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Beatriz SantAnna
ParticipanteNa minha opinião o movimento da pernada deve ser ensinado dentro da água porque é onde o aluno vai realizar o nado, mas nada impede o vivenciamento do movimento fora dala também. O movimento feito dentro da água e fora da água muda muito, mas por uma questão de assimilação, consciência corporal, entendimento dos movimentos que o nado requer, o aluno pode realizar educativos das duas formas. Além do mais, é papel do professor avaliar a experiencia e a dificuldade de cada aluno de forma singular.
Beatriz SantAnna
ParticipanteSim, tradicionalmente se ensina primeiro o nado de crawl, o nado de costas, peito e depois borboleta. Mas se durante a adaptação ao meio aquático, o aluno experimentou diferentes posições corporais, movimento de braçada e de pernada, de coordenação e de respiração então não vai fazer muita diferença. Além disso, o nado de crawl é alternado e contínuo assim como o movimento de descolamento que fazemos fora da água, é o nado que mais se assemelha a um movimento natural que fazemos no meio terrestre.
Eu não me lembro de quando comecei as aulas de natação por ser ainda criança, mas acredito que tenha aprendido o nado de crawl primeiro. Hoje em dia eu gosto mais de nadar peito.Beatriz SantAnna
ParticipanteO conhecimento procedimental e conceitual auxiliará o professor a simular nas aulas situações referentes a afogamento, os comportamentos que os alunos devem e não devem ter e o que é preciso fazer para sair e/ou evitar certas situações. É importante que o aluno saiba que o mar se comporta de maneira diferente da piscina, assim como os rios e lagos. E que em determinada situação ele deve chamar um adulto e não se colocar em risco tentando salvar um amigo. Enfim, o aluno deve saber o que fazer, em que situações pode fazer, e entender o que não fazer também.
Beatriz SantAnna
ParticipanteNão. A adaptação ao meio aquático é conhecida como o primeiro momento do aprendiz (seja adulto, jovem ou idoso) com o meio aquático. Como já discutimos anteriormente, o meio aquático é um ambiente novo que requer adaptação antes de aprender os nados formais. O nosso comportamento na água é muito diferente do nosso comportamento fora dela, ficamos na posição vertical usamos membro inferiores para descolamento e membros superiores para equilíbrio, somos influenciados apenas pela força da gravidade e respiramos de forma reflexa, diferente do meio aquático aonde tudo isso é diferente.
Muitas crianças experienciam situação no meio aquático que não são positivas o que pode gerar um trauma e muita insegurança no meio aquático. Existe uma necessidade de confiança e autonomia para estar nesse meio, para superar determinados medos e inseguranças antes de pensar mais para frente. É preciso entender que o processo não deve ser rápido e nem imediato. É necessário que o aluno tenha confiança por estar muitas vezes em um ambiente desconhecido, as vezes com outros alunos desconhecidos e um professor também desconhecido. O processo de adaptação requer que os alunos conhecem o meio em que estão tanto quanto outros lugares (como praia, rios etc.) e que tenham conhecimento para não se colocarem em perigo e o que fazer se ocorrer tal situação. Então, independente se o aluno pretende ser um atleta esse processo de adaptação se faz necessária para as próximas etapas a médio e longo prazo.Beatriz SantAnna
ParticipanteAcredito que o entendimento dos conceitos de hidrodinâmica e hidrostática são fundamentais para o professor de natação uma vez que a água é um meio diferente do qual estamos acostumados, que exerce muita influência sobre os corpos caracterizando esse ambiente e que interfere diretamente no processo de aprendizagem. Na maioria das vezes assumimos um posicionamento corporal na horizontal para o deslocamento e dentro da água existem muitas forças atuando sobre o corpo (com a força peso, o empuxo, a flutuação, resistência etc.) Conhecer esses conceitos proporcionam um maior entendimento desse meio que influencia tanto na mecânica corporal tendo mais qualidade no ensino da natação. E é importante ressaltar que todos os corpos sofrem influência do meio aquático então independentemente do nível de aprendizado do aluno, o domínio desses conceitos só impulsiona a aula do professor.
Beatriz SantAnna
ParticipanteAcredito que um dos pontos positivos da concepção global está na atitude ativa do indivíduo, guiada por auto aprendizagem e em contato direto com a agua. Esse contato vai depender do momento histórico e do lugar que estamos falando. A necessidade do contato com a agua variava muito de um local para o outro e a boa adaptação com o meio aquático era resultado de muito tempo tempo de experiência na agua, que durante muito tempo foi explicada pelo instinto nato e espontâneo.
Acredito que a aplicabilidade dessa concepção atualmente estaria mais ligada a possibilidade da criação dos próprios meios de propulsão, partindo dos alunos. Acho que em um primeiro momento essa realização influenciaria de uma forma positiva na auto estima deles, uma vez que conseguiram sozinhos. -
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