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Fabio Klotz Silva
ParticipanteBoa noite, pessoal. As observações do Grupo 6 sobre o plano de aula:
1 – Objetivo procedimental: “com é sem material”, acento sobrando na letra é.
Objetivo atitudinal: “e sem a utilização de matérias”, acho que seria materiais.2 – No método, acho que não precisa escrever a palavra “estilo” antes.
3 – Nos materiais, seria interessante estimar a quantidade necessária (de acordo com o tamanho da turma) para que o professor possa arrumar tudo próximo à piscina, evitando sair durante a aula para buscar o que faltou.
4 – A soma das atividades dá 50 minutos, enquanto no plano de aula aponta 60 minutos.
5 – Na atividade 1, enquanto o professor realiza o movimento com um aluno, os demais vão esperar? Uma sugestão seria dividir a turma em duplas e cada aluno auxiliaria no deslocamento, sob a supervisão do professor.
Fabio Klotz Silva
ParticipanteImportante conceber a avaliação como uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, ela também precisa ser sistematizada e elaborada de acordo com o conteúdo trabalhado e dentro do escopo dos objetivos procedimentais, conceituais e atitudinais trabalhados naquele período.
Outro ponto é desenvolver e estimular no aluno a visão de que a avaliação não é apenas uma formalidade, algo “rígido”, “intimidador”. É um momento importante pensado justamente para o desenvolvimento dele, para mensurar o processo de ensino-aprendizagem, bem como se é necessário fazer algum tipo de correção no planejamento pedagógico, se é preciso mudar a metodologia. Desta forma, criar um ambiente mais agradável, com a seriedade e dedicação que o momento exige, mas sem aquela pressão exagerada que, por vezes, envolve a avaliação.Fabio Klotz Silva
ParticipanteO reconhecimento dos níveis de conhecimento é um fator importante que auxilia a intencionalidade pedagógica. Desta forma, é uma ferramenta que contribui no processo de ensino-aprendizagem e permite que o professor planeje/conduza uma aula com maior qualidade. Além disso, estes níveis proporcionam um conjunto de experiência melhor, mais aprofundado. Não foca apenas no que/como fazer, mas também no entendimento daquilo que é feito, além de transmitir/trabalhar valores e comportamentos.
Fabio Klotz Silva
ParticipanteSim. O planejamento é a pedra fundamental para o processo pedagógico da aprendizagem. É o guia e o caminho estruturado para viabilizar da melhor forma possível a aprendizagem. É por intermédio do planejamento que a intencionalidade pedagógica se manifesta e se diferencia no processo ensino-aprendizagem.
Fabio Klotz Silva
ParticipanteÉ fundamental para se ter uma progressão pedagógica e o melhor planejamento adequado, tanto para o aluno (no processo de aprendizagem, com conteúdos apropriados para o desenvolvimento dele), quanto para o professor (como programa de conteúdos a ser trabalhado, bem como para ajudar na avaliação dos alunos – se estão alcançando os objetivos e se desenvolvendo). Desta maneira, a divisão em níveis de aprendizagem é essencial para o processo ensino-aprendizagem metodológico e pedagógico.
Fabio Klotz Silva
ParticipanteConteúdo: virada nado Crawl.
A virada do nado Crawl tem quatro fases: aproximação, giro, impulsão e retorno ao nado. Na aproximação, o fim da linha pintada (o “T”) ajuda como referência para saber a hora do giro, que consiste na cambalhota, em que os braços, no primeiro momento, ficam colados ao corpo e depois são levados na direção da cabeça e depois estendidos, acima da cabeça. Então, o impulso, com flexão de joelhos, é feito com os dois pés na parede, para gerar o deslize e depois a retomada do nado.Fabio Klotz Silva
ParticipanteBoa tarde, pessoal. Sou Fábio Klotz Silva. Minha experiência também tem sido na EEFD. Venho gostando muito das disciplinas. Meu e-mail é: fabinhoklotz@gmail.com.
Fabio Klotz Silva
ParticipanteAlém da experiência e do dinamismo, se pensarmos no revezamento, estimula também o trabalho em equipe (incentivar o colega de time, ajustar o tempo de chegada e saída, organizar qual nado cada um vai nadar).
Fabio Klotz Silva
ParticipanteComeçaria com exercícios fora da água, para ter compreensão e percepção da dinâmica do movimento. Além disso, ver os alunos e o professor executando o movimento fora da água pode ajudar na percepção e na absorção do conteúdo da pernada. Desta forma, começaria com exercícios em pé, alternando a perna que executa o movimento, e depois deitado.
Fabio Klotz Silva
ParticipanteBoa noite, professor. Desculpe a demora.
Sim, sim. Ele participou. Eu, Rodrigo e João temos um grupo no WhatsApp e debatemos o trabalho por lá.
Fabio Klotz Silva
ParticipanteBoa noite, pessoal. O link com os planos de aulas atualizados:
Fabio Klotz Silva
ParticipanteBoa tarde, pessoal. Outro conteúdo que tem associação entre os fundamentos do Crawl e Costas é a virada. Desta maneira, a primeira parte da atividade consistiria em, ao som do apito do professor, o aluno, nadando Costas, realize o giro e passe a nadar Crawl nos últimos 10 metros da piscina. Esta parte seria repetida três vezes. Depois, novamente nadando costas, ao ver a bandeirola, o aluno fará o giro e completará o percurso nadando Crawl. Duas repetições. Posteriormente, o aluno passa a executar a técnica da virada do Costas ao ver a bandeirola. No primeiro momento, sem se importar com a quantidade de braçadas até realizar a cambalhota. Depois, reduzir a quantidade de braçadas, para chegar (ou se aproximar) à exigência do nado competitivo de uma braçada.
