Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Tuany Baptista de Siqueira
ParticipanteEducativo bracada do nado borboleta com pernada do nado crawl. O aluno deverá inicialmente usar a pernada do crawl até se adaptar com a bracada do borboleta e depois vice e versa.
Tuany Baptista de Siqueira
ParticipanteComecaria fora da agua para observar o movimento do aluno e ajustá_lo antes de ele entrar na água para que ele pudesse ter uma ideia melhor sobre o movimento. Depois disso iria introduzi-los na água com algum material flutuante como um prancha por exemplo para que ele pudesse ppraticar o movimento efetivamente. E caso não conseguisse pela dificuldade,por não se tratar de um movimento natural poderia cutilizar o pé de pato específico para o nado de peito.
Tuany Baptista de Siqueira
ParticipanteAcredito que seja realmente tido como mais fácil pela alternância de movimento dos membros e pelo fato de ser o mais rápido entre os 4 nados. Outros nados como o de costas geralmente é feito em momentos de lazer, não é tão prático para alguém que num primeiro momento não saiba ainda nadar tão bem, já que a pessoa perde um pouco o senso de direção. assim como o nado borboleta também é tido por muitos como difícil e dificilmente vemos alguém no mar ou piscina o executando, logo o crawl é o nado mais utilizado por pessoas em geral( não atletas) por ser um nado rápido, que propicia visão do nadador e com menor gasto energético. Então acredito que faça sentido ensinar o que seria o mais usado e o que é tido pela maioria como o mais fácil de se aprender por se assemelhar com o caminhar , como os outros alunos citaram anteriormente.
Tuany Baptista de Siqueira
ParticipanteAcredito que o saber fazer e saber o porquê fazer “devam andar lado a lado” pois a capacidade motora no meio aquático, ou seja, saber nadar nao significa que a pessoa estará isenta de se afogar ,pois mais de 90% das mortes ocorrem por ignorar os riscos e desconhecer como agir nessa circunstancia. mas uma pessoa consciente sobre os riscos e seus limites é mais cautelosa e tende a evitar se colocar em perigo mesmo que acredite que saiba nadar. Logo o professor deve dar meios aos alunos de compreenderem seus limites e noção sobre como agir caso eles passem por uma situaçao de afogamento ou a presenciem. Aplicando em suas aulas situações que façam os alunos terem noçao de primeiros socorros e como evitar a prática das atividades aquáticas de maneira impensada.
Tuany Baptista de Siqueira
ParticipanteMuitos professores tendem a ter uma visão de que devem introduzir o mais rápido possível os 4 estilos de nados tradicionais. Desprezando assim o tempo de ama ,que é na verdade um processo de longo prazo. Infelizmente na nossa cultura de saber fazer os 4 nados está em primeiro plano em detrimento de toda uma cadeia de ensinamentos que e acaba sendo passada para os alunos de forma superficial. Logo não concordo com essa opinião, que ao meu ver é equivocada.
Tuany Baptista de Siqueira
Participantebem acredito que como o ambiente influencia o esporte devemos entender como as caracteristicas da água ,como suas forças,por exemplo irão afetar na hora da aprendizagem do aluno. Pois como sabemos o ambiente aquático é bem diferente do terrestre, que seria o nosso ambiente natural e consequentemente exige dos alunos certas atitudes que devem ser ensinadas pelo professor, que deve antes de tudo deve conhecer o meio aquático para, assim o aluno ter o ensino facilitado. E através desses conhecimentos como o de resistencia de forma , por exemplo , poderá corrigir o posicionamento do corpo , facilitando o seu deslocamento.
Tuany Baptista de Siqueira
ParticipanteExatamente. acredito que seria uma forma de o aluno ser mais ativo porém com objetivos claros seguindo a orientação do professor. mas nao seria uma forma tão “engessada”
Tuany Baptista de Siqueira
Participanteconcordo com o alexandre. Eu acho que seria muito bom um periodo de adaptacão mais longo e ir deixando os alunos seguirem seus instintos naturais porque hoje em dia busca muito a execucao perfeita das tecnicas e desconsidera-se a capacidade natural do aluno. Porem de inÍcio o ideal, no meu ponto de vista seria deixá-lo ir se descobrindo no meio liquiso, sendo observado pelo professor o tempo todo.A nao ser casos nos quais a pessoa tem algum trauma especifico. E depois ir evoluindo aos poucos, respeitando tambem o ritmo/tempo do aluno
-
AutorPosts