O meu aluno/atleta precisa entender como o treinamento acontece
O nadador deve ser corresponsável pelo processo de treinamento. Isso eu sempre fiz com os meus alunos e com os meus atletas. O resultado do treino depende daquilo que eu faço (prescrevo) e daquilo que o atleta faz.
Eu não estou querendo dizer que ele tem que fazer tudo o que eu prescrevo sem questionar. É justamente o contrário. Ele tem que entender o que é um estímulo forte, o que é um estímulo médio ou fraco.
Ele tem que entender por que hoje vai nadar mais ou porque vai nadar menos. Têm dias de treino, para atletas, que o treino dura 20-30 minutos.
Mas às vezes, é difícil um não atleta entender isso – por que ele pensa assim: eu paguei 1 hora de aula e minha aula tá demorando 20 minutos?!
Mas isso pode acontecer porque o objetivo de treinamento que você quer desenvolver pode precisar de apenas 20-30 minutos. Ou seja, esse tempo é suficiente.
Ou então ele vai pensar assim: eu fiquei 1 hora dentro da piscina, mas só nadei 500 m! Fiquei mais tempo parado do que nadando! Isso está errado.
Mas não, não está errado. O aluno/atleta precisa entender que o padrão necessário para desenvolver a condição anaeróbica é diferente. Você precisa descansar mais para manter a velocidade de nado.
Para o treino da potência anaeróbica geralmente utilizamos distâncias de até 25 m. Antigamente era comum a gente oferecer um descanso de 1 minuto, de 1 minuto e meio e 2.
Mas alguns estudos já demonstraram, que dependendo da quantidade de repetições, nesse caso, o nadador está desenvolvendo a potência aeróbica e não a condição anaeróbica.
Aí o nadador faz 10 x 25 m para cada um minuto e meio para desenvolver uma condição, mas na verdade está desenvolvendo outra. Ele está fazendo como se fosse um HIIT.
Isso acontece porque o tempo de descanso não é suficiente para que ele volte a condição inicial – vamos dizer de repouso. Assim, na verdade, ele acaba empurrando o treino para a condição aeróbica.
Dessa maneira, o nadador vai fazer um estímulo de 10-15 segundos e descansar 3-5 minutos. Isso pode parecer incoerente para um nadador que nunca foi orientado sobre como é o processo de treinamento. Ele apenas repetiu o que foi pedido.
Mas para aquele que entende do treinamento será bem lógico.
Tag:treinamento