- Este tópico contém 54 respostas, 12 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 5 meses atrás por
Guilherme Tucher.
-
AutorPosts
-
-
24 de agosto de 2020 às 22:08 #3956
Gabriela Jade
ParticipanteComo saber o momento certo da transição do aluno da adaptação para o ensino dos nados formais ? se cada um tem um tempo de aprendizagem , quem define isso?
-
24 de agosto de 2020 às 23:37 #3958
Raniel Enargio Imperiano da Silva
ParticipanteAcredito que o momento certo da transição do aluno da adaptação para os nados formais deve ocorrer quando o mesmo aprender/entender a importância da familiarização com a água e após ter completado o ciclo de aprendizagem sobre equilíbrio, respiração e propulsão, daí então inciar os aprendizados sobre nados formais. Sobre o tempo de aprendizagem, entendo que cabe ao professor como agente facilitador observar,ensinar e caracterizar uma prática pedagógica/andragógica que melhor se encaixe para auxiliar os alunos, e não focar em definir um tempo específico mas sim em múltiplas práticas que facilitem o entendimento e a mudança de comportamento em função das experiências em aula.
-
25 de agosto de 2020 às 8:05 #3959
Tiago Martins
ParticipanteEu penso que atualmente essa distinção não tem tempo marcado, pois com os métodos pedagógicos aplicados, acompanhamento do profissional, o contato com a água, dentre outros fatores, o aluno se desenvolve aplicando em maior ou menor grau os princípios dos nados formais, como peito e crawl, que são os nados com movimentos mais naturais do homem.
-
25 de agosto de 2020 às 9:53 #3961
Guilherme Tucher
MestreComeçamos com força total.
Fico muito feliz com a iniciativa.
Vou colocar mais lenha na fogueira.
E por que a fase de adaptação ao meio aquático precisa acabar?
-
25 de agosto de 2020 às 15:29 #3963
Raniel Enargio Imperiano da Silva
ParticipanteAcho que por ser um ponto negativo da concepção analítica, por ter uma “duração” de aprendizagem, “vai durar tantas semanas vvai se adaptar em tantos meses”
-
25 de agosto de 2020 às 19:17 #3965
Marcus Vinicius Silva Moreira
ParticipanteVerdade professor, não tinha pensado nisso.
Normalmente só só desenvolvemos o equilíbrio, respiração e propulsão. Pra aprender os nados formais o mais rápido possível. Acho que podemos pensar em uma adaptação mais continua. onde o aluno possa ter uma aprendizagem mais significativa e autonoma. -
26 de agosto de 2020 às 9:59 #3966
Guilherme Tucher
MestreOi, Raniel. Não entendi o que quis dizer.
-
26 de agosto de 2020 às 10:01 #3967
Guilherme Tucher
MestrePois é, Marcus.
E uma coisa importante: o que exatamente você precisa ensinar em equilíbrio, respiração e propulsão? -
26 de agosto de 2020 às 11:36 #3969
Tiago Martins
ParticipanteAcredito que no equilíbrio, devemos dar foco na posição correta do corpo e movimento dos membros, no intuito de evitar o “arrasto” gerado pelo mal posicionamento na água.
Na respiração, o foco deve ser principalmente no tempo certo da inspiração e expiração, avaliando se o aluno tem boa coordenação desse ciclo.
Na propulsão, cabe destacar, mais uma vez, a coordenação dos movimentos do corpo, analisando e corrigindo a sincronização das pernadas e braçadas com fins em aproveitar o maior deslize na água.
Como se observa, a boa prática do nado está diretamente condicionada ao bom equilíbrio, boa respiração e melhor aproveitamento da propulsão. -
26 de agosto de 2020 às 16:33 #3972
brunabaca
ParticipanteMas a fase de adaptação ao meio aquático realmente precisa acabar, professor? Visto que o ser humano não foi desenvolvido para sobreviver naturalmente no meio aquático, e por isso muitos indivíduos carregam traumas e medos quando imersos na água, a fase da adaptação a esse ambiente é imprescindível. Baseado nos estudos, e até mesmo na vivência, eu afirmo que o AMA é necessário para a aprendizagem da natação, e posteriormente para os nados.
-
26 de agosto de 2020 às 18:28 #3974
Guilherme Tucher
MestreBruna, foi justamente o que eu questionei antes. Ela precisa acabar? Se você acha que não, então o que muda?
-
26 de agosto de 2020 às 18:29 #3975
Guilherme Tucher
MestrePessoal, o que vocês acharam do posicionamento do Tiago?
