Em resposta para Ana. Concordo com que foi abordado e já vimos diversos exemplos e metodologias diferentes de práticas de ensino. O primeiro nado ensinado pode ser qualquer um e o importante é adaptação do aluno em meio aquático, podendo aprender os 4 tipos de nado( Borboleta, costas, peito e crawl).
Geralmente, ao meu ver, as aulas de natação não utilizam essa proposta de níveis de conhecimento de procedimentos e conceitos e o professor acaba ensinando de maneira errada a pratica do salvamento o que pode prejudicar alguma situação futura.
Ao ter o nível máximo conhecimentos procedimentais e conceituais o professor consegue passar segurança aos seus alunos , desenvolvendo praticas preventivas de afogamento. Aprimorar uma metodologia que passe confiança e conhecimento aos seus alunos o permite ter mais pertinência ao ensino da disciplina. Se por outro lado o professor não tiver um nível de conhecimento favorável para aplicação desses métodos é recomendado que utilize outras vias para dar aula e principalmente materias flutuantes para não ocorrer acidentes e conseguir captar e ensinar os alunos, também é recomendado que não arrisque muito em sua aula para evitar afogamentos.