Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Juliana Aguiar
ParticipanteOii, Boa noite, obrigada pelas considerações, Felipe, Isabela e Lucas.
Então no caso do tempo entre as aulas, eu não sabia que precisava ser aulas seguidas, nós escolhemos dois temas e imaginamos quando iriamos dar cada tema em nosso planejamento.
Com isso, planejamos que seriam aulas duas vezes na semana, logo as primeiras semanas seriam de ambientação, depois pernada, depois braçada, e quando eles estiverem com o nada mais ou menos estruturado, ensinariamos tambem a respiração frontal.
E respondendo ao professor, cometemos um erro, na realidade o plano 2 o objetivo principal seria trabalhar a respiração frontal no nado de crawl. Para trabalhar diferentes valencias, e tambem para caso o aluno futuramente talvez queira nadar no mar ou um lugar que precise se orientar. Neste caso será necessario saber realizar a respiração frontal tambem. No entanto, nessa aula, tambem trabalhariamos a pernada de crawl em conjunto. Usando uma progressão pedagogica com a prancha.Mas entendi suas considerações e vamos realizar os concertos, se tiver mais algum comentario sera bem vindo!
obrigada galera 🙂Juliana Aguiar
ParticipantePenso que é de extrema importância o professor ter o pensamento que deve-se avaliar a turma em conjunto e no individual, pois cada aluno tem suas características e dificuldades. Além do fato de haver alunos que conseguem se desenvolver mais rápido do que outros por já possuir um bom conhecimento corporal e coordenação motora boa. Ressaltando que independente da idade se o aluno não possuir uma coordenação boa, e o individuo não focar nessa evolução ou trabalhar nela, o mesmo não conseguira ter uma boa qualidade de movimento, e facilidade em realizar as atividades.
Logo vale ressaltar, a importância de avaliar em grupo, para ver se os objetivos das aulas estão sendo alcançados, e com quais aspectos forma estão ocorrendo esse processo, se são mais lentos ou se possui facilidade em passar esses ensinamentos. E de maneira individual devido as características e dificuldades de cada um, e talvez realizar observações sobre qual seria a melhor maneira de passar o conteúdo de aula.Juliana Aguiar
ParticipanteOii Boa tarde, Li o plano de aula de vocês e gostei dos temas, e como vocês colocaram os três pontos importantes de conteúdo para aula, o procedimental, conceitual e atitudinal. E notei que a aula tem um curto periodo de tempo, mas gostei da divisão. No entanto gostaria de sugerir a ideia para o plano de aula sobre o deslize e o de salto.
No Plano de aula sobre Deslize, vocês colocaram que o conteudo atitudinal seria ensinar sobre a importancia de respeitar o professor e colegas de classe. Mas não vejo como isso ocorre no plano de vocês. E uma ideia de dinamica que vocês podem fazer com as crianças sem atrapalhar o planejameto e o curto periodo de tempo da aula, e organizar um dia para escolher uma criança (se for a que da mais trabalho melhor), para passar a atividade ou brincadeira para os colegas. De preferencia uma atividade que eles já tenham feito. Assim o aluno quando perceber que é difícil e ruim quando o professor quer ensinar algo, e o aluno fica fazendo bagunça e não presta atenção na explicação. No plano de aula de vocês Poderia colocar o aluno para explicar a brincadeira do caça ao tesouro.
E outra observação é que eu desconheço a faixa etaria das crianças, então fiz esse comentario imaginando que elas possuam entre 8 a 10 anos talvez.Sobre o plano de aula de salto, eu acredito que 25 minutos seja pouco tempo para ensinar toda a progressão do salto, dependendo do numero de alunos, então poderia especificar que teria uma continuação da progressão em uma próxima aula. Variando de sentado na borda, para de joelhos, semi ajoelhado, e por ultimo na posição vertical.
Juliana Aguiar
ParticipanteCom o professor conduzindo a aula com as dimensões procedimental, conceitual, e atitudinal, o professor consegue alcançar maior probabilidade de chegar ao seu objetivo da aula e do curso, pois alem de fazer o aluno entender por um metodo que o que o aluno tenha mais facilidade de compreender o exercicio e o conteudo, o professor consegue desenvolver tambem um vinculo melhor com aluno, Obtendo uma pratica como educador completa, podendo desenvolver a parte fisica e moral das crianças, refletir o modo de agir de alguns adultos.
Juliana Aguiar
ParticipanteSim, pois com o planejamento você consegue programar aula por aula, a longo, médio e curto prazo, com intuito de alcançar os objetivos específicos e gerais do local onde você trabalha de suas aulas. Além de conseguir implantar um método de ensino com progressão pedagógica específica para cada nível da turma, suprindo as necessidades gerais ou específicas de cada um de maneira geral, e interligando as aulas anteriores com as atuais.
Juliana Aguiar
ParticipanteImagino que em alguns lugares, visão a quantidade de pessoas, não ocorre de fechar turmas e criar um periodo de aulas especificas para cada turma. As pessoas vão ingressando ao longo do ano e não tem como seguir um planejamento especifico para turma.
Juliana Aguiar
ParticipanteÉ importante que se divida os conteúdos de acordo com os níveis de aprendizagem para que: o aluno consiga fazer determinada atividade ou dinâmica sem extrema dificuldade; para que não ocorra dele pular etapas e fique em déficits em algum movimento em função disso; e que consiga sim aprender e evoluir para o próximo conteúdo com mais tranquilidade, sem afetar seu próprio desenvolvimento ou do grupo o qual está inserido nas aulas, de acordo com a progressão pedagógica dos conteúdos Vale ressaltar que trabalhando de acordo com o nível e necessidade do grupo e do indivíduo, o trabalho da aprendizagem se tornará mais fácil nos níveis e conteúdos atuais e seguintes, tornando a turma mais homogênea também. E além do aluno conseguir satisfação de estar evoluindo em sua atividade, tanto em caráter individual quanto social.
Juliana Aguiar
ParticipanteRespiração:
A respiração acontece quando o individuo inspira o ar pela boca e solta pelo nariz, normalmente o processo inverso que acontece naturalmente em terra. Desse modo, a respiração deve ocorrer durante o movimento dos nados de maneira coordenada com as braçadas de cada nado. Como por exemplo: no nado crawl ocorrera de maneira unilateral em relação as braçadas, enquanto um braço ira se manter esticado dando segmento ao nado, o outro braço se encontrara na fase submersa e propulsiva dando sustentabilidade para rotação do pescoço de maneira lateral, ate que o braço finalize a braçada e entre na fase aérea (sair da agua), nesse momento giro o rosto para posição inicial, voltando o rosto para d’agua, e termino a fase a aérea com o rosto na agua. -
AutorPosts