
PROGRESSÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DA NATAÇÃO
- Postado por Guilherme Tucher
- Categorias Notícias
- Data 14 de abril de 2025
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A importância da progressão pedagógica no ensino da natação
Introdução
A natação é uma modalidade que exige o domínio de diversas habilidades motoras, técnicas e cognitivas. Para os alunos se desenvolverem é fundamental que o ensino seja organizado de forma progressiva, respeitando etapas bem definidas de aprendizagem. Este texto explora a importância da progressão pedagógica no ensino da natação, destacando os benefícios de uma metodologia estruturada e gradual.
Desenvolvimento
A progressão pedagógica organiza o ensino em etapas que respeitam o nível atual de habilidade dos alunos e os desafios apropriados para cada estágio de aprendizado. Essa abordagem evita que alunos sejam expostos a tarefas acima de sua capacidade, reduzindo o risco de frustração ou lesões. No caso específico da natação, até mesmo de afogamentos.
O modelo de progressão normalmente segue fases como:
- Familiarização e adaptação ao meio aquático: desenvolver a confiança e a capacidade de alcançar certo nível de autonomia e competência aquática.
- Aprendizado técnico inicial: ensino dos nados formais (crawl, costas, peito e borboleta) em suas formas simplificadas e, posteriormente, combinadas.
- Aprimoramento técnico: refinamento da técnica de nado e integração de habilidades mais complexas, como saídas e viradas.
Uma progressão pedagógica clara também ajuda o professor a organizar suas aulas e avaliações, garantindo que os alunos avancem de forma consistente.
Aplicações Práticas
- Aulas das crianças (até os 6 anos): planejar atividades de diferentes graus de dificuldade para a AMA.
- Aulas infantis (a partir dos 6 anos): planejar atividades que alternem momentos lúdicos da AMA e técnicos (ensino dos nados).
- Treinos avançados: criar progressões baseadas no aperfeiçoamento das habilidades motoras, como aumento gradual de velocidade e melhoria no índice de coordenação (IdC). Sugiro que o treino técnico de nadadores desse grupo sejam voltados para o nado completo e sua combinação com ações de saída, virada e chegada.
- Estratégias para alunos em diferentes estágios: ensinar grupos heterogêneos ajustando a complexidade das tarefas dentro de uma mesma aula. Essa condição de ensino não é a ideia, mas sabemos que é frequente.
Conclusão
A progressão pedagógica no ensino da natação garante que alunos de todos os níveis e idades avancem de maneira estruturada e segura. Essa abordagem beneficia tanto iniciantes quanto nadadores experientes, promovendo um aprendizado consistente, eficiente e adaptado às necessidades de cada indivíduo. Ao respeitar cada etapa do processo o professor não apenas ensina a nadar, mas também motiva e capacita seus alunos para desafios aquáticos futuros.
É docente no curso de graduação e no programa e pós-graduação em educação física da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na EEFD ainda é coordenador do Grupo de Pesquisa em Ciências dos Esportes Aquáticos (GPCEA).
Doutor em Ciências do Desporto (2015), Mestre em Ciência da Motricidade Humana (2008), Especialista em Esporte de Alto Rendimento (2014), em Natação e Atividades Aquáticas (2004) e em Treinamento Desportivo (2005), e Graduado em Educação Física (2003).
Docente no ensino superior desde 2005, atuou ainda como professor de natação trabalhando com diferentes níveis de aprendizagem e aperfeiçoamento, bem como treinador de natação competitiva participando de campeonatos estaduais (RJ) e nacionais.
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