical bípede para uma posição invertida, definindo-a por mais de 3 s e vice-versa.
- Mudança da posição de equilíbrio:
Objetivo:
- realizar a mudança da posição vertical para a posição horizontal ventral, com uma bola nas mãos, colocando os membros superiores em extensão.
- Equilíbrio horizontal dorsal:
Objetivos:
- adotar a posição de equilíbrio horizontal dorsal, sem apoio, definindo a posição por um período superior a 3 s.
- Mudança da posição de equilíbrio:
Objetivo:
- realizar a mudança da posição vertical para a posição horizontal dorsal, com uma bola nas mãos, colocando os membros superiores em extensão.
- Posição de equilíbrio horizontal dorsal com os membros superiores em extensão:
Objetivo:
- adotar a posição de equilíbrio horizontal dorsal com os membros superiores em extensão, definindo a posição por um período superior a 3 s.
- Remada de sustentação sem deslocamento:
Objetivo:
- realizar a movimentação de sustentação em posição horizontal dorsal, sem deslocamento.
Conteúdos e objetivos de ensino para o Nível 4
- Deslize ventral:
Objetivo:
- realizar o deslize, em posição ventral, mantendo o corpo em posição hidrodinâmica.
- Manipulação da bola – pega:
Objetivo:
- realizar a pega da bola com os membros superiores estendidos, durante o deslize em posição ventral, mantendo a bola em contato com a água e os segmentos corporais alinhados, sem afundar o objeto.
- Abertura e fechamento dos membros inferiores, posição agrupada e carpada, em deslize ventral:
Objetivo:
- realizar, durante o deslize ventral, abertura e fechamento dos membros inferiores, assumindo posição carpada e grupada.
- Remada de sustentação sem deslocamento:
Objetivo:
- realizar a remada de sustentação em posição horizontal ventral, sem deslocamento.
- Deslize dorsal:
Objetivo:
- realizar o deslize, em posição dorsal, mantendo o corpo em posição hidrodinâmica.
- Manipulação da bola: pega
Objetivo:
- realizar a pega da bola com o membro superior estendido, acima da cabeça, durante o deslize em posição dorsal, mantendo a bola em contato com a água e os segmentos corporais alinhados.
- Palmateio de sustentação com deslocamento no sentido da cabeça.
Objetivo:
- realizar o palmateio de sustentação na posição dorsal horizontal se deslocando por 12,5 metros no sentido da cabeça.
- Abertura e fechamento dos membros inferiores, posição agrupada e carpada, em deslize dorsal:
Objetivo:
- realizar, durante o deslize, abertura e fechamento dos membros inferiores, assumindo posição agrupada e carpada.
Conteúdos e objetivos de ensino para o Nível 5
- Rotação no eixo longitudinal (parafuso):
Objetivo:
- realizar a rotação no eixo longitudinal, a partir o deslize, mantendo os segmentos corporais alinhados.
- Manipulação de bola: pega com rotação no eixo longitudinal:
Objetivo:
- realizar a pega da bola com os membros superiores estendidos, durante a rotação no eixo longitudinal, mantendo a bola em contato com a água e os segmentos corporais alinhados.
- Palmateio de sustentação com deslocamento no sentido dos pés:
Objetivo:
- realizar o palmateio de sustentação na posição dorsal horizontal se deslocando por 12,5 metros no sentido dos pés.
- Rotação no eixo longitudinal (meia pirueta, pirueta e pirueta e meia):
Objetivo:
- realizar a rotação no eixo longitudinal, partindo de posição de pé, ventral e dorsal, para o plano da água, mantendo os segmentos corporais alinhados.
- Rolamento ventral:
Objetivo:
- realizar rolamento ventral de forma autônoma, mantendo a posição agrupada durante a totalidade do movimento.
- Rolamento ventral da borda para a água:
Objetivo:
- realizar o rolamento com alguma trajetória aérea, definindo a figura e entrando na água na posição agrupada.
Conteúdos e objetivos de ensino para o Nível 6
- Rolamento dorsal:
Objetivo:
- realizar rolamento dorsal de forma autônoma, mantendo a posição agrupada durante a totalidade do movimento.
- Rolamento para trás agrupado:
Objetivo:
- realizar o rolamento para trás agrupado assumindo no início e no final a posição horizontal dorsal.
- Rolamento dorsal com deslize dorsal:
Objetivo:
- realizar rolamento dorsal após impulsão na parede para deslizar, mantendo a posição agrupada durante todo o movimento.
- Pernada em posição ventral
Objetivo:
- realizar batimento alternado dos membros inferiores em posição ventral, mantendo o corpo em alinhamento horizontal.
- Manipulação da bola – pega:
Objetivo:
- realizar a pega da bola com os membros superiores estendidos, durante a pernada alternada em posição ventral, mantendo a bola em contato cm a água, sem a afundar.
- Pernada em posição dorsal:
Objetivo:
- realizar batimento alternado dos membros inferiores em posição dorsal, mantendo o corpo em alinhamento horizontal.
- Manipulação de bola – pega.
Objetivo:
- realizar a pega da bola com os membros superiores estendidos, acima da cabeça, durante a pernada alternada em posição dorsal, mantendo a bola em contato com a água, sem a afundar.
Conteúdos e objetivos de ensino para o Nível 7
- Deslocamento autônomo:
Objetivo:
- realizar deslocamento de forma autônoma, utilizando diferentes padrões propulsivos.
- Salto de cabeça:
Objetivo:
- realizar salto de cabeça a partir do bloco de partida, eliminando a fase de voo e mantendo os segmentos corporais alinhados.
- Salto de cabeça com entrada na água junto ao local do salto:
Objetivo:
- realizar salto de cabeça a partir do bloco de partida, não eliminando a fase de voo, mantendo os segmentos corporais alinhados e entrando na água o mais perpendicular possível em relação ao plano de água.
- fazer o retorno para a borda após o salto.
- Manipulação da bola – lançamento coordenado com a recepção:
Objetivo:
- realizar o lançamento da bola para um colega (coordenado com a recepção), a partir da elevação vertical do corpo na água.
- Colaboração:
Objetivo:
- colaborar com o grupo em situações de jogo ou disputa, contribuindo com a equipe a alcançar o objetivo final da tarefa coletiva.
Na próxima semana você pode ler a última parte dessa discussão sobre o ensino da AMA.
É docente no curso de graduação e no programa e pós-graduação em educação física da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na EEFD ainda é coordenador do Grupo de Pesquisa em Ciências dos Esportes Aquáticos (GPCEA).
Doutor em Ciências do Desporto (2015), Mestre em Ciência da Motricidade Humana (2008), Especialista em Esporte de Alto Rendimento (2014), em Natação e Atividades Aquáticas (2004) e em Treinamento Desportivo (2005), e Graduado em Educação Física (2003).
Docente no ensino superior desde 2005, atuou ainda como professor de natação trabalhando com diferentes níveis de aprendizagem e aperfeiçoamento, bem como treinador de natação competitiva participando de campeonatos estaduais (RJ) e nacionais.