-
26 de agosto de 2020 às 19:50 #3978
Joao
ParticipanteEu concordo com Tiago, é preciso ensinar ao aluno ter uma boa coordenação de respiração e movimentos dos membros, para que se tenha uma propulsão desejada e eficaz na água.
-
26 de agosto de 2020 às 20:18 #3981
Guilherme Tucher
MestreTudo bem, João. Mas lembre-se que estamos falando da fase de AMA.
Esse fato muda alguma coisa na sua colocação?
-
26 de agosto de 2020 às 20:32 #3982
Joao
ParticipanteProfessor, não muda. Na minha visão o aluno iniciante que está se adaptando ao meio aquático vai ter suas dificuldades, uns mais e outros menos, mas desde o início deve ser instruído pelo seu professor, seja em uma aula teórica ou uma aula prática, os detalhes de como se sair bem no aprendizado básico da natação(de como se faz a respiração, quais os movimentos certos dos membros e etc.), mas só com a prática na água este aluno terá como se desenvolver e terá o apoio do professor para melhorar sua técnica de nado.
-
26 de agosto de 2020 às 21:45 #3983
Ana Carolina Furtado Ramos
ParticipanteConcordo com o tiago, e acredito que a concepcao analitica junto com a concepcao moderna sao importantes para exercer os movimentos e a respiracao perfeitamente. Acredito que ambos os conceitos sejam importantes para se obter um bom resultado.
-
27 de agosto de 2020 às 0:00 #3984
brunabaca
ParticipanteConcordo em partes com o Tiago. Essas exigências que ele citou na respiração, equilíbrio e propulsão só devem ser cobradas do aluno nas fases finais da adaptação ao meio aquático, pois o objetivo do AMA é justamente familiarizar o ambiente aquático para o indivíduo. A princípio, o papel do professor no AMA é deixar o aluno confiante e seguro na água, de modo que consiga respirar sem se afobar, realizar apneia, imergir e emergir por vontade própria, se locomover e permanecer no mesmo lugar em equilíbrio. Depois de dominado esses desafios, ai sim pode ser exigido maior desempenho do aluno.
E respondendo sua pergunta, professor, o AMA não tem que acabar pelos motivos que citei acima. É nessa fase que vai ser desenvolvido a coordenação motora na água e a confiança em si mesmo nesse novo ambiente.
-
27 de agosto de 2020 às 9:50 #3985
Guilherme Tucher
MestreJoão, vou dividir a sua resposta em duas partes:
1ª parte – “Professor, não muda. Na minha visão o aluno iniciante que está se adaptando ao meio aquático vai ter suas dificuldades, uns mais e outros menos, mas desde o início deve ser instruído pelo seu professor, seja em uma aula teórica ou uma aula prática, os detalhes de como se sair bem”
Minha resposta: concordo com você. Mas perceba como você foi extremamente generalista na resposta. A discussão é sobre a colocação do Tiago sobre o quê devemos ensinar na AMA. Eu discordo dele, pois os exemplos que ele deu se referem ao ensino dos nados. Mas lembrem-se, estamos falando da AMA. A sua resposta foi generalista porque ele serve para qualquer fase de aprendizagem.
2ª parte – “no aprendizado básico da natação(de como se faz a respiração, quais os movimentos certos dos membros e etc.), mas só com a prática na água este aluno terá como se desenvolver e terá o apoio do professor para melhorar sua técnica de nado.”
Minha resposta: na sua resposta, qual o sentido que você está dando para a palavra NATAÇÃO? Se estamos falando da AMA, existe movimento certo e errado da respiração e de movimentos de braços? Ou esse é um entendimento mais participar ao ensino dos nados?
Vamos lá, estou te provocando.
-
27 de agosto de 2020 às 9:53 #3986
Guilherme Tucher
MestreOlá, Ana Carolina. Seja bem vinda a discussão.
A partir das minhas apresentações que vocês assistiram, como você conceitua a Concepção Analítica e a Moderna Sintética.
A sua resposta não está correta. Isso pode dever-se ao entendimento inadequado dessas duas Concepções.
-
27 de agosto de 2020 às 9:54 #3987
Guilherme Tucher
MestreBruna, discutindo a primeira parte da sua resposta: então o que deveria ser ensinado no início?
Discutindo a segunda parte: concordo com você. Mas a sua consideração anterior não torna essa sua resposta um pouco incoerente?
-
27 de agosto de 2020 às 10:57 #3988
Joao
ParticipanteComo se trata de AMA realmente o aluno não tem nenhum conhecimento de como agir na água, não sabe os movimentos corretos, mas ele pode receber uma aula teórica antes de entrar na água de como são as técnicas usadas para se deslocar na água, mas sem usar um padrão de nado específico, e sabendo que ele vai se desenvolver de forma gradual, com os exercícios propostos dentro d’água até se sentir confiante de que pode nadar.
