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Francislayne de Lima Neves
ParticipantePlano de Aula – Nado Peito (Editado)
Agradecemos as considerações. Professor, ocorreu um erro ao salvar o plano de aula, o nome do Rafael Cardoso não foi incluso no primeiro plano, mas neste já consertamos.
Francislayne de Lima Neves
ParticipantePlano de Aula – Nado Borboleta (Editado)
Agradecemos as considerações. Professor, ocorreu um erro ao salvar o plano de aula, o nome do Rafael Cardoso não foi incluso no primeiro plano, mas neste já consertamos.
Francislayne de Lima Neves
ParticipanteConsiderações do Grupo 3:
Plano de aula de fácil compreensão. A nossa primeira ressalva é sobre o macarrão, achamos que deveria ter um pouco mais de detalhes de como ele fica posicionado no corpo. Segundo, na parte principal, enquanto os alunos realizam a braçada, qual o posicionamento da cabeça?Francislayne de Lima Neves
ParticipanteConsiderações do Grupo 3:
O plano está bem elaborado e fácil de entender. A primeira ressalva que temos a fazer é na parte principal, o grupo 2 optou por colocar apenas 1 exercício por 30 metros em um tempo de 10 minutos, então nossa sugestão é de acrescentar mais um educativo para pernada do borboleta. A segunda ressalva é em relação a respiração que não foi citada em nenhum momento do plano, é um ponto importante a ser colocado.Francislayne de Lima Neves
ParticipantePara o aluno é importante aprender o nado medley para que ele tenha uma experiência completa. No caso do revezamento, acredito que incentiva o trabalho em equipe, então é mais um ponto positivo do aprendizado.
Francislayne de Lima Neves
ParticipanteCerto, eu errei na “puxada”. Quanto ao exercício, eu entendi que a pernada de borboleta com a braçada de crawl seria uma associação. Contudo, posso propor um novo educativo.
Francislayne de Lima Neves
ParticipanteEm decúbito ventral, o aluno (intermediário) deve realizar duas ondulações para cada ciclo de braçada (a primeira pernada quando a mão entra na água e a segunda quando está sendo realizada a puxada). A braçada deve ser realizada apenas com um braço, enquanto o outro está posicionado a frente, alternar o braço na volta. A respiração deve ser frontal e a cada braçada. O educativo proposto é para melhorar a coordenação do nado de borboleta.
Francislayne de Lima Neves
ParticipanteAcredito que a junção dos dois. Caso o aluno tenha muita dificuldade na água, podem ser utilizados métodos fora da água para que ele memorize os movimentos e tente melhorá-los dentro do meio aquático. Por exemplo, o professor pode colocar o aprendiz deitado na borda na posição ventral e com as mãos ajudá-lo a fazer o movimento adequado das pernas do nado de peito, também pode ser feito na posição dorsal. Outro exemplo (que inclusive eu fiz quando aprendi o nado), é o aluno ficar em pé de costas para uma parede lisa e arrastar o calcanhar conforme o movimento correto da pernada.
Francislayne de Lima Neves
ParticipanteAvançado. Acredito que para o intermediário 50m seja o suficiente.
Francislayne de Lima Neves
ParticipanteRespondendo pelo grupo 3: Assim como no plano de nado de crawl do grupo 1, também achamos ótimos os educativos propostos. Contudo, na parte principal (12min) acreditamos que o grupo propôs poucos metros, por exemplo apenas 10m de um educativo. Sugerimos então uma maior repetição dos exercícios, já que é uma turma intermediária, dependendo do tamanho da piscina proposta pelo grupo, o ideal seria ida e volta x2.
Francislayne de Lima Neves
ParticipanteRespondendo pelo grupo 3: As atividades estão bem elaboradas, educativos bem diversificados. A única ressalva que temos a fazer é sobre a parte inicial. Deu a entender que a braçada é feita com o corpo em posição lateral, então sugerimos que o aluno segure a prancha em decúbito ventral e depois que fizer a braçada, faça o rolamento e finalmente fique em posição lateral.
Obs: Alguns erros na escrita na parte principal, como “aéria” e “os dedo a prate”.Francislayne de Lima Neves
ParticipanteNo educativo proposto, o aluno estará em decúbito dorsal, irá realizar 3 braçadas do nado de costas, depois alternar para posição decúbito ventral e realizar 3 braçadas do nado de crawl. O educativo deverá ser feito por 100 metros, o objetivo é auxiliar na virada.
