- Este tópico contém 17 respostas, 8 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos atrás por
Guilherme Tucher.
-
AutorPosts
-
-
11 de março de 2021 às 13:38 #10658
Guilherme Tucher
MestreComo o reconhecimento da existência dos níveis de conhecimento procedimental e conceitual pode ajudar o professor de natação a ensinar com mais pertinência os conteúdos de prevenção de afogamentos como conteúdo de ensino da natação?
-
13 de abril de 2021 às 15:12 #11557
Rafaela Maciel
ParticipanteBom eu acredito que quando o professor ele se coloca no lugar do aluno ele pensa: “o que eu tenho que saber?” “o que eu preciso saber?” ” como devo me comporta?” isso facilita muito seu planejamento para que seja condizente com aquilo que o professor vai trabalhar e esperar do aluno, para a criação de avaliações bem elaborada e bem aplicada com bastante eficiência. Então por isso o conhecimento desses níveis é fundamental para um trabalho ter resultados de qualidade de acordo com aquilo que se espera.
-
14 de abril de 2021 às 9:57 #11574
Guilherme Tucher
MestreRafaela, mas para prevenir um possível quadro de afogamento, qual seria a contribuição desses dois níveis de conhecimento (procedimental e conceitual)?
-
15 de abril de 2021 às 11:43 #11597
Rafaela Maciel
ParticipanteBom o profissional que reconhece esses níveis de conhecimento tem que propor atividades que vão permitir que os alunos compreendam as suas limitações, seu potencial e com isso aprender as posturas adequadas os procedimentos corretos e conhecimento teórico então é importante que o professor tenha uma conversa com seus alunos e uma reunião com os pais para sabarem como instruir seu filhos e assim previnir os acidentes de afogamento
-
16 de abril de 2021 às 13:52 #11619
Guilherme Tucher
MestreBeleza.
E nesse caso, como eu já disse alguma vezes, pode ser que “o entender o que não se deve fazer” seja tão ou mais importante “do que saber fazer”.
-
-
-
-
15 de abril de 2021 às 9:13 #11595
Lucas da Cruz
ParticipanteA nível procedimental pode ser trabalhado nas aulas situações que simulem uma situação de afogamento, ensinando ao aluno como deve agir ao passar por uma situação dessas ou até mesmo presenciar uma. Por exemplo, praticar durante aula o deslocamento pela piscina “rebocando” um outro aluno que esteja apoiado em um objeto flutuante, mostrar como seria a melhor forma de abordar uma pessoa numa situação de afogamento, etc.
A nível conceitual pode ser abordado conteúdos teóricos sobre prevenção de afogamentos, identificação dos riscos, analisar uma situação para verificar qual a melhor maneira de agir, noções básicas de primeiros socorros a afogados, etc. De forma que o aluno compreenda esses conceitos e o ajude a manter a calma , analisar a situação e tomar a melhor decisão, caso se encontre em uma dessas situações ou presencie uma. Esse papel da abordagem conceitual é muito importante pois a melhor maneira de evitar um afogamento é a prevenção, e ela se dá a partir do momento que o indivíduo tem um conhecimento teórico adequado e possui a consciência dos seus limites.
-
16 de abril de 2021 às 13:54 #11620
Guilherme Tucher
MestrePerfeito, Lucas.