Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Christian Alves
ParticipanteOs Processos de avaliações funcionam como um feedback das aulas ministradas e de como os alunos estão respondendo as informações passadas pelo professor. Ambas integram o entendimento da mensagem transmitida e consequentemente resultam em aprendizagem. Dentro dessas avaliações o que deve ser observado são os objetivos gerais e específicos traçados no planejamento do professor, para que a avaliação seja fiel ao conteúdo ministrado e consequentemente garanta um bom resultado em uma avaliação final. Cabe salientar a importância dos critérios de avaliação, pois esses são os que irão possibilitar com que haja uma concordância e padronização entre avaliadores distintos, o que facilita na identificação do aluno. Com isso, faz-se necessário realizar avaliações para acompanhar todo progresso ou falta dele para adaptar as aulas de tal maneira que os objetivos sejam alcançados por esse aluno.
Christian Alves
ParticipanteA proposta contempla a estrutura de um planejamento pedagógico como um todo não especificamente a natação. São processos contidos na formação do aluno.
Christian Alves
ParticipanteOs níveis de conhecimento instruem o professor a elaborar aulas com o melhor aproveitamento de ensino e compreensão dos alunos. Uma aula bem estruturada tende a ter um retorno melhor dos alunos. Além disso, melhor do que dizer o que deve ser feito é dizer como e porque deve ser feito. Proporcionam confiança e autonomia para realizar as atividades. Esses três níveis de conhecimento pedagógicos, estruturam uma boa aula e são fases que contribuem para evolução do aluno.
Christian Alves
ParticipanteO planejamento do ensino é fundamental para a organização, projeção da metodologia e fundamentos que o professor visa aplicar nas diversas fases desse planejamento. Serve também como uma ferramenta que dá base ao professor como um recurso de consulta,podendo avaliar quando necessário a coerência entre as aulas ministradas e a pedagogia ofertada no planejamento. Proporcionando ao professor um feedback de suas aulas.
Christian Alves
ParticipanteRespeitar a individualidade de cada aluno!
Faz-se necessário identificar o nível de adaptação ao meio aquático do aluno para localizá-lo e identificar suas limitações. Também deve ser levando em consideração a fase que o aluno se encontra. Uma pedagogia para um aluno iniciante adulto não pode ser a mesma para um iniciante criança, cada caso é um caso, elas possuem experiências diferentes e capacidades diferentes de aprendizado. Por isso, a metodologia deve ser aplicada buscando uma progressão do aluno sobre a sua dificuldade específica que pode variar. Então, observar o aluno e aplicar ou adaptar a pedagogia com a fase que esse aluno se encontra, contribuirá substancialmente com o seu aprendizado.Christian Alves
ParticipanteConteúdo: Flutuação
A flutuação é um dos quatros princípios básicos da natação e o objetivo é auxiliar o aluno a atingir o equilíbrio corporal entre a força da gravidade e o empuxo. Duas formas de se equilibrar são formas verticais e horizontais. Existem diversas técnicas para introduzir o aluno ao meio aquático pela flutuação e inclusive prepara-los para o ensino de técnicas de propulsão que é o princípio básico de deslocamento na água. Algumas formas de executar os exercícios educativos na água são as dorsais, ventrais, verticais e de rotações sobre o auxílio ou não de flutuadores como pullbuoy, espaguete, prancha, colete etc. O desafio de aprendizagem dessa atividade pode se dá pela falta de confiança e habilidade, que talvez foi causada pelo pouco contato com o meio aquático. O ambiente controlado é fundamental nessa etapa então piscinas ou regiões aquáticas com águas rasas em que seja possível a flutuabilidade do aluno, trazendo a ele confiança para executar a flutuação. Para aplicação de dois exercícios que vão ajudar na flutuação utilizaremos o espaguete e ou pullbuoy o que vai depender do ponto que seja necessário o auxílio do flutuador uma vez que a ação da gravidade poderá colocar o aluno na posição vertical. Posicionando-se em Decúbito ventral com auxílio dos flutuadores poderão se equilibrar utilizando o flutuador para compensar o peso do corpo sobre a superfície da água. O segundo exercício proposto contará com o auxílio de um colega ou professor para segurar as mãos do aluno que estará em Decúbito dorsal, sendo auxiliado pelo colega trazendo confiança para o aluno permanecer nessa posição e acostumar-se com ela fazendo com que essa vivência lhe traga segurança para executar deslocamentos nessa posição sem dificuldades ou auxílio.
-
AutorPosts