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Géssica Paula da Silva
ParticipanteBoa noite, Segue o link dos Planos de Aula com as devidas correções.
https://drive.google.com/drive/folders/12lQxuGOdK9-6l-sMg0buDJO9zE7COFmZ?usp=sharing
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Esta resposta foi modificada 3 anos, 11 meses atrás por
Géssica Paula da Silva.
Géssica Paula da Silva
ParticipanteBoa noite, seguem as considerações do grupo 7 sobre os planos de aula.
Em geral gostamos bastante dos planos, as atividades estão coerentes com o nível e a unidade da turma, temos apenas algumas observações;Plano de aula 1:
-Tentar colocar a frase “Conhecer o meio aquático onde a aula será realizada, os professores e os colegas de turma” dentro de um dos objetivos.-Para o objetivo conceitual pensar em algo relacionado com o que o aluno deve saber para conseguir realizar o objetivo procedimental. Uma dica do professor foi começar com os verbos entender ou compreender.
-O objetivo atitudinal é relacionado a algo que você queira desenvolver em termos de atitude, comportamento ou valor no seu aluno.
Plano de aula 2:
-Tentar colocar a frase “Dar segurança e experimentar situações diferentes do ambiente controlado da piscina.” dentro de um dos objetivos.-Para o conceitual a mesma observação feita no plano 1
-Alterar o nome da disciplina
-Ficou faltando o nome do artigo nas referências
Géssica Paula da Silva
ParticipanteExatamente, Karoline, assim a avaliação servirá como um meio para que o aluno possa ver suas conquistas e também as suas dificuldades. Dependendo do modo como esse feedback é passado pelo professor, o aluno pode ver essa dificuldade como uma possibilidade de superação.
Géssica Paula da Silva
ParticipanteO professor deve se preocupar principalmente se houve uma evolução do aluno e se os objetivos propostos para aquele nível foram alcançados. Além disso, observar as possíveis dificuldades dos alunos e dar um feedback, de forma individualizada, que mostre onde eles precisam melhorar, mas evidenciando sempre que eles são capazes com o objetivo de mantê-los motivados.
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Esta resposta foi modificada 3 anos, 12 meses atrás por
Géssica Paula da Silva.
Géssica Paula da Silva
ParticipanteLink correto para o plano de Aula 1
https://drive.google.com/file/d/13358UPoK4ZhJJwrs2-7k9mKnanISVfND/view?usp=sharingGéssica Paula da Silva
ParticipanteReconhecendo esses níveis de conhecimento o professor terá consciência sobre a importância de realizar um planejamento do que deseja que o aluno alcance ao final de todas as aulas, assim, com a união desses objetivos o professor não vai ensinar somente o movimento de forma mecânica, fará com que os alunos compreendam efetivamente o que estão realizando e ainda conseguirá influenciar mudanças positivas de comportamento e atitudes nos alunos, tornando mais rico o processo de ensino e aprendizagem.
Géssica Paula da Silva
ParticipanteCom certeza professor, ele verá que existe uma progressão de aprendizado e terá uma percepção clara da sua evolução, isso fará com que ele seja um aluno motivado, que valoriza e é assíduo nas aulas.
Géssica Paula da Silva
ParticipanteExatamente, Juliana, o planejamento possibilita que o professor organize suas aulas e, quando necessário, ele é passível de modificações para se alcançar os objetivos gerais e específicos.
Géssica Paula da Silva
ParticipanteConcordo, pois por meio do planejamento o professor irá traçar objetivos a serem alcançados a curto, médio e longo prazo e com isso ele conseguirá identificar em qual momento da aprendizagem o aluno está e os progressos que esse aluno já realizou e/ou ainda deve realizar para alcançar o objetivo final. Além de estimular o interesse do aluno, visto que o mesmo saberá que existem metas a serem alcançadas, que existe uma progressão até o objetivo final e não é apenas uma aula aleatória.
Géssica Paula da Silva
ParticipanteExatamente, Micaela, acredito que essa divisão é uma forma de motivação para que os alunos possam ver o seu processo de evolução e para que tenham a natação como algo prazeroso.
Géssica Paula da Silva
ParticipanteA divisão do ensino em níveis de aprendizagem é importante para que o aluno possa entender os conteúdos de forma eficiente e possa progredir gradativamente. Além disso, é importante para que o professor possa observar as dificuldades dos alunos e proporcionar experiências, desde exercícios simples até exercícios mais complexos, para que ele possa ir corrigindo e aperfeiçoando o movimento, de forma gradual, até que o aluno realize o nado completo de forma eficiente.
É importante destacar que o aprendizado leva tempo e que se não houver a divisão do ensino dos conteúdos de aprendizagem isso pode levar o aluno a frustração, pois ele, provavelmente, não vai conseguir executar os movimentos com qualidade.Géssica Paula da Silva
ParticipanteOlá Juliana, seu comentário foi muito bom, acrescento apenas que a respiração no nado Crawl acontece em função do giro do tronco, ou seja, enquanto o nadador estiver fazendo a rotação do tronco a cabeça deve acompanhar esse movimento para realizar a respiração.