Fabio Klotz Silva
ParticipanteBoa tarde, pessoal. As considerações do grupo 1.
Observações plano nado Costas
No objetivo procedimental, pode ser entendida como uma redundância indicar a posição de decúbito dorsal, já que é característica do nado. Se o objetivo é executar a pernada do nado, a posição é em decúbito dorsal.
Na parte principal, a segunda atividade, por se tratar de uma turma iniciante, pode representar uma dificuldade pelo fato de a prancha estar na direção das coxas. Os alunos, ao realizarem as pernadas, podem bater no material e se atrapalhar. Do mesmo modo, pode representar também uma dificuldade ao ter uma mão na prancha e o braço estendido na direção da cabeça.
Outra sugestão seria abrir a aula com o exercício de flutuação (listado na parte final) e colocar a dinâmica de divisão de grupos e deslize (listada na parte inicial) na parte final.
Observações plano nado Crawl
No tema da aula: inverteríamos a ordem, com a braçada antes da respiração. O mesmo nos objetivos procedimentais.
No objetivo conceitual, estranhamos a correlação da eficiência da braçada com a execução da respiração lateral. Na natação competitiva, por exemplo, os atletas disputam a prova dos 50m livres sem fazer a respiração.
Achamos o tempo da primeira parte da atividade principal muito longo, o que tornaria a atividade “arrastada” e sem “dinamismo”.
Pelo que entendemos, o início da segunda atividade não contempla braçada, o que fugiria um pouco do objetivo procedimental de executar a braçada e se deslocar sem utilizar materiais de apoio.
Sentimos falta de alguma atividade específica para braçada, para atender o objetivo procedimental.
Fabio Klotz Silva
ParticipanteEu também acredito que o Crawl tenha esta primazia por ser considerado mais simples, mesmo com a complexidade própria do nado e a exigência que ele demanda.
Outro ponto que acredito que possa influenciar tem a ver com o lado competitivo. O Crawl, acredito, provoca um fascínio maior. É o nado escolhido nas provas livres e com os índices mais rápidos de velocidade. Como o esporte de alto rendimento tem este poder de influenciar a modalidade em si, o Crawl carrega este “status” maior, ligado à velocidade e à prova nobre da natação. Desta maneira, acredito que isso contribua não apenas para ser ensinado antes, como muitas das vezes priorizado e mais trabalhado, em detrimento dos outros nados.Fabio Klotz Silva
ParticipanteO nível procedimental auxilia a desenvolver experiências motoras dentro do universo da prevenção, com conceitos que envolvem adaptação ao meio aquático, salvamento, competência motora aquática e o saber nadar. Da mesma forma, pode levar para a piscina dificuldades encontradas em outros ambientes, no sentido de uma simulação.
O conceitual envolve trabalhar o conhecimento de que a prevenção é a melhor forma de evitar o afogamento, que é preciso analisar os riscos de cada ambiente, conhecer as próprias limitações, as sinalizações, o que deve ser evitado e como se portar caso passe por esta situação ou presencie uma situação.Fabio Klotz Silva
ParticipanteNão concordo. A adaptação ao meio aquático é um processo contínuo, de médio a longo prazo, cujo objetivo principal é ajudar o aluno a ter autonomia neste ambiente aquático. O processo de adaptação ao meio aquático não é uma “etapa” que se encerra para iniciar o ensino dos nados formais. Ela deve caminhar junta, como uma maneira de auxiliar também neste ensino do nado, além de propiciar que o aluno se sinta cada vez mais seguro e confortável no meio aquático.
Fabio Klotz Silva
ParticipanteEstes conceitos são fundamentais para a melhor compreensão e entendimento do meio aquático e para ajudar na adaptação ao meio aquático. Trabalhar e explicar estes conceitos que fazem parte do dia a dia do meio aquático possibilita que o aluno construa um entendimento mais aprofundado sobre a relação com o meio, as forças que estão presentes, o que permite ficar mais seguro no meio aquático. Da mesma forma, os conceitos de hidrodinâmica e hidrostática, além do papel importante na adaptação ao meio aquático, também auxiliam no aprimoramento dos nados (uma maneira de buscar superar de forma mais eficaz a resistência, por exemplo). Ou seja, são conhecimentos fundamentais para o professor de natação, independentemente do nível de aprendizagem dos alunos.
Fabio Klotz Silva
ParticipanteBoa noite. A concepção analítica tem como um ponto positivo a tentativa metodológica do ensino da natação. Desta maneira, a figura do professor/instrutor passa a ter relevância no processo de ensino, como facilitador deste processo. Há uma racionalização e sistematização, embora mecanizada nesta concepção. A característica metodológica é uma inspiração para os dias de hoje, no sentido de desenvolver e aplicar uma metodologia para o ensino-aprendizagem da natação, mas indo além da mecanização desta concepção. Ou seja, a aplicabilidade pode beber da fonte de se buscar uma metodologia, mas que não se limite a “visão reduzida” da mecanização e da técnica em si.
Fabio Klotz Silva
ParticipanteOlá, pessoal. Sou Fábio Klotz Silva, do terceiro período. Minha experiência com Natação foi justamente na EEFD, com a disciplina Prática da Natação. Gostei muito da experiência.
Meu e-mail é: fabinhoklotz@gmail.com
WhatsApp: (21) – 99753-7388. -
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