-
27 de agosto de 2020 às 13:27 #3989
isabelabraga08
ParticipanteBoa tarde, professor. Concordo com a Bruna ppois acredito que ela quis dizer que o que deveria ser ensinado primeiro,dentro da Adaptação ao meio aquático, é a descoberta do meio e após essa fase, o aluno aprende a respiração, equilíbrio e a propulsão.
-
27 de agosto de 2020 às 13:51 #3997
brunabaca
ParticipanteNa minha opinião, no início do AMA o professor deve tornar o ambiente aquático o mais natural e familiar possível para o aluno. E para isso é necessário trabalhar questões básicas de adaptação ao novo ambiente, como por exemplo se acostumar com a água escorrendo nos olhos e nariz o tempo todo.
As aulas iniciais devem ser ministradas com o objetivo de descoberta. É preciso que o aluno experimente as formas de locomoção na água, aprenda a respirar com a boca ao invés do nariz, saiba imergir e emergir com segurança, saiba se equilibrar em decúbito ventral e dorsal, etc. Tudo de forma gradual.E respondendo a segunda pergunta: Com o AMA o aluno vai entender a diferença de como se comportar no ambiente aquático, tanto em questão motora quanto sensorial. E eu não acho que a consideração anterior torne minha resposta incoerente, pois eu disse que no início do AMA deve ser ensinado questões básicas de familiarização do novo ambiente, mas nas fases finais já pode ser cobrado maior desempenho (como coordenação de respiração, maior equilíbrio e propulsão), pois seria o estágio anterior às aulas de nado.
-
27 de agosto de 2020 às 18:57 #4126
Igor Lima
ParticipanteCreio que a divisao em turmas seria o mais cabivel para uma analise de AMA (adaptacao ao meio aquatico), assim dividindo alunos com mais facilidade dos demais.
-
27 de agosto de 2020 às 20:05 #4132
Gabriela Jade
ParticipanteConcordo com o que você disse ,acho que um dos maiores desafios como professor e facilitador é reconhecer isso no aluno , talvez seja algo que só a prática e vivência no ensino nos norteie. Eu só não sei o que é ‘Andragógica” , isso estava no nosso material ? kkkkk Se puder me explicar agradeço 🙂
-
27 de agosto de 2020 às 22:18 #4133
Gabriela Jade
ParticipanteVerdade Tiago e penso que as vezes os alunos são introduzidos aos nados formais muito rapidamente , já conheci pessoas por exemplo que sabiam nadar crawl mas não sabiam se manter sem afundar no mesmo lugar , então quando fadigadas procuravam a raia ou a borda desesperadas . A função primordial que penso ser a sobrevivência primeiro na hora de investir na habilidade de nadar tem sido meio que posta de lado.
-
27 de agosto de 2020 às 22:37 #4134
Gabriela Jade
ParticipanteOlha , é mesmo né , por que ? kkkkkkkkkk
Foi uma pergunta que me fez pensar bastante , levando em consideração que trabalhamos com objetivos que são em sua maioria a adaptação ,depois aprender todos os métodos formais e depois aperfeiçoa-los , eu não sei se o aperfeiçoamento pode ser considerado como parte ainda da adaptação ao meio aquático,ou se dentro de cada aula além do aperfeiçoamento dos métodos poderiam ser incluídas outras atividades diferentes no meio aquático que desafiassem o individuo de outras formas , jogos por exemplo , desafios que os façam continuar buscando novas adaptações e explorar o meio aquático de outras maneiras. Dei uma viajada mas foi isso que pensei. -
28 de agosto de 2020 às 9:30 #4135
Guilherme Tucher
MestreOi, João. Acho que ainda não está tão claro para você quais são os objetivos da AMA. Você assistiu aos vídeos sobre esse assunto?
-
28 de agosto de 2020 às 9:31 #4136
Guilherme Tucher
MestreOi, Isabela. Mas são só esses conteúdos de ensino da AMA que discutimos?
-
28 de agosto de 2020 às 9:35 #4137
Guilherme Tucher
MestreBruna, você está indo muito bem. Só precisamos ter atenção a uma coisa: mesmo próximo do “final” da AMA (se é que podemos pensar assim), não estamos interessados em Crawl, Costas, Peito e Borboleta. Sendo assim, não tem um padrão de respiração ou de coordenação que devemos ensinar.
É lógico que existem movimentos considerados mais ou menos adequados a tarefa que foi solicitada. Mas não confundam AMA com os nados formais.
