Para o aluno não faltar a aula de natação
Muitos gestores de clubes e academias não são professores de educação física. De qualquer maneira, o fato de serem, não garante que saibam de todas as particularidades da profissão.
Se o professor de natação acredita que uma mudança na estrutura da aula fará com que os alunos aprendam melhor e sejam mais assíduos, ele deve expor esse ponto de vista.
Se o professor entende que receber os alunos a qualquer momento e ter uma turma muito heterogênea não é o ideal, isso precisa ser discutido.
Aí você pode dizer: o gestor só está preocupado com a parte financeira. E eu diria que isso é lógico. Essa é a função dele. E por vezes, o professor, só está preocupado com a parte pedagógica.
Precisamos equilibrar os dois interesses. Então você, professor, precisa mostrar para ele como uma mudança pedagógica pode ter consequências positivas também na parte financeira.
Se o meu aluno entende que a aula é planejada, tem início, meio e fim, que tem uma programação, um planejamento – ele possivelmente será mais assíduo as aulas.
Se o pai entende isso, ele não vai deixar que o filho falte a aula de natação. Não estamos falando de atletas. E a consequência disso é a maior fidelização do aluno.
Vou contar um dos casos que aconteceu comigo. Um aluno faltava aula de natação por uma semana. E quando voltada ia me explicar o que tinha acontecido: professor, eu faltei a aula de natação porque tive prova.
Nesse caso eu respondia: poxa que pena! Você deixou de aprender isso, isso e isso. Na mesma hora, surpreso, ele respondia: “eu deixei de aprender, como assim?”
Para que ficasse ainda mais claro, já que eram crianças, em continuava: quando você falta aula na escola você não deixa de aprender alguma coisa? Aqui na natação é a mesma coisa.
Professores, as pessoas não têm essa ideia porque geralmente a aula de natação não é planejada. Os alunos simplesmente vão fazendo aulas, uma depois da outra.
A minha solução para o aluno é que ele se organize melhor, estude com antecedência, planeje melhor os seus horários e pare de perder tempo com o que não é importante.
Ele, com certeza, levará essa aprendizagem para outras atividades de sua vida pessoal.
Você já passou por algo parecido?
Tag:Aprendizagem, aula