O ensino da AMA é muito mais complexo do que aparenta e tratar como um conteúdo breve é um erro.
Como foi dito em aula, muitas crianças podem vir com traumas ou situações adversas em meio aquático, gerando um bloqueio para o aprendizado e que deve ser superado gradativamente. Além disso, dependendo da faixa etária ou até mesmo deficiencia, o desenvolvimento motor pode se tornar outro obstáculo.
A descoberta de um novo ambiente é outro aspecto a se acostumar, por se tratar de um mundo totalmente novo, demanda tempo.
E ainda existe a própria adaptação dos conteúdos primários que podem nunca ter sido vivenciados pelo aluno.
Esses conceitos, além de permitir identificar como é feita a relação do fluído com o aluno e suas dificuldades em manter o corpo na água, enriquece a parte procedimental do aprendizado.
A partir do momento que é compreendido como e por qual motivo nosso corpo flutua, será mais fácil de aprender e entender técnicas e métodos de nadar.
Olá! sou João Pedro, aluno de licenciatura em educação física, atualmente no quinto período.
Ainda não possuo experiências com natação fora da EEFD, apenas aquelas adquiridas em aula. Porém, atuo na área do futebol e trabalho em escolinha com turmas do Sub-17 ao Sub-7.