Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
sidneysales
Participantesidneysales
ParticipanteComo a colega disse a cima, o aprendizado do nado medley pode despertar o espírito competitivo nos alunos. Tendo em vista que por estarem aprendendo o nado medley, os alunos se encontram em um nível intermediário/avançado.
Pelo fato de trabalhar todos os nados, a coordenação motora , o condicionamento físico , o trabalho de concentração , entre os processos. O desenvolvimento do aluno será mais abrangente.sidneysales
ParticipanteOlhando por essa perspectiva, a melhor forma seria trabalhar com os alunos diretamente na piscina, procurando, se possível ,trabalhar cada aluno individualmente, dando a máxima atenção a cada um deles. Pois se trata de um nado mais complexo.
sidneysales
ParticipanteUm educativo interessante seria para o aluno com dificuldade na coordenação do ritmo no nado borboleta. A atividade consistiria em, realizar no estilo crawl, duas braçadas com o braço direito , duas braçadas com o braço esquerdo e , por fim , duas braçadas completas no estilo borboleta. A pernada seria do nado borboleta. O objetivo desse exercício é a melhor coordenação e ritmo da braçada borboleta, pelo fato de ser uma atividade progressiva, onde o aluno que está habituado ao nado crawl e já o domina, precisa se adaptar ao novo estilo.
sidneysales
ParticipanteEu começaria minha aula passando um vídeo introdutório para os alunos, demonstrando passo-a-passo as fases da pernada peito e mostraria a diferença para a pernada crawl/costas. Após essa introdução , faria uma demonstração fora da piscina, cada aluna deitaria em uma superfície acochoada e simularia a pernada. Agora dentro da piscina e com ajuda de um macarrão , os alunos atravessariam a piscina utilizando somente a pernada do nado peito.
Os alunos, geralmente e após a Adaptação ao Meio Aquático, aprendem o nado crawl que tem uma dinâmica diferente do nado peito, ou seja, para aprenderem o nado peito teriam que se readaptarem a esse nado, por isso , é preciso iniciar esse aprendizado de forma mais introdutória, pensando nisso, seria melhor trabalhar fora da piscina primeiro.sidneysales
Participantehttps://drive.google.com/file/d/1h9CG9nsRwNqLkRDGVH5V8z8z5NnTz2hT/view?usp=sharing
-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 11 meses atrás por
sidneysales.
sidneysales
ParticipanteEu achei que fica um pouco confuso, para uma criança de 6~9 anos, dizer que ela tem que nadar 12,5m. A noção espacial dela ainda não está formada, por mais que eu entenda que , geralmente, piscina de clube, escolas, etc, possuem 25 metros.
Já em relação aos exercícios propostos, seria melhor deixar pra fazer uma dinâmica de grupo, no caso, formação de duplas, na parte intermediária pra final. Não achei legal forma duplas , desfazer e voltar a formar de novo.Nos exercícios de costas, achei a distribuição do tempo, desproporcional. Atividades que demandam muito tempo sendo realizada na parte inicial e a parte principal muito esticada.
foram algumas observações que percebi, desculpe por alguma ignorância minha. No mais, muito bom trabalho.
sidneysales
ParticipanteComo os nados crawl e costa são técnicas alternadas de membros inferiores e superiores ocorre muita lateralização do movimento, devido as forças laterais em relação ao sentido de deslocamento do corpo serem desproporcionais, cria um desalinhamento corporal que , consequentemente, aumenta o arrasto aerodinâmico.
Um educativo proposto seria uma piscina sem raias e de dentro dela , o aluno teria que sair de um bordo e voltar , exatamente , no mesmo lugar devido a marcação feita na parede da piscina. Poderá ir no nado crawl e voltar no nado costa de olhos fechados. Os movimentos deverão ser executados o mais perto da perfeição para se manter o alinhamento corporal e a direção. Conforme o decorrer do exercício proposto , o aluno deverá ir aumentando a velocidade e reduzir o arrasto aerodinâmico.sidneysales
Participanteo nado crawl é o nado que possui movimentos simples e possibilita maior propulsão e deslocamento dentro da piscina, isso estimula o interesse do aluno que consegue perceber seu desenvolvimento. Além disso, como se assemelha ao andar e correr, a assimilação torna o processo mais rápido e eficaz.
sidneysales
ParticipanteA parte conceitual rege toda parte procedimental, e essa hierarquia do aprendizado, na minha opinião, deve ser usada da melhor forma possível. O professor pode apresentar vídeos como forma de inserir a turma no conteúdo e antes de cada aula mostrar os perigos que a piscina pode acarretar, como no caso o afogamento. A parte procedimental seria o modo de agir em cada situação, treinando os procedimentos de prevenção, usando os equipamentos da própria aula como método de ajuda e precaução.
sidneysales
ParticipanteA adaptação ao meio aquático deve ser de acordo com o aluno e sempre respeitando seus limites, caminhando paralelamente com todas etapas da natação no geral.
sidneysales
ParticipanteOlá , meu nome é sidney sales barbosa , não estou conseguindo cursar regularmente a graduação devido a minha carreira profissional. Meu contato frequente com a natação foi mais na minha infância onde pratiquei aulas diariamente , fiquei nessa rotina,mais ou menos , 6 meses e depois disso me afastei. Agora prático esporadicamente, porém sempre tive apreço por essa atividade física.
email- sidneysales14@hotmail.com
wpp- 980732776sidneysales
ParticipantePorque a partir do conhecimento das leis da física o professor poderá melhorar o aproveitamento das aulas. Podemos observar isso quando descobrirmos que a força peso e o empuxo, em uma determinada posição corporal, se anulam , fazendo com que o corpo entre em equilíbrio. Acredito que a partir dessa descoberta houveram adaptações nos exercícios aplicados de acordo com cada grau de aprendizagem de seus alunos.
sidneysales
ParticipanteA concepção Moderna seria os pontos positivos da Global + os pontos positivos da Analítica como bem descreveu o mestre Tucher. Porém, nota-se uma mudança de comportamento dos pais em relação aos métodos de aprendizado, cada vez mais os responsáveis das crianças querem por finalidade da natação o desenvolvimento corporal , estrutural de seus filhos deixando em segundo plano a natação propriamente dita.
-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 11 meses atrás por
-
AutorPosts