Periodização em Blocos por indivíduos iniciantes
Para entendermos da possibilidade de utilizar a proposta da Periodização em Blocos por indivíduos iniciantes, antes é preciso fazer uma reflexão.
Por que eu devo propor esse modelo de organização do treino para o meu atleta?
O desempenho esportivo melhora muito quando você treina de forma específica. O modelo de Periodização em Blocos se caracteriza por oferecer estímulos mais específicos – o que é considerado como carga unidirecional.
Entretanto, quando eu estou treinando atletas jovens, ou indivíduos destreinados, eu estou mais preocupado em melhorar o desempenho imediato para uma competição ou em formar o meu atleta para o melhor desempenho no longo prazo?
A preocupação deveria ser com a formação.
Na minha opinião o modelo em Blocos deveria ser mais utilizado por atletas de excelente desempenho, como lastro de treinamento.
Vale destacar ainda que os pressupostos de adaptação ao treinamento são completamente diferentes daqueles do Modelo Tradicional.
Um dos conceitos relativos a periodização em Blocos refere-se ao efeito residual do treinamento. Ele traz a ideia de manutenção da aquisição dos benefícios de uma capacidade motora para um outro bloco.
Mesmo que ela não esteja sendo treinada.
Ou seja, em função da experiência do atleta, do seu lastro de treinamento, essa capacidade não será destreinado com tanta velocidade.
Como benefício é possível treinar outras capacidades sem se preocupar com o destreino da capacidade anterior.
Assim, as capacidades motoras são treinadas de forma consecutiva, mas não simultâneas.
Tag:periodização, treinamento