Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Matheus Hiago Dias Barros
ParticipanteMatheus Hiago Dias Barros
Participanteé de fundamental importância o professor avaliar o seu aluno pois somente assim ele conseguirá mensurar o nível de aprendizado e evolução daquele aluno. Além disso, no caso de o professor não conseguir atingir os objetivos em algum segmento, com determinado aluno, pode servir como motivação para o próprio professor de se reinventar, de se atualizar e buscar novas formas de transmitir o conhecimento. no entanto, um ponto que considero importante é o professor deve perceber se o aluno está se sentindo confortável com aquela forma de avaliação, se ele não está se sentindo pressionado demais, para que ele não pense que está passando por um julgamento em vez de uma avaliação do que ele ja aprendeu. para isso, é necessário que o professor conheça o seu aluno e estabeleça uma relação de confiança com ele
Matheus Hiago Dias Barros
Participantesomente com o reconhecimento dessas dimensões o professor conseguirá ministrar uma aula que de fato seja sistematizada e bem planejada. Dessa forma, o aluno se sentirá mais confiante quando professor passar uma atividade isolada de um determinado nado, e não irá achar que é uma coisa completamente aleatória e sem sentido, por exemplo. Além disso, o professor encontrará mais facilidades no que diz respeito ao modo como irá avaliar o seu aluno, pois terá noção de quais objetivos foram alcançados aula à aula. Nesse sentido, com o reconhecimento e a implementação dos objetivos procedimentais, conceituais e atitudinais somados a experiência do professor resultará em mais conhecimento adquiridos por ambas as partes e resultados positivos.
Matheus Hiago Dias Barros
Participantesim, pois o planejamento é uma forma que o professor tem de “antecipar” as ações a serem realizadas, o que o permitirá agir de acordo com o previsto. Nesse sentido, o professor não só estará norteado quanto ao que e ao como fazer; mas também, poderá perceber se alcançou o seu objetivo ao final da aula. Vale lembrar que o processo de aprendizagem é uma via de mão dupla em qualquer que seja o segmento. Então, o professor não pode está completamente “amarrado” ao planejamento pois ele também aprende nesse processo.
Após conhecer a turma com a qual irá trabalhar, seria legal que o professor buscasse formas de adaptar o seu planejamento à essa turma.Matheus Hiago Dias Barros
ParticipanteNão, o aluno que está iniciando na natação precisará primeiro se familiarizar com o meio liquido, no caso, os processos da adaptação ao meio aquático (AMA), seguindo uma ordem pedagógica, tendo em vista que não faz muito sentido ensinar/passar exercícios de propulsão para um aluno que ainda não é capaz de realizar uma imersão ou uma respiração de maneira adequada.
No caso dos alunos adultos, já com experiência de anos na natação, eu acho valido ressaltar que muitos professores negligenciavam a AMA (até hoje negligenciam) que é um período tão importante quanto qualquer outro -senão mais- no processo de aprendizagem da natação. Dito isso, sabendo que esses alunos adultos com experiência praticam natação acompanhado de um profissional visando um aprimoramento da sua técnica, cabe ao professor perceber o que está atrapalhando o aluno e onde ele precisa melhorar. Nesse sentido, é de estrema importância a divisão dos conteúdos, pois esses alunos farão exercícios compatíveis com o seu nível.Matheus Hiago Dias Barros
ParticipanteA partir de uma avaliação inicial, o professor poderá estabelecer o nível de dificuldade para cada grupo. Nesse sentido, é muito importante essa divisão pois irá respeitar as individualidades de cada aluno, tendo em vista que alguns tem mais facilidades em aprender certas atividades que outros.
-
AutorPosts