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Pedro Rodrigues Branco
ParticipanteBoa tarde! A versão final encontra-se no link do drive a seguir: https://drive.google.com/drive/folders/13I-OmQRKEyXsiEDMtlplHhfxPlYuW7Af?usp=sharing
Peço desculpas pela demora e obrigado pela oportunidade de lançar ainda hoje, Tucher.
Pedro Rodrigues Branco
ParticipanteAo reconhecer a existência dos diversos níveis de conhecimento, o professor se enxerga como um grande “instrumentador” e entende a profundidade da aprendizagem e a importância de um planejamento, cada kit de “instrumento” para um caso diferente, pois na aula encontraremos alunos com objetivos diferentes com realidades diferentes. Assim, novamente, driblando obstáculos e entendendo sua participação como professor no ensino-aprendizagem da natação.
Pedro Rodrigues Branco
ParticipanteCom certeza é crucial! Pra se obter resultados e um êxito no ensino-aprendizagem o planejamento do ensino é importantíssimo. Com o planejamento adequado você pode otimizar resultados, ultrapassar e dimensionar obstáculos e também transformar o ensino algo mais prazeroso para quem leciona e para quem aprende.
Pedro Rodrigues Branco
ParticipanteA importância da divisão do conteúdo se dá pela importância da segmentação de um conteúdo extenso e complexo e o nivelamento dos alunos. De modo geral, aprender algo novo pode ser trabalhoso e entediante, com a divisão dos conteúdos você consegue trabalhar cada aspecto daquele tópico (ex. as posições e movimentações da braçada do nado Crawl) e assim fazendo com que o aluno tenha uma aprendizagem plena e não apenas reproduza o que lhe foi demonstrado. Portanto, a segmentação demonstra-se crucial para o entendimento do nado, de grão em grão o aluno aprende o nado hihihi.
O nivelamento dos alunos é uma estratégia que beneficia tanto o aluno como o professor, para o aluno ele não haverá fatores de desinteresse caso tenha aula em uma turma abaixo do seu nível e no contrário não terá dificuldades além do necessário em aulas bem acima do seu nível. Já para o professor turmas niveladas lhe oferecem ferramentas como a individualização, porque mesmo trabalhando com um grupo de pessoas, parte do pressuposto que todos daquela turma estão no mesmo ponto de partida, facilitando o aprendizado e o ensino.
A divisão do ensino em níveis de aprendizagem, então, mostra-se necessária para que o aluno compreenda e execute os nados com excelência e também importante para o professor que estará responsável em aplicar o conteúdo da melhor maneira possível e corrigir/orientar seus alunos.Pedro Rodrigues Branco
ParticipanteOlá, Igor.
Gostei bastante do texto mas gostaria de fazer duas observações que acredito serem corretas:
– “A primeira, a água é empurrada para baixo…” Na verdade ela é empurrada para trás, com a ação e reação, você empurrando a água para trás, ela te projetará para frente.
– “…empurrando a água para cima na fase final de rotação…” O que ocorre nessa etapa do movimento é que quando próximo do fim da rotação, a mão já se encontra próximo à coxa. Nesse momento ocorre a pausa da mão finalizando a braçada, enquanto o outro braço começa uma nova braçada.Pedro Rodrigues Branco
ParticipanteBraçada do nado Peito:
A primeira etapa da braçada do nado Peito é a extensão completa dos braços, com as mãos bem próximas para não criar uma resistência no nado, podendo assim fazer o deslize na água. A primeira etapa termina quando a afastamento das mãos começa. Na segunda etapa da braçada vem o começo do afastamento das mãos lateralmente, é importante que se execute uma leve adução das mãos (giro leve das palmas para fora) para criar mais resistência, consequentemente aumentando seu arraste. Também antes que comece o movimento dos braços para fora, é válido avaliar se a braçada do aluno está como um Y, braços semiflexionados com a palma das mãos um pouco pra fora e a posição cervical e torácica adequadas para evitar resistência. Agora, na terceira etapa, o nadador sairá da posição do Y e iniciará o movimento dos braços, pressionando para dentro e para trás, uma etapa inteiramente propulsiva. (Importante observar os cotovelos, eles devem permanecer elevados, as mãos e o antebraço giram para dentro e pra trás). A última fase da braçada é a recuperação que vai desde a junção do cotovelo até a extensão completa do braço, assim iniciando a primeira etapa. Pra diminuir a resistência, no final da fase propulsiva deve-se aproximar os braços ao seu corpo, inicia-se a flexão dos cotovelos ainda com os braços próximos ao corpo, as mãos começam a se projetar em direção ao peito, formando uma posição de “reza” para assim que ocorra a extensão completa dos braços diminua a resistência dos fluidos e evitando a perda de velocidade/deslize na água, encerrando-se o ciclo da braçada na extensão do braço do nadador.
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Pedro Rodrigues Branco.
Pedro Rodrigues Branco
ParticipanteBoa tarde,
Meu nome é Pedro Rodrigues e estou no quarto período do bacharel de educação física. Fiz natação durante a adolescência e voltei a ter contato novamente na faculdade logo no primeiro período de graduação. Desejo um bom período e uma boa tarde à todos!email: pedrotrabson@gmail.com
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