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Larissa Andrade da Silva
ParticipanteComentário do Grupo 1.
Como dito no comentário feito por nós no Plano de aula de vocês do Nado Borboleta,o plano também está bem formulado e de fácil coomprenção,desse modo,algumas observações foram feitas.• Na parte Inicial – Na explicação do educativos,não é necessário colocar no final o tempo que será realizar, uma vez que já foi exposto por vocês na coluna ao lado (PARTE INICIAL 3min).
• No 2° educativos da Parte Principal não ficou muito claro na escrita como seria realizado uma
“Pernada de nado peito com um pulboy entre as pernas.Larissa Andrade da Silva
ParticipanteComentário do Grupo 1.
Plano de aula bem formulado e de fácil compreensão, o nado Borboleta é um dos últimos a ser ensinado, talvez por ser o mais “difícil” e/ou cansativo dos alunos aprender e executar, então ultilizar de distâncias menores nessa aprendizagem é muito relevante,com isso, as observações do grupo 1 são:•No objetivo Procedimental foi colocada uma distância de 40 m para alunos iniciantes percorrerem. Seria interessante diminuir para a melhor aprendizagem e compreensão do aluno nesse nado.
• No 1° educativos da parte Principal foi proposto um respiração frontal atrelado ao educativos feito.
Seria interessante,porém não nesse momento de alunos iniciantes aprendendo a Braçado e sua posição corporal na água. Uma vez que isso possa tirar atenção que seria única à aprendizagem da braçada e colocando sua preocupação também em fazer essa respiração frontal.Larissa Andrade da Silva
ParticipanteO Ensino do Medley e importante assim como os nados individuais ensinado até aqui, o aluno e/ou os Pais desses alunos esperam ter a bagagem completa da natação e é isso que como professores devemos fazer. Independentemente desses alunos futuramente participarem da natação competitiva.
Esse ensino deve ser completo e ressaltando possíveis diferenças com os nados individuai.Larissa Andrade da Silva
ParticipanteIsso mesmo,Professor!
Larissa Andrade da Silva
ParticipanteBraçada do nado borboleta (iniciante)
Em decúbito ventral com a pernada de crawl nadar 10m com os braços abertos lateralmente,colocando o pé no chão para respirar.
Na volta, ainda com o mesmo movimento começar a lançar os braços para frente dando início a fase de entrada das mãos na água e agarre até a fase da puxada retornado novamente ao afastamento do braço.-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 2 meses atrás por
Larissa Andrade da Silva.
Larissa Andrade da Silva
ParticipanteComeçaria por meio de exercício dentro da água. Isso porque acredito que o ensino da pernada deva ser ensinada de forma submersa, pois é assim que o movimentos da mesma é realizado, e se o aluno iniciar essa aprendizagem assim,será um ganho para ele que se acostumará inicialmente com a maneira correta da pernada.
Para um aluno iniciante que provavelmente irá ter dificuldades com a pernada desse nado, a ultilização de materiais flutuante, a própria raia e até mesmo a borda da piscina,seja instrumento relevantes para iniciar essa aprendizagem a esses alunos. Porém a observação fundamental,e com os alunos que continuarem com dificuldade em aprender essa pernada, seria sim utilizável exercícios fora do ambiente aquático para entendimento do aluno nesse movimento da pernada.Larissa Andrade da Silva
ParticipanteOlá, Professo.
O Primeiro link enviei de maneira errada, o link correto do nado costas é esse segundo mesmo. Já o link do Plano do nado crawl está na outra Conversa!Larissa Andrade da Silva
ParticipanteLarissa Andrade da Silva
ParticipanteComentário do Grupo 1 – O Plano de aula está bem desenvolvido, relacionando as atividades aos objetivos indicados. No nado costa o rolamento do corpo é realizada com parte integrante da ação alternada dos braços,mas,apesar da sua movimentação, a cabeça deve estar sempre parada.
• Seria interessante talvez dar mais foco em atividades que a postura do tronco e cabeça alinhados na superfície.
•Devido esse rolamento começar no quadril, na fase aérea da braçada o braço passa estendido e rente a cabeça (orelha), então fazer com que o aluno saiba desses pequeno movimentos irá ajudar-lo a entender como é feito corretamente rolamento do tronco junto a braçada.