Géssica Paula da Silva
ParticipantePernada do Nado Crawl:
A pernada é alternada e contínua, ela é importante para a propulsão, para o equilíbrio e para a sustentação do corpo em uma posição horizontal na água. Seu movimento ocorre no plano vertical e no plano diagonal acompanhando o rolamento de tronco. Além disso, a pernada possui uma fase descendente e uma fase ascendente. Na fase descendente, a perna desce semiflexionada e termina esticada com os pés em flexão plantar e levemente voltados para dentro, é importante ressaltar que o movimento se inicia no quadril. Na fase ascendente, a perna sobe esticada e com os pés em flexão plantar e levemente voltados para dentro. Durante o processo de aprendizagem, o aluno deve realizar 6 ciclos de pernada para cada ciclo de braçada. Já na natação competitiva a frequência de pernada vai variar conforme a distância que o nadador irá realizar, ou seja, nas provas mais distantes a frequência de pernada é menor e nas provas de curta distância a frequência de pernada é maior.Géssica Paula da Silva
ParticipanteMuito obrigada pelas considerações, Rafaela e Professor.
Como os objetivos estavam corretos e elaboramos os educativos, de forma progressiva, para alcançá-los, resolvemos manter os Planos de aula.
Plano de Aula – Peito
https://drive.google.com/file/d/1hYcrzLuZJ5ld42TdNnpFdv_e0hMz3eU3/viewPlano de Aula – Borboleta
https://drive.google.com/file/d/1jf34urx-3VD3EV8zhxpuRtYL8PJXUjZl/viewGéssica Paula da Silva
ParticipanteO ensino do medley se justifica para agregar novos desafios e experiências ao aluno. Tendo em vista o nível dos alunos que estão nessa etapa de aprendizagem, isso, possivelmente, vai contribuir para mantê-los motivados e envolvidos com a natação.
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Esta resposta foi modificada 4 anos, 2 meses atrás por
Géssica Paula da Silva.
Géssica Paula da Silva
ParticipanteEducativo de Pernada do nado Borboleta
Os alunos deverão realizar o movimento de ondulação, com as duas mãos na coxa por 15m, colocando os pés no chão para respirar.Géssica Paula da Silva
ParticipanteBoa Noite, seguem as considerações sobre os planos de aula:
Plano de Aula – Borboleta
Gostei muito do plano e da progressão nos exercícios. Tenho somente duas considerações a fazer:
No objetivo procedimental ficou faltando especificar a posição dos braços, por mais que o foco seja a pernada é importante que esteja claro no plano para não abrir margem para diferentes interpretações.
E no exercício de cooperação eu não entendi muito bem, os alunos serão dividos em duas equipes, mas farão a atividade individualmente?Plano de Aula – Peito
Gostei muito do plano de aula, minhas considerações são as seguintes:
No objetivo procedimental ficou faltando especificar a posição dos braços.
E no último exercício estou tendo dificuldade para visualizar a pernada do nado de Peito com a braçada do nado Crawl. Será que o rolamento de tronco que a braçada do Crawl exige não iria atrapalhar a pernada do nado de Peito?-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 2 meses atrás por
Géssica Paula da Silva.
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Esta resposta foi modificada 4 anos, 2 meses atrás por
Géssica Paula da Silva.
Géssica Paula da Silva
ParticipantePensando em uma turma de iniciantes, eu iniciaria o ensino da pernada do nado de peito dentro da água, para que pudesse avaliar a maneira como o aluno realiza o movimento e para que ele pudesse experimentar a diferença da realização da pernada de peito em relação a pernada dos outros nados. Dessa forma, tentaria corrigir os erros de movimento por meio de demonstrações gestuais e correções orais. Caso isso não fosse suficiente para que o aluno conseguisse realizar o movimento da pernada corretamente, realizaria o ensino da pernada por meio de exercícios fora da água para que ele conseguisse visualizar o movimento que está fazendo, guardar uma memória do movimento realizado fora d’água e consiga reproduzir dentro da água.
Géssica Paula da Silva
ParticipanteMuito obrigada, Natasha e Professor pelas considerações.
Segue o link dos planos de aula com as devidas correções.
Plano de Aula – Nado Crawl
https://drive.google.com/file/d/1I8To2Hnczv5bsawRweUR-ihUt1-wY1WJ/view?usp=sharingPlano de Aula – Nado Costas
https://drive.google.com/file/d/1vVvOtuChPDSAo8u7vncXFU_yAHQiqloK/view?usp=sharingGéssica Paula da Silva
ParticipanteSegue novo link. O link acima estava perdendo a formatação.
