Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Luiz Alberto Hayne
ParticipanteNa minha opinião, é importante que o nadador, independente do nado, saiba as técnicas dos quatro nados, mesmo que seja um nadador não competitivo, acho interessante ele ter a prática dos quatro nados para ter um certo nível de experiência e vivência geral da natação.
Luiz Alberto Hayne
ParticipanteDentro da água, pois podemos trabalhar o nado Peito de forma separada, iniciando-se pelo movimento de pernada, seguido pelo movimento dos braços. Como forma de aprendizado do deslocamento, iniciamos com exercícios educativos, como: segurando a borda da piscina executando a pernada de peito, segurando a raia (forma lúdica), podemos usar o pullbuoy, podemos usar uma prancha também e muitos outros métodos. Cabe ao professor observar e ensinar o movimento de dorsiflexão e flexão plantar para o aperfeiçoamento do nado. Com o avanço dos alunos, poderemos aplicar o nado completo de peito e deixarmos que eles se atentem caso o nado ainda esteja errado, por que assim eles podem aprender na prática.
Luiz Alberto Hayne
ParticipanteRotação do Corpo:
Um braço no prolongamento, realizando palmateio, o outro do lado
do corpo, onde a cada 10 pernadas com o braço direito prolongado, o aluno deverá trocar de posição de braço, repetindo a mesma técnica com o braço esquerdo prolongado, realizando as 10 pernadas com rotação do corpo. Este educativo tem com objetivo criar um bom entendimento da rotação de tronco.Luiz Alberto Hayne
ParticipanteO nado Crawl tem suas movimentações alternadas semelhante às habilidades básicas do correr e andar, deitado na água, diferente dos nados Peito e Borboleta, que ocorrem de forma simultânea e exigem maior técnica. Acredito que seja ensinado primeiro pelo fato de os movimentos serem primários nos nados Costas e Borboleta, onde no nado de Costas os movimentos são muito semelhantes e que a diferença é na posição corporal, que fica em decúbito dorsal e o nado Borboleta nada mais é que á braçada e pernada simultânea do nado Crawl, acrescentando a golfinhada.
Luiz Alberto Hayne
ParticipanteÉ importante o professor entender os conteúdos procedimentais para poder oferecer toda e qualquer atividade, da mais simples às mais complexas, que estejam relacionadas as experiências motoras dentro da água que se ligam às prevenções de afogamentos dentro da água. Através de experiências e conhecimentos teóricos que o professor possui, ele conseguirá orientar os seus alunos a tomarem atitudes coerentes de acordo com as situações que eles irão vivenciar ao decorrer da vida. O professor que entende esses três conceitos da natação, irá passar para seus alunos o entendimento de suas limitações e a percepção de quais atitudes devem tomar relacionadas ao conhecimento do aluno em determinadas situações de acordo com suas próprias experiências.
Luiz Alberto Hayne
ParticipanteNão concordo com a afirmativa, pois a água possui determinadas características que são completamente diferentes ao do ambiente terrestre e que por conta disso, devemos nos adaptar ao meio aquático antes mesmo dos nados formais. É muito importante e comum para todo indivíduo que está começando seu processo de aprendizagem de atividades no ambiente aquático. Não pode ser um processo breve para os iniciantes, pois eles devem adquirir a confiança, que por muitas vezes eles devem superar seus medos e traumas. Por isso que antes de nadar, a pessoa deve adaptar-se ao meio aquático.
-
AutorPosts