Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Fabio Brasil
ParticipanteBoa tarde Grupo 3! Achei a adequação ao nível dos alunos adequado, assim como a progressão pedagógica da aula do nado costas. Porém posso estar equivocado, mas achei a aula do nado borboleta um pouco mais adequada a iniciantes, partindo do princípio que para chegar ao nível intermediário, pelo menos o aluno tenha tido contato com os 4 estilos de nado, e a parte inicial da aula está ainda questionando se eles conhecem o nado e com exercícios bem básicos de adaptação ao nado.
Fabio Brasil
ParticipanteOs conceitos apresentados dentro de cada objetivo irá nortear o professor para onde seus alunos estão sendo direcionados, consequentemente se estão rumo ao que foi proposto, quando não há esse planejamento não se consegue direcionar de forma clara as respostas desses alunos. Acho que através de cada comportamento, atitude e dos procedimentos que são passados a cada dia, tanto do professor quanto dos alunos, a aula consegue ser melhor direcionada para atender aos pontos fortes e fracos de cada um, e esses padrões de convivência que são também responsabilidades do professor podem fazer uma diferença muito grande na vida pessoal desses alunos extra piscina.
Fabio Brasil
ParticipanteConcordo com todos os posicionamentos feitos anteriormente, quando não se te um planejamento para alcançar um objetivo anteriormente definido, acabam sendo deixadas muitas falhas pelo caminho percorrido pelo processo de ensino aprendizagem, que vejo de forma muito comum em muitas áreas, principalmente as esportivas, trazendo então para natação que é nosso tema, vemos muitas pessoas já inseridas em um programa de aula dos 4 estilos clássicos dos nados, que apresentam falhas muito aparentes de adaptação ao meio aquático, que interferem na melhor execução e aprendizagem desses estilos, um exemplo clássico acontece no nado de costas, onde muitos não conseguem manter a parte de trás da cabeça e as orelhas na água olhando para cima, pelo incômoda da água caindo em seu rosto, ficando com o rosto suspenso ou olhando para borda o que acaba interferindo no seu posicionamento corporal, gerando muito mais arrasto. Fato que poderia ser corrigido lá atrás se a sua iniciação fosse planejada, acompanhada e avaliada pelo seu professor.
Fabio Brasil
ParticipanteImagino que dentro de todos os pontos que foram discutidos até agora, como o Professor conhecer de forma aprofundada como apresentar os conteúdos dentro de cada etapa, respeitar a individualidade biológica, entre outras questões. Acho que a influência do mercado consumista, onde eu pago e quero resultados rápidos, entrando na pressão feita pelos pais em querer ver o filho nadando os nados formais de forma rápida , achando que aula de natação se resume somente a isso, e os próprios clubes cobrando essa proposta errada de seus professores, acaba dificultando a implementação de uma progressão de ensino mais adequada. Então vai caber a esse profissional ter um bom jogo de cintura e conhecimento técnico, para trabalhar em conversas, para o convencimento de uma proposta de ensino mais prolongada e adequada a cada etapa de seus alunos para que esse perfil seja mudado a cada dia.
Fabio Brasil
ParticipantePernada do nado Peito
Trata-se de um nado onde a braçada e a pernada são simultâneas, o tornando um nado mais lento, porém grande parte de sua propulsão vem de sua pernada, por isso é muito importante a realização correta para se alcançar um deslocamento ideal durante o nado. Para que isso aconteça è preciso realizar a flexão dos joelhos com uma leve flexão do quadril, e os pés fazem uma dorsiflexão, então afasta-se os pés com os mesmos voltados para fora, mantendo os joelhos próximos, fazendo a extensão dos joelhos com um movimento circulatório das pernas, empurrando a água com a sola dos pés, os unindo ao final do movimento e realizando uma flexão plantar, voltando então a posição inicial. -
AutorPosts