Francislayne de Lima Neves
ParticipantePelo que me recordo de quando comecei a aprender os nados formais, comecei pelo crawl e depois juntou com alguns conteúdos do nado de costas.
Francislayne de Lima Neves
ParticipanteOs movimentos alternados são mais parecidos com os movimentos do andar que são alternados, e por ser um nado alternado e contínuo há uma tendência de menor gasto de energia para poder fazer o movimento. Este argumento é mais válido se o aluno não passou pela AMA, pois se ele passou, chegará para aprendizagem dos nados formais com bastante experiência dentro da água. Agora, citando o caso de um professor que conheci, ele não gosta de seguir uma ordem de ensinamento dos nados formais, ele prefere dar uma “misturada”, para que assim o aluno não se acostume somente com um nado e depois consequentemente venha ter dificuldades com os outros.
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Esta resposta foi modificada 4 anos, 3 meses atrás por
Francislayne de Lima Neves.
Francislayne de Lima Neves
ParticipanteÉ importante que todos os professores criem simulações de afogamento entre seus alunos para que caso venha ocorrer, eles tenham a noção do que fazer, como fazer e que tipo de material utilizar, independente do ambiente (piscina, mar, lago e etc). No caso individual, é necessário passar a orientação para que riscos sejam evitados, é a partir daí que entra o procedimental e o conceitual, dando um exemplo… o aluno deve saber que é arriscado nadar para longe da praia, pois quanto mais longe, mais fundo vai ficar.
Francislayne de Lima Neves
ParticipantePostagem final do plano de aula.
Francislayne de Lima Neves
ParticipantePlano de Aula – AMA (Grupo 3 – Editado)
Olá João. Nós analisamos a resposta de vocês e concordamos, inclusive era nossa proposta inicial. Mas para deixar uma atividade de aquecimento mais descontraída optamos por continuar o exercício em grupo e mudamos apenas a forma de realizá-lo, agora todos farão juntos 10 respirações, como seu grupo deu a ideia, ao invés de um de cada vez como antes.
Francislayne de Lima Neves
ParticipanteAcredito que pensando no nado de crawl, é preciso acabar com as forças de resistência da água com o corpo e aí vai ter um aumento da força de impulso, consequentemente aumentando a velocidade do nado.
Francislayne de Lima Neves
ParticipanteNão concordo! A adaptação ao meio aquático deve ser encarada como uma forma de introduzir o aprendiz àquele novo ambiente, ele deve sentir confiança no professor para que possa superar quaisquer experiências passadas negativas no meio líquido. O objetivo é levar o aprendiz a ter mais autonomia, independente do ambiente aquático, e isso deve ser feito a médio-longo prazo. O conteúdo trabalhado como flutuação, sustentação, respiração, deslize, salto, e etc… podem ser feitos de diversas maneiras para que seja uma experiência divertida ao aluno, e não uma atividade monótona para aprender os nados formais.
Francislayne de Lima Neves
ParticipanteO conhecimento de hidrostática e hidrodinamica são indispensáveis porque caracterizam a atividade no meio líquido, independente do nível que o aluno esteja atuando. O aprendizado das propriedades físicas da água é indispensável para o professor de qualquer área envolvendo atividades aquáticas, pois algumas dela interferem diretamente na prática da atividade e no desempenho do aprendiz. Citando apenas um exemplo, no nado de crawl deve ser ensinada a técnica correta do movimento que o braço deve fazer para quebrar um pouco a resistência da água.
Francislayne de Lima Neves
ParticipanteRealmente, deixaria de ser global. Afinal, uma das características dela é o nado adaptado às necessidades e circunstâncias, é mais instinto e espontâneo.
Francislayne de Lima Neves
ParticipanteUm dos pontos posivitos da concepção global, é a atitude ativa do aluno, ocorrida pela necessidade do contato com a água. Visando o atual método de ensino, seria necessário um profissional qualificado para tirar o máximo de proveito das qualidades do aluno, o ajudando com educativos, para que assim ele atinja a melhor técnica.
Francislayne de Lima Neves
ParticipanteNa verdade sim, sou do Rio, moro em Mesquita. Aprendi a nadar em um projeto da prefeitura chamado Cefan (Centro de Formação de Atletas de Natação). Eu guardo com muito carinho as recordações, foram muitas competições em piscinas como a do Flamengo, Botafogo… e tenho até hoje todas as medalhas que conquistei.
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Esta resposta foi modificada 4 anos, 3 meses atrás por
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