Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
renatafb
ParticipantePara que o professor avalie e teste a aprendizagem dos alunos na natação, é necessário que leve em consideração os três pilares da estruturação de um planejamento de curto e longo prazo: “procedimentais/atitudinais/conceituais”.
A avaliação esta ligada a métodos tradicionais convencionais por meio de provas teóricas e práticas visando conceitos práticos como também levar em consideração critérios educacionais que permitam o a avaliar o desenvolvimento do indivíduo como um todo: no domínio cognitivo, afetivo e psicomotor.
A utilização destas abordagens avaliativas permite que se tenha uma conexão entre os objetivos elaborados de forma prévia, processo de ensino e critérios de avaliação, correlacionando o conteúdo prático a processos sistematizados que levem o indivíduo a desenvolver capacidades efetivas.renatafb
ParticipanteO reconhecimento dos níveis de conhecimento estão atrelados diretamente a estratégias que serão estabelecidas e técnicas que visarão trabalhar todos os aspectos que são responsáveis por constituir a aprendizagem, ou seja, os conceitos procedimental, conceitual e atitudinal. O processo de ensino-aprendizagem está atrelado a uma gama de conceitos, procedimentos e atitudes que viabilizam o progresso/desenvolvimento dos alunos. A relação entre ensino e a aprendizagem não é automática, não pode ser vista como uma simples transmissão de conhecimentos onde o professor ensina e o aluno assimila.
A construção de propostas pedagógicas e processos de ensino-aprendizagem na natação possuem componentes educativos, de natureza procedimental, conceitual e atitudinal presentes nos conteúdos de ensino. Conhecer a história da modalidade, regras, provas de competição, as normas de segurança em piscinas, praias e rios representam dimensões conceituais dos conteúdos da natação, enquanto que ser colaborativo com os colegas com mais dificuldades na água, respeitando-os, não empurrar colegas na água podem exemplificar a natureza atitudinal dos conteúdos de ensino da natação conceitual (fatos, conceitos e princípios), procedimental (ligados ao fazer) e atitudinal (normas, valores e atitudes).
Todos os conteúdos necessitam de uma base teórica(conceitos), e estes passam a desenvolver a parte cognitiva dos alunos levando-os a desenvolver o intelecto, o raciocínio, a dedução, a memória, proporcionando a construção do conhecimento. Os conteúdos procedimentais proporcionam realizar ações com tomadas de decisões de forma ordenada e não aleatória, para atingir as metas propostas. Os conteúdos atitudinais “proporcionam ao aluno posicionar-se perante o que apreendem. Através da convivência vê valores o individuo torna-se ser pensantes de suas próprias atitudes amadurecendo seu interior e descobrindo-se membro de sua sociedade, e não mais um indivíduo.renatafb
ParticipanteSim, concordo. O planejamento é de suma importância, pois através dele desenvolve-se estratégias com base no diagnóstico da situação das turmas, para que posteriormente desenvolva-se uma propostas pedagógicas que abarquem todos os sujeitos em curto, médio e longo prazo. Tais propostas devem seguir uma progressão pedagógica que estará incluída no conteúdo programático do professor/aula visando a assimilação e desenvolvimento dos objetivos praticados. No planejamento observa-se os objetivos dos alunos, a faixa etária, o conhecimento dos recursos de ensino disponíveis, a metodologia e, além de tudo, conhecer os fatores que influenciam uma prática positiva
Partindo da premissa de raciocínio por uma visão macro – plano de curso, viabiliza-se traçar estratégias afim de firmar os pilares do planejamento afim de garantir aulas de qualidade respeitando a individualidade biológica dos alunos e promovendo propostas que viabilizem uma assimilação eficiente dos conteúdos. Através dos feedbacks dos alunos, busca-se identificar possíveis falhas para corrigir ou reestruturar metas do planejamento e consequentemente as atividades a serem propostas.
Dentro do planejamento das aulas, listam-se os materiais auxiliares a serem utilizados, materiais adequados a cada faixa etária, quantidade de materiais, delimitação de áreas a serem utilizadas e afins.
Além do planejamento de curto, médio e longo prazo, existe um fator de suma importância que deve ser desenvolvido ao longo de qualquer planejamento: CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL CONSTANTE. Através da capacitação profissional, maior o conhecimento adquirido acerca dos temas abordados, consequentemente maior qualidade de ensino.renatafb
ParticipanteContextualizarei sobre a técnicas de respiração:
Na água, a respiração é desenvolvida majoritariamente pela boca e a expiração pelo nariz. A respiração em ambiente aquático é desenvolvida deste modo por alguns fatores, cito dois em destaque: 1) A cavidade bucal é bem maior que a nasal, dessa forma, o corpo consegue absorver maior quantidade de oxigênio no tempo restrito que temos para respirar; 2) Ao realizar a respiração pela cavidade bucal, reduz-se a probabilidade de absorção de água/líquido através da cavidade nasal, consequentemente, reduz-se a probabilidade de absorção de líquido pelas vias aéreas. Tanto durante o processo de ensino/aprendizagem do nado AMA quanto no ensino formal dos nados propriamente ditos: borboleta, costas, peito e crawl, as propostas de ensino estão vinculadas ao sincronismo entre inspiração e expiração com os movimentos de braços e pernas.