😉
-
28 de agosto de 2020 às 9:39 #4138
Guilherme Tucher
MestreIgor, realmente a divisão dos alunos por níveis é o melhor caminho para uma aula mais adequada.
Qual critério você sugeriria para isso?
-
28 de agosto de 2020 às 9:41 #4139
Guilherme Tucher
MestreGabriela, no vídeo discutimos que o é Andragogia. Enquanto a Pedagogia se preocupa com o ensino das crianças, a Andragogia está relacionada ao ensino dos adultos.
A ideia é: crianças e adultos precisam de caminhos diferentes de aprendizagem, mesmo que os conteúdos de ensino, no final, sejam os mesmos.
-
28 de agosto de 2020 às 9:42 #4140
Guilherme Tucher
MestreGabriela, é isso mesmo que acontece. E esse exemplo que você deu é muito comum.
-
28 de agosto de 2020 às 9:45 #4141
Guilherme Tucher
MestreGabriela, você “viajou” bem e era isso que eu queria.
Por que a AMA precisa acabar. Os seus conteúdos também não podem ser aperfeiçoados? Os seus conteúdos não podem ser ensinados/aperfeiçoados de forma concomitante a iniciação/aperfeiçoamento dos nados formais?
Se for um atleta adulto preocupado em participar de competições, a discussão é outra. Mas se pensarmos nas crianças e jovens (atletas ou não) e nos adultos não atletas, essa iniciativa deixaria a aula ainda mais útil e interessante.
-
28 de agosto de 2020 às 14:52 #4143
Igor Lima
ParticipanteEntão Gabriela, creio que a AMA nunca termine, pois os alunos/atletas sempre estarão se adaptando conforme seu nível, sua experiência em um ambiente onde não é o nosso. Procure depois só a fim de curiosidade sobre uma tribo chamada Bajau que são chamados de humanos aquáticos.
-
28 de agosto de 2020 às 15:01 #4145
Ana Carolina Furtado Ramos
Participanteoi Gabi, em relacao a sua pergunta sobre Andragogia, sabemos que pedagogia é a educacao voltada para criancas. A Andragogia esta voltada a educacao de jovens e adultos. Esta na nossa primeira aula de fundamentos.
-
28 de agosto de 2020 às 15:01 #4146
Igor Lima
ParticipanteAcho que alguns dos principais critérios para avaliarmos algum aluno iniciante ou não são exatamente onde estamos nos treinos. Exemplo: Uma turma inicial está tendo aulas de respiração e flutuação, porém alguns alunos já conseguem dominar isso e ficam um pouco frustrados achando que perdem tempo. Talvez uma periodização de treinos mais puxada, indo mais vezes ao longo da semana para treinos específicos diferentes como iniciar os tipos de nados (em específico para o exemplo dado), sem separar totalmente ele da turma inicial também para não causar frustrações nós iniciantes menos “habilidosos”.
-
28 de agosto de 2020 às 23:15 #4147
Joao
ParticipanteAssisti aos vídeos sim, Professor. Inclusive esse que está no Youtube, https://www.youtube.com/watch?v=Anw0LwLD_jo&t=13s, talvez tenha me expressado mal, entedi que AMA é feito a longo prazo, mas quis dizer que o aluno precisa de algum conceito durante uma aula formal de acordo com seu nível no meio aquático.
-
29 de agosto de 2020 às 17:17 #4149
Guilherme Tucher
MestreIsso ai, Isabela.
E antes que eu me esqueça, fico feliz com o seu retorno. -
29 de agosto de 2020 às 17:19 #4150
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, Ana Carolina. Obrigado
-
29 de agosto de 2020 às 17:21 #4151
Guilherme Tucher
MestreIgor, mas estamos falando de aprendizagem (aula) ou competição (treinos)?
A palavra treinamento/treino significa a repetição de alguma coisa para se tornar melhor. Mas tradicionalmente, na educação física, é utilizado como referência a competição.
-
29 de agosto de 2020 às 17:44 #4152
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, João. A ideia é que ensinamos conhecimentos procedimentais, conceituais e atitudinais.
-
29 de agosto de 2020 às 17:59 #4153
isabelabraga08
ParticipanteObrigada, professor. Fico feliz que você tenha ficado feliz kkk🙏🏼
-
30 de agosto de 2020 às 17:07 #4154
Gabriela Jade
ParticipanteMuito obrigada Carol . 🙂
-
30 de agosto de 2020 às 17:22 #4155
Gabriela Jade
ParticipanteEsclarecido agora. rsrs
Conclusão , a adaptação nunca termina e há sempre novas formas e possibilidades de explora-la , claro que sempre levando em conta a diferença entre o esporte de alto rendimento que exige mais repetição e aperfeiçoamento dos nados formais além das qualidades físicas como força e resistência.
