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Deborah Marques
ParticipanteOlá professor, segue o link do segundo plano!
Desculpe ter esquecido de anexar junto.
Deborah Marques
ParticipanteSim professor, acho que quis referenciar uma avaliação única/isolada com o termo “avaliação pontual” pois acredito que desta maneira não seja possível proporcionar uma avaliação justa e adequada ao aluno
Deborah Marques
ParticipanteAo meu ponto de vista, é importante que a avaliação seja contínua e não apenas pontual. Desta forma, a avaliação também auxilia não só o aluno mas também o professor a nortear seus próximos passos. Da mesma forma, a avaliação também precisa se basear nos objetivos específicos traçados.
Deborah Marques
ParticipanteAcredito que o reconhecimento desses níveis, auxiliem o professor a estruturar sua prática pedagógica, de forma que seja mais direcionado para o objetivo específico daquele grupo. Levando em consideração as especificidades daquele sujeito, ainda que seja uma aula coletiva (pois estarão em um grupo menos heterogêneo)
Deborah Marques
ParticipanteConcordo plenamente!
O planejamento é o que guiará o professor até seu objetivo final. Apenas com o planejamento conseguimos refletir sobre que caminhos podemos trilhar para alcançarmos os resultados propostos e um aprendizado eficaz. Sem o planejamento é possível produzir aprendizados (uma vez que qualquer estímulo pode gerar resultados), porém, muito provavelmente isso se dará de maneira desorganizada, aleatória, desestruturada e ineficaz para os alunos.Deborah Marques
ParticipanteAcredito que existem alguns pontos importantes para não ser tão comum na prática. Como exemplo, há academias/clubes etc que buscam mais alunos do que o número que consegue comportar. Outro ponto seria o fato de não haver um planejamento pedagógico de ensino.
Deborah Marques
ParticipanteCreio que a necessidade da divisão se dá sobretudo para nortear o processo de ensino-aprendizagem. Como meu colegas acima citaram, estes níveis servirão para estabelecer objetivos mais adequados e construir uma progressão pedagógica de acordo com o conhecimento prévio (ou não) dos alunos. A partir deste nivelamento seria possível traçar objetivos claros a longo, médio e curto prazo além de possibilitar um modelo de aula que seja atingível, desafiador e realista com as capacidades motoras e cognitivas dos alunos. Desta forma, a prática deste desporto se tornaria mais prazerosa e também impactaria na adesão deste indivíduo ao exercício físico (neste caso, a natação)
Deborah Marques
ParticipanteConteúdo: Sustentação
A sustentação no meio aquático consiste no ato de movimenta-se na água afim de manter-se em uma posição específica. Este conteúdo pode ser trabalhado de diversas maneiras a depender de seu objetivo pois estes movimentos podem ou não gerar propulsão. Por exemplo, nos nados crawl e costas movimentamos os membros inferiores para além de gerar propulsão, manter nosso corpo próximo a superfície da água. Já na técnica de palmateio (muito usada nos nados sincronizados) o objetivo do movimento dos membros superiores e inferiores se limitam apenas a manter nosso corpo em uma posição específica sem que ele afunde (sob o efeito da força de empuxo).
Para uma efetiva sustentação precisamos analisar qual tipo de movimentação é necessária de acordo com o objetivo proposto, além de considerar também a técnica, o ritmo e velocidade necessária dos movimentos.
Este conteúdo é de importância não só para o aprendizado dos nados formais mas também para a segurança e familiaridade em ambientes aquáticos.
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