Durante a fase AMA: Serão desenvolvidas atividades que proporcionem uma familiarização ao ambiente aquático, consequentemente crianças, jovens e adultos que se encontram nesta fase apresentam bloqueios com o ambiente aquático como por exemplo: medo de entrar na água; sempre buscar um apoio fixo(escada/parede/borda/ colo do professor); deslocação cautelosa (evita colocar o rosto dentro d’água); esfregar o rosto e os olhos sempre que a água atinge a face; respiração irregular(bloqueando a respiração ao colocar a face na água); tensão muscular(devido ao medo de desenvolver as práticas de deslocamento)e afins. Durante a fase AMA o objetivo principal está direcionado em promover o equilíbrio/sustentação em posição horizontal e vivenciar a inspiração e expiração voluntária no meio aquático. Para a promoção destas ações o professor desenvolverá atividades de respiração em progressão pedagógica como: fora d’água e dentro d’água com exercícios de respiração específicos do meio aquático(inspirar pela boca e soltar pelo nariz); exercícios de respiração com flutuação/sustentação segurando a borda da piscina de forma estática(sem o deslocamento das pernas) desenvolvendo o controle respiratório. Posteriormente, a respiração será aplicada em exercícios com deslocamento no meio aquático e sustentação. Posteriormente, serão aplicados exercícios com deslocamento em meio aquático com sustentação/equilíbrio no aluno na linha da água e propulsão através do deslocamento de membros inferiores, depois atividades promovendo o deslocamento apenas utilizando membros superiores proporcionando a absorção de forma progressiva, ou seja, respiração frontal a princípio, posteriormente unilateral e finalizando utilizando a respiração bilateral(esquerda e direita).
Durante a fase específica, existem particularidades dos nados crawl, costas, peito e borboleta:
Crawl (RESPIRAÇÃO LATERAL):Os braços funcionam como uma espécie de remo, empurrando a água, e são importantes para a propulsão e deslocamento. O corpo permanece estabilizado durante o nado, porém, ao realizar a respiração lateral(seja para a esquerda ou direita) desenvolve-se uma rotação lateral do tronco/ cabeça. A respiração se dará para o lado oposto ao braço de entrada da água. As pernas movem-se de forma alternada afim de manter a sustentação/equilíbrio na linha da água. A cabeça entrará e sairá concomitantemente com a movimentação dos braços, a contagem de braçadas para cada respiração varia de acordo com a evolução do aluno.
Costas(DECÚBITO DORSAL): O nado proporciona ao praticante desenvolver a respiração de forma mais livre devido ao posicionamento em meio aquático, entretanto, durante a progressão pedagógica a respiração é desenvolvida junto/concomitantemente com o deslocamento dos braços.
Peito(RESPIRAÇÃO FRONTAL: A respiração será desenvolvida juntamente com o deslocamento dos braços, sendo executada majoritariamente a cada braçada, entretanto, em atividades educativas existem propostas de desenvolver a respiração a cada 2 e 3 braçadas, famosas 2×1 e 3×1. A inspiração se dá no ponto mais alto de elevação de tronco(sem tirar o cotovelo d’água) e a expiração será desenvolvida ao longo da fase submersa.
Borboleta(RESPIRAÇÃO FRONTAL): Para realizar a respiração neste nado, deve-se realizar um alongamento de braços de forma paralela(entrada)(fase não propulsiva), posteriormente realizar a tração de braços(puxar a água e empurrar para trás) fase propulsiva, o tronco se eleva junto com os braços paralelos, nesse comento a inspiração é realizada pela boca, finalizando a movimentação com uma ondulação.
Crawl em Alto Mar, Rios e afins(RESPIRAÇÃO LATERAL E FRONTAL): Aliado a explicação de respiração lateral realizada anteriormente, nestes ambientes aquáticos em específico são desenvolvidas técnicas de respiração frontal afim de promover um senso de localização. A respiração frontal é realizada de acordo com o nível de experiência do indivíduo, onde a mesma se dá durante a fase aérea da braçada( deslocamento de braço) ou com os braços parados de forma paralela na linha da água(deste modo existe um aumento de estabilização/sustentação para a realização da respiração. Em situações extremas(cansaço, câimbra a respiração poderá ser realizada de forma estática e/ou em decúbito dorsal, prevenindo o mesmo de um possível afogamento.Caso as técnicas de respiração sejam propostas de forma gradual e progressiva ao longo de todo o processo de ensino aprendizagem desde o AMA ao alto rendimento, o nadador terá um maior rendimento durante o desenvolvimento dos nados, aplicando conceitos de forma eficiente.
-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 4 meses atrás por
renatafb.
renatafb
ParticipanteA divisão dos conteúdos de ensino e processos de ensino aprendizagem proporcionam uma ação positiva tanto para o praticante quanto para o educador/mediador/professor. Para o praticante permite desenvolver habilidades de forma progressiva e gradual de forma eficiente e consequentemente entender que existem uma interação entre dois processos importantes: o evolutivo e o da aquisição pelas experiências quanti-qualitativas. A aprendizagem é o resultado de várias operações neurofisiológicas e tais operações associam, combinam e organizam estímulos com respostas, assimilações com acomodações, situações com ações. Os níveis de aprendizagem devem respeitar a individualidade biológica de cada indivíduo(genético, social, psicológico, emocional). O profissional deve estar atento a atender as necessidades de acordo com os níveis de aprendizagem de cada aluno e consequentemente a velocidade e capacidade de absorção de conteúdo pedagógico de cada aluno, potencializando as capacidades dos mesmos de forma ética, respeitando o tempo absorção de aprendizagem dos mesmos.
renatafb
Participanteemail: reh.brab@gmail.com
telefone: 21 980047841renatafb
ParticipanteOlá!
Meu nome é Renata Freire Barbosa, sou formada em Licenciatura e estou reingressando no bacharel em Educação Física.
Possuo experiência com natação ao longo de minha vida. Pratiquei e trabalhei com natação em clube credenciado e assessoria esportiva de triathlon. -
Esta resposta foi modificada 3 anos, 4 meses atrás por
-
AutorPosts