O programa de treino deve ser individualizado?
Existem algumas críticas aos modelos de periodização. Isso daria muitas páginas para leitura. Uma das principais críticas é justamente sobre a capacidade de adaptação dos indivíduos aos estímulos de treinamento. A gente tem um princípio do treinamento, que todo mundo conhece, que é o princípio da individualidade biológica.
Basicamente, ele discute que as pessoas vão se adaptar em ritmos diferentes ao treino. Tudo bem algumas pessoas até podem se adaptar mais rapidamente do que outras, eu sei e isso é muito bem sabido. Mas qual é, na verdade, o problema que tem por trás disso?
A constatação que a ciência tem feito é que as pessoas podem ser adaptar de maneiras tão diferentes, mas tão diferentes, que na verdade o caminho de adaptação entre elas pode ser completamente distinto.
Então você planejou uma fase, que a gente chama de fase de Preparação Geral, que comumente tem a intenção de melhorar a condição aeróbica geral e você pode perceber que alguns indivíduos melhoram muito mais do que outros.
Alguns podem se sentir muito mais cansados e, às vezes, fazendo o mesmo treino. E estamos falando de indivíduos com a mesma experiência e características semelhantes.
Mas mesmo assim, eles se adaptam de forma diferente. Eles podem nadar uma mesma distância competitiva, com velocidades semelhantes e terem contribuições diferentes dos sistemas energéticos.
Então, a ideia de você tentar individualizar o treinamento, é fazer você errar o mínimo possível. Ah Guilherme, mas e se eu estou falando de indivíduos não atletas ou atletas amadores? Aí você tem que dosar o quanto que esse controle mais preciso do treino é importante ou não.
Para atletas de excelente desempenho essa individualização e controle do treinamento são determinantes. Já para indivíduos com menor nível de desempenho isso talvez seja secundário.
Se você consegue pelo menos periodizar e organizar o treino, e tem o feedback do seu aluno, possivelmente você vai conseguir chegar no final e ter o sucesso esperado.
O ideal é, sempre, que o treino seja periodizado.
Mas imagina que eu tenho uma turma com 25 alunos. Como é que você vai fazer 25 periodizações?! Não dá. Mas por outro lado, se você tem uma turma com 25 alunos, o nível e a necessidade de desempenho não são máximos e um treino periodizado já resolverá a maior parte dos problemas.
Tag:periodização, planejamento