Planejar ou periodizar o treinamento?
Existem diversos modelos de periodização do treinamento esportivo propostos na literatura. Entretanto, basicamente dois deles são os mais conhecidos.
De qualquer maneira, cada modelo tem suas características e pressupostos teóricos que deveríamos conhecer para saber a melhor maneira de utilizá-lo.
E até mesmo entender quando não utilizar. Ou seja, quando não é necessário periodizar.
Quando a gente estiver falando de crianças e jovens em processo de aprendizagem e formação, pode ser que só um bom planejamento das atividades seja o suficiente.
Na verdade, eu não tenho dúvidas disso.
Periodização
A periodização é importante no momento que há a preocupação com a melhora do desempenho esportivo e competitivo. Quando as coisas começam a ficar sérias. Quando periodizar for realmente importante.
Além disso vale destacar que apesar de utilizarmos os dois termos (periodização e planejamento) como se tivessem o mesmo significado – alguns autores consideram que conceitualmente são diferentes.
O termo periodização está mais associado a estrutura macro do processo. É toda a teoria e filosofia envolvidas na organização dessa estrutura maior.
Os modelos de periodização Tradicional e em Blocos, por exemplo, defendem pressupostos teóricos e filosóficos completamente diferentes.
Planejamento
Por outro lado, o termo planejamento está mais associado a organização a estrutura micro do processo. É uma estrutura menor, mas que tem dependência da estrutura maior.
Assim, eu posso só planejar o treinamento. Entretanto, se ele for periodizado, também precisa ser planejado.
Tag:periodização, treinamento