Plano de Aula – Nado Crawl
https://drive.google.com/file/d/1_UBHDGrRfHrSoV0gyJPGVUDF3b_aSm8D/view?usp=sharingPlano de Aula – Nado Costas
https://drive.google.com/file/d/1XO6E1-YKfE3CrnBBDC98JKXwmmOPbckY/view?usp=sharingGéssica Paula da Silva
ParticipanteEducativo pernada:
Manter um braço esticado acima da cabeça e o outro na coxa, realizar a pernada do nado costas por 25m e voltar fazendo o mesmo exercício, porém nadando crawl, ou seja, alterando a posição de decúbito dorsal para decúbito ventral e realizando a respiração lateral.
O objetivo é fazer com que os alunos consigam compreender a semelhança da pernada nos dois nados e desenvolver maior força de propulsão.Géssica Paula da Silva
ParticipanteConcordo com a Micaela e com a Natasha, de que uma boa fase de Adaptação ao meio aquático derrube essa ideia de que o crawl é ensinado primeiro por causa dos movimentos semelhantes com o Andar na terra. Porém, como vimos anteriormente, infelizmente, essa fase de AMA é vista por muitos profissionais como uma barreira a ser superada para partir logo para o ensino dos nados formais.
Géssica Paula da Silva
ParticipanteAcredito que seja porque o nado Crawl (assim como o nado Costas) possui movimentos semelhantes ao que já realizamos no ambiente terrestre (o andar), ou seja, movimentos alternados e contínuos. Dessa forma, talvez seja mais fácil para o aluno assimilar e desenvolver melhor os exercícios. Porém, não é obrigatório que seja assim, o professor pode iniciar com outro nado ou ensinar todos os nados ao mesmo tempo. O importante é que respeite as individualidades, as dificuldades e limitações dos alunos.
Géssica Paula da Silva
ParticipanteIsso mesmo, Tuany, quando o indivíduo está na água o conjunto de resistências vai dificultar o seu deslocamento, por isso é muito importante que o professor tenha conhecimento sobre o tema e ensine o posicionamento corporal mais eficiente, a forma e a técnica mais adequada ao aluno para diminuir essa resistência que a água vai oferecer ao deslocamento.
Géssica Paula da Silva
ParticipanteReconhecendo os níveis de conhecimento procedimental e conceitual dos alunos o professor poderá oferecer atividades que desenvolvam experiências motoras relacionadas com a prevenção de afogamento. Essas atividades podem ser mais simples ou mais complexas, de acordo com o nível do aluno. Dessa forma, o professor deve levar para as aulas atividades que simulem situações que poderiam ocorrer em ambientes não controlados, proporcionando essas experiências aos alunos para que eles saibam como agir caso presenciem ou passem por uma situação de afogamento. Além disso, para que sejam capazes de compreender suas limitações, analisar a situação de forma racional e não se colocar em risco.
Géssica Paula da Silva
Participante-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 3 meses atrás por
Géssica Paula da Silva.
Géssica Paula da Silva
ParticipanteFicou muito bom o plano de aula do grupo 2, acreditamos que os exercícios propostos estão compatíveis com o nível de ensino e com o tema da aula. O grupo utilizou atividades lúdicas que são muito importantes para que o aluno seja motivado a participar da aula e compreender, de maneira divertida, a tarefa sugerida. Além disso, o feedback dos alunos em relação a aula ajudará o professor a identificar possíveis dificuldades e medo na hora da respiração para que possam ser trabalhados nas aulas posteriores. Sendo assim, consideramos que os objetivos da aula serão alcançados.
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Esta resposta foi modificada 4 anos, 3 meses atrás por
Géssica Paula da Silva.
Géssica Paula da Silva
ParticipanteNa prática, geralmente, a realidade é diferente pelo fato da natação ser vista por muitos, principalmente, como uma modalidade desportiva. Sendo assim, muitos profissionais se limitam ao ensino dos nados formais.
Géssica Paula da Silva
ParticipanteNão concordo, pois, o meio aquático é um ambiente diferente do ambiente terrestre ao qual estamos acostumados. Assim, as habilidades motoras que temos na terra devem ser modificadas e adaptadas para conseguirmos utilizar a água a nosso favor. São adaptações que devem ser feitas a médio e longo prazo por isso, existem exercícios de AMA que vão desde os mais simples até os mais complexos, a fim de proporcionar ao indivíduo, uma familiarização, uma autonomia e segurança em diferentes ambientes aquáticos e uma base para a aprendizagem das etapas posteriores. Além dos aspectos motores, tem os aspectos emocionais e cognitivos que são muito importantes para a aprendizagem e são bem trabalhados nessa etapa de adaptação ao meio aquático. Tendo em vista a importância da AMA ela não deve ser “apressada” para que sejam ensinados os nados formais, deve-se sempre respeitar o desenvolvimento e as individualidades de cada aluno para que seja um processo agradável e satisfatório para ele.
Géssica Paula da Silva
ParticipanteUm conceito da hidrodinâmica é a força de resistência, que é a resistência que a água oferece contra o deslocamento. Uma maneira de diminuir essa resistência no nado costas é realizando o rolamento do tronco, assim, um ombro de cada vez toca a água reduzindo a área de contato do nadador com a água.
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Esta resposta foi modificada 3 anos, 11 meses atrás por
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