Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Leonardo Araujo
ParticipanteSeguem os dois planos de aula atualizados:
Leonardo Araujo
ParticipanteBoa noite, o plano ficou muito bom. Seguem as sugestões do Grupo 5, como forma de melhorar ainda mais:
1- Isso é subjetivo, mas ficamos com a impressão de que as 4 atividades previstas para a parte principal, podem ficar com um tempo de execução extenso. Pode ser o caso acrescentar uma ou duas atividades, de modo que fica mais fácil desistir de realizar uma atividade planejada do que ter que criar uma durante a aula.
2- Descrever suscintamente os aspectos que serão avaliados.
Leonardo Araujo
ParticipanteO reconhecimento da existência dos 3 níveis de conhecimento é essencial para a condução das aulas.
O seu entendimento deve ser considerado na fase de planejamento da aula e escolha dos objetivos, na fase de execução da mesma e, posteriormente, na fase de avaliação da aula, onde ele poderá verificar se aqueles objetivos foram atingidos.
Como exemplo, de maneira prática, o professor pode propor uma competição entre os alunos formando equipes em um revezamento. Desta maneira, eles terão condições de aprender nos níveis conceitual e procedimental o funcionamento de uma prova de revezamento, a partir do momento que planejam sua tática e a executam. Os alunos estarão, ainda, desenvolvendo o nível atitudinal, uma vez que serão obrigados a lidar com a vitória, derrota e trabalho em equipe.
Leonardo Araujo
ParticipanteConcordo plenamente com a resposta do Lucas da Cruz, mas gostaria de acrescentar algumas observações.
O professor deve se desvestir de qualquer tipo de conceito anterior, como exemplo, a associação da idade com a capacidade de nadar do aluno. Não necessariamente, um adulto terá um melhor desempenho nas atividades aquáticas que uma criança. Isto vai depender, totalmente, das suas experiências anteriores, sendo essas experiências ou a ausência delas o fator determinante para classificação do aluno em iniciante, intermediário ou avançado.
A desatenção do professor quanto a classificação do aluno e adaptação da aula baseada nesta classificação, pode ser fator de desmotivação da prática das atividades aquáticas. Tanto um aluno realizando uma atividade abaixo das suas capacidades, quanto um que não consiga alcançar os objetivos por serem muito exigentes podem se frustrar e abandonar a prática precocemente.
Leonardo Araujo
ParticipanteConteúdo: Coordenação braço-perna-respiração no nado peito
Partindo da posição com braços estendidos, pernas estendidas e cabeça dentro da água, iniciar o movimento dos braços um tempo a frente dos movimentos das pernas. No momento em que os braços saem do apoio, as pernas realizam a flexão, e quando os braços terminam a tração, as pernas estarão terminando a flexão. No instante em que os braços iniciarem sua projeção para frente, as pernas iniciam a empurrada para trás, terminando o corpo estendido como começou na fase que se caracteriza por um longo deslize. A respiração será realizada juntamente com o início e o final do movimento dos braços.
-
AutorPosts