E o esporte por lazer e qualidade de vida onde essa “adaptação” pode ser explorada de outras maneiras visando as habilidades que se encaixem mais a realidade desses indivíduos. -
30 de agosto de 2020 às 17:33 #4156
Gabriela Jade
ParticipanteOlá Igor , concordo coma sua resposta e conferi sobre os Bajau, achei incrível a história deles !:)
-
31 de agosto de 2020 às 10:04 #4161
Guilherme Tucher
MestreBeleza, Igor.
Mas o importante é a experiência do jogo, certo? Por que precisa destacar que é competitivo?Quais são as consequências do “ser competitivo” para indivíduos que estão em processo de aprendizagem?
-
31 de agosto de 2020 às 10:06 #4162
Guilherme Tucher
MestreÉ isso aí, Gabriela.
Levantei uma nova discussão, em outro tópico desse fórum, para discutirmos, por exemplo, como as aulas de natação (em seu sentido mais amplo) podem contribuir com a prevenção de afogamentos.
-
21 de setembro de 2020 às 7:31 #4881
Igor Lima
ParticipanteEntão, seria aquilo que eu havia dito no outro fórum, uma divisão de turmas, sendo ela a critério do professor. Após essa divisão, quem estiver mais bem ambientado ao meio aquático, mais seguro também, poderá iniciar os nados.
-
21 de setembro de 2020 às 7:35 #4882
Igor Lima
ParticipanteEntão professor, acho importante a competitividade sim, mas de forma sadia. Pessoas sem experiência sendo competitivas demais, podem acabar até se ferindo ou ferindo outras pessoas. Um exemplo em algo da AMA, seria caso um aluno extremamente competitivo fosse fazer apneia e acabasse desmaiando. Tudo tem seu lado bom e ruim, cabe o bom uso do professor, no caso análise de hora e local.
-
21 de setembro de 2020 às 10:04 #4888
Guilherme Tucher
MestreVerdade, Igor.
Os métodos competitivos e cooperativos tem grande utilidade nas aulas de natação. Mas o resultado só será positivo se o professor utiliza-los adequadamente.
-
21 de setembro de 2020 às 18:25 #4913
Pedro Henrique V A Pinho
ParticipanteProfessor,
Acredito que na AMA, tanto no campo da andragogia ou pedagogia, o professor tem que ser estimular a maior cooperatividade possível.
Apesar da execução dos exercícios serem uma coisa individual, pode-se, por exemplo, colocar alunos mesclados por nível numa raia para fazer determinada atividade competitiva: grupos com mais e menos desenvolvidos no mesmo “time” para uma competição qualquer dentro da aula, por exemplo. É muito importante pro pessoal que está um nível abaixo ser incentivado pelos mais proficientes, por exemplo.
Também penso que o professor deve regular essa competitividade para que não tenhamos excessos, como o Igor bem citou o caso da apnéia acima.
-
21 de setembro de 2020 às 18:47 #4916
Guilherme Tucher
MestreSim, Pedro.
E como eu disse:o resultado só será positivo se o professor utiliza-los adequadamente
-
4 de novembro de 2020 às 22:42 #5819
Mariana Rodrigues Bouhid dos Santos
ParticipanteOi Igor, eu estava lendo a discussão no fórum e vi sua sugestão para procurar os bajau. Procurei e achei muito maneiro. Entre as coisas que achei tem esse link com uma discussão interessante de uma pesquisadora sobre possibilidades para explicar essas habilidades deles, se quiser ver e ainda não tiver visto, olha que legal
A respeito da sua resposta sobre a AMA nunca terminar, eu concordo. Acho que mesmo trabalhando nados formais, força, resistência, flexibilidade ou qualquer valência, sendo no ambiente aquático é interessante colocar uma atividade inicial em que seja trabalhada a AMA, mesmo para alunos avançados. É um pouco do que uma pessoa colocou na discussão: tem alunos que dominam técnica de nado e quando param na água não sabem o que fazer e podem até se afogar! Mas também é sobre a pessoa se sentir confortável no ambiente onde vai ter a aula e sentir prazer durante a prática e para isso ela estar confortável está relacionado com a adaptação ao meio aquático. -
6 de novembro de 2020 às 18:17 #5833
Guilherme Tucher
MestreOlá, Mariana.
Quando vi, também achei muito interessante o vídeo sobre Bajau.
Sobre a AMA, acho que o caminho é esse. Se dosarmos os conteúdos de ensino, eles podem ser desenvolvidos em diferentes complexidades.
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here