O Plano de aula está bem detalhado,e de fácil entendimento respeito das atividades do nado de costas.Larissa Andrade da Silva
ParticipanteComentário do Grupo 1
Muito bem relacionada as atividades principal com o tema proposto da aula. A respiração específica é um ensino com um grau de dificuldade maior ao juntar com o nado,logo, é fundamental esse ensino.
.Uma vez que o nível dos alunos é intermediário,é coerente atividades de respiração só para o lado direito e depois só para o lado esquerdo e atividades de respiração bilateral.É primordial aluno saber respirar para os dois lados e gradativamente passar para respiração bilateral.
.Para a parte principal séria interessante também, atividades de giro do tronco com respiração,para que nesse processo de ensino de respiração específica será melhor entendida e aprimorada.
●obs: Na segunda atividades da Parte principal tem um erro na palavra “Aluno”.
Por fim,esse é os comentários a respeito do plano de aula do nado crawl.Larissa Andrade da Silva
ParticipanteUm educativo seria o aluno ja na água se posicione em decúbito dorsal e coloque um braço ao lado do corpo e outro acima da cabeça e a cada 6 pernadadas realize o movimentos com foco no rolamento corporal do aluno, a entrada da mão na água o agarre,puxada, empurrão e recuperação Ida e volta na piscina
Esse educativos será importante para além de aperfeiçoar a sincronização dos braços alternados e cordenação dos braços e pernas na hora do nado. Auxiliar no entendimento da posição corporal na hora do rolamento do tronco e que a cabeça deve está parada.Larissa Andrade da Silva
ParticipanteA minha experiência,foi no primeiro período com a disciplina de Praticas da Natação.
E foi bem assim dessa forma com nado de crawl sendo ensinado primeiro,mais antes de chegar nessa etapa a ultilização de matérias flutuante como pullboy, macarrão para entendermos como era braçada e a pernada era muito ultilizado. Infelizmente,por causa do pouco tempo(em 1período não dá para ser ensinado todo esse processo de aprendizagem ) processo esse que deveria ser longo. Não chegou a ser passado a respiração específica e entre outros. Então só foi o ensino superficial dos nados formais, só mesmo para termos uma noção.Larissa Andrade da Silva
ParticipanteO nado crawl ser ensinado primeiro se dá em razão muitas das vezes de um processo de aprendizagem,que vem seguindo uma sequência,Nesse processo iniciado com AMA o aluno já aprenderá diversos movimentos corporais na água,braçada,pernada,cordenação e respiração em atividades que nem ele próprio talvez saiba o porque de está fazendo aquilo más que fará total sentido quando chegar ao ensino dos nados formais que ficará mais fácil com essa bagagem que recebeu no AMA. O nado crawl é o nado que mais se assemelha ao andar(sua zona de conforto),o que já é outro ponto positivo em colocar esse nado para ser ensinado primeiro,uma vez que será mais facil o aluno ter um bom aprendizado. Para mais para frente da continuidade à essa sequência pensada na melhor aprendizagem.
Larissa Andrade da Silva
ParticipantePlano de aula -Grupo 1 (AMA) EDITADO
O Grupo 1 revisou e fez as devidas alterações com base nas considerações do grupo 5 e do professor.
Larissa Andrade da Silva
ParticipanteEsse conhecimento Procedimental para o professor, o ajudará na questão do ensino ao saber fazer e agir em eventuais situações de emergência individual e de ajuda ao próximo. Quando alguém está se afogando em um piscina o que fazer? Será que entrando em contato direto com a pessoa ou usando materiais flutuante que possa está perto. E já sabendo que a Prevenção é a primeira opção nesse ensino(conhecimento conceitual) então o que fazer para prevenir?é isso que o professor vai dividir em níveis e repassar ao aluno.
Já o conhecimento conceitual nesse ensino de segurança é tão importante quanto o procedimental, pois é os conceitos dessas ações, entender o que fazer e o porque, compreender o porque das diferenças do saber nada em piscina,mares e lagos é importantíssimo,o professor ciente dos tópicos de prevenção insira esse conteúdo ao alunos afim de que eles possa entender tais situações de risco e analisar se está aptos a agir ou não.Larissa Andrade da Silva
ParticipanteComentário Grupo 1- Oferecendo uma boa compreensão do que foi proposto, o plano de aula está muito bom e criativo com diferentes brincadeiras para englobar os alunos com o meio aquático, ajudando-os a ficarem confortáveis nesse novo ambiente.No entanto,fazendo uma ressalva para o Objetivo conceitual de vocês,relacionando-o com a parte principal,seria interessante estimular os próprios alunos(Crianças) a descobrirem “sozinho” qual a melhor posição da cabeça e membros inferiores e superiores, já que sabemos que a capacidade do corpo flutuar é causada pela densidade que ele tem e que a tendências do mesmo flutuar é mais na Diagonal em fator da densidade dos menbros inferiores,propomos então, que também devido a faixa etária dos alunos serem de 4 e 5 anos de idade e ainda Iniciantes,que as atividades da parte principal e nas atividades seguintes que sugeriram fazer mudando somente variações dos movimentos e materias usados, não haja inicialmente essa “dica” direta de flutuação em decúbito dorsal e sim deixarem eles descobrirem(naturalmente ajuda do Professor) qual a melhor e mais fácil maneira de sustentação e flutuação.
Larissa Andrade da Silva
ParticipanteAlguém do Grupo 2 pode liberar o acesso para a visualização do Plano de aula de vocês?
Nós do Grupo 1 estamos tentando visualizar,para fazer os comentários,porém,não estamos conseguindo.Larissa Andrade da Silva
ParticipanteNão concordo! O Primeiro momento de contato das crianças com o ambiente aquático e esse de adaptação ao meio aquático,onde tera que lidar com diversas situações.
Para elas o professor e o ambiente é desconhecido. Portanto os objetivos e conteúdo ensinado no AMA é de grande importância,seja,para começar mais para frente o processo de aprendizagem dos nados formais ou não.
Essa primeiro contato o qual deve ser de médio a longo prazo,não deve ser passado de maneira rapida para ir para próxima etapa.
No AMA essa imposição de ensinar técnica e depois aprimora-las se torna maçante,e desinteressante ao publico alvo do AMA.
E é tudo que o professor não deve querer, que seu alunos se desmotive antes mesmo de mostrar tudo que a natação tem a oferecer.
Inicialmente o intersse de vivenciar as novas experiências no no meio aquático a logo prazo é o que importaLarissa Andrade da Silva
ParticipanteEsses conceitos de hidrodinâmica e hidrostática ajudam Professor a entender o comportamento do aluno dentro da água e que assim,ensine de uma maneira que ele conduza o aluno a obter os objetivo de aprimoramento de natação da melhor forma possível. Saber que a flutuação é importantíssima para começar qualquer aprendizagem,e conhecimento de deslocamentos no meio aquático são indispensáveis do Professor de Natação, saber e aplicar isso independentemente do níveis de aprendizagem e é de total relevância. A observação do Professor sobre um aluno iniciante quando chega em sua primeira aula é primordial,saber como e se movimenta, vê suas dificuldades,observar se ele desloca com facilidade ou não dentro da água e então aplicar esses conceitos no processo de aprendizagem desse indivíduo, isso já deve fazer parte do conhecimento do Professor
Larissa Andrade da Silva
ParticipanteAcredito que não, pois com a intervenção que indicaram com referencias na concepção global, deixa de ser global. um exemplo talvez seria com crianças sem qualquer pretensão dos pais se interessasse de alguma forma pela natação, apenas com o contato de lazer com piscina, mare e ele sozinho desenvolveria aptidão por nadar e só depois a indicação do profissional para direciona-lo da melhor forma
Larissa Andrade da Silva
ParticipanteUm Tópico positivo da Concepção Analítica é a divisão das dificuldades do aluno, que os movimentos mais simples, seja ensinado primeiro e logo após aumente a dificuldade dos movimentos. Um exemplo claro disso, era os movimentos que primero era feito fora da água,e só depois era reproduzido na agua. É importante, essa função no contexto atual em fazer com que o aluno se adapte gradativamente ao movimentos com educativos e com a ajuda do Professores para que a sua interação no meio aquático melhore independente do objetivo final, seja ele os quatros estilos de nado ou não.
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Esta resposta foi modificada 4 anos, 2 meses atrás por
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