Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Alexandre de Almeida Junior
ParticipanteEducativo de Braçada: Executam-se três ciclos completos de borboleta e logo depois três braçadas de peito com pernada de borboleta.
Alexandre de Almeida Junior
ParticipanteO ensino do Medley para nadadores não competitivos é importante para que aumente o interesse do aluno pela natação e também o motive a querer estar em constante evolução, não se conformando apenas em adquirir o conhecimento básico.
Alexandre de Almeida Junior
ParticipanteNa fase inicial eu começaria o ensino da pernada do nado peito dentro da agua,pois assim o aluno teria como percerber os movimentos chaves da pernada que é bem diferente dos nados crawl e costas,e se o aluno apresentar alguma dificuldade eu iria propor exercicios fora da agua para que ele conseguisse visualizar o que está fazendo gerando assim uma memória do movimento que ele está executando.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 1 mês atrás por
Alexandre de Almeida Junior.
Alexandre de Almeida Junior
ParticipanteTreino educativo de pernada;
O aluno segura na borda da piscina em decubito dorsal enquanto o professor fica em pé de frente para o aluno segurando uma bola de borracha na superficie da agua pedindo para o aluno chutar essa bola,após o professor pede para o aluno repetir o movimento em decubito ventral chutando a bola que estará submersa,assim o aluno poderá notar a semelhança na pernada no nado Crawl e Costas.Alexandre de Almeida Junior
ParticipantePor se parecer muito com a habilidade natural que temos de andar o nado crawl é o preferido para se iniciar o ensino dos 4 nados formais,pois ao alternar os movimentos dos braços e pernas dentro da água em uma posição ventral e também lateral dentro da água pode vir a gerar no aluno uma posição de maior controle do corpo dentro da água,o que não é verdade pois tudo vai depender de como a AMA foi utilizada no processo inicial de aprendizagem da Natação.
Pois quanto melhor for feito o processo da AMA mais o aluno se sentirá seguro em aprender qualquer nado independente da ordem de ensino.Alexandre de Almeida Junior
ParticipanteÉ importante para o professor reconhecer oa níveis de conhecimento procedimental e conceitual para que ele possa trazer para a sua aula possíveis situações de risco que seus alunos poderão encontrar fora do ambiente da piscina,pois muitas das mortes por afogamento estão mais ligadas ao conhecimento conceitual do que o saber nadar propriamente dito.
Assim é importante o professor conhecer as causas do afogamento e trazer para a aula,oferecendo aos alunos atividades em que eles percebam as suas próprias limitaçõesAlexandre de Almeida Junior
ParticipanteProfessor acredito que a proposta por mim e pela Tuany apresentada caracteriza a concepção global de ensino pois nessa ela se caracteriza pela aprendizagem por meio da tentativa e erro,aprendizagem pelas próprias experiências na água.
Podemos ainda destacar alguns pontos positivos para a utilização dessa concepção nos dias atuais:
Trabalho no meio aquático
Atitude ativa do aluno
Respeito dos imperativos psicológicos e biológicos
Nado adaptado as necessidades e circunstâncias.
Assim juntando as partes positivas dessa concepção com a juntamente com a concepção Analítica e a Moderna teremos uma boa aprendizagem da Natação.Alexandre de Almeida Junior
ParticipanteCom certeza Micaela acredito também que não exista um momento específico,porém acho importante esse ensino da hidrodinâmica e também do AMA seja nos primeiros anos de vida,pois a criança diferente do adulto terá uma compreensão mais fácil dos movimentos pois ela ainda está em uma fase de desenvolvimento e descobertas,porém o adulto também terá um desenvolvimento de suas habilidades aquáticas,bastando ele se dedicar a aprender.
Alexandre de Almeida Junior
ParticipanteNa prática os resultados são diferentes pois muitas das vezes os pais de alunos e os alunos adultos ao iniciarem às aulas já começam com uma expectativa de aprender o mais rápido possível os nados formais e não entendem que o processo de AMA é imprescindível para uma boa aprendizagem.
Alexandre de Almeida Junior
ParticipanteNão,pois sendo o comportamento humano na terra diferente do meio aquático se torna necessário primeiramente uma adaptação ao meio pois esse primeiro contato é fundamental para nos adaptarmos a essa nova experiência.
O processo da AMA deve ser pensado em médio e longo prazo garantindo assim um conjunto condições motoras,cognitivas,sociais e emocionais de comportamento no aprendiz em resposta a situações variadas e dominadas pela presença da água,sendo a AMA a etapa que vai gerar experiências boas ou ruins nos indivíduos com relação ao ambiente aquático (piscina,Rios,Mar,açudes,cachoeiras).Alexandre de Almeida Junior
ParticipanteProfessor Guilherme,acredito que o professor antes de iniciar o ensino das técnicas ele deve fazer fazer com que seus alunos tenham experiências gerais com diferentes utilizações corporais dentro da água,assim gastando mais tempo nesse processo inicial fide adaptação do aluno ao meio aquático o professor terá menos dificuldades em ensinar as técnicas mais avançadas.
Alexandre de Almeida Junior
ParticipanteProfessor Guilherme o momento mais importante do ensino da hidrodinâmica para mim é nos primeiros anos de vida quando ainda estamos criando uma consciência corporal e também estamos nos ambientado em um meio (aquático) que é um meio no que nos trás dificuldades de locomoção devido as nossas características físicas.
Alexandre de Almeida Junior
ParticipantePorque o professor precisa entender do meio no qual os movimentos serão realizados[ágaua],além de que entendendo o conceito de hidrodinamica e hidrostatica o professor irá compreender melhor o comportamento humano dentro da água melhorando assim sua capacidade de ensinar,e isso se torna importante na medida que compreendendo melhor o ambiente e o comportamento corporal o professor irá melhorar cada vez mais suas técnicas e ferramentas de ensino.
Alexandre de Almeida Junior
ParticipanteUm dois pontos positivos da concepção de Ensino Global é que o individuo aprendia pelas próprias experiencias na água,requerendo do aluno uma atitude mais ativa com relação a busca pelo aprendizado.
Essa concepção nos dias atuais poderia ajudar o professor no processo inicial de ensino da natação servindo como uma ferramenta de adaptação dos alunos ao meio aquático. -
Esta resposta foi modificada 4 anos, 1 mês atrás por
-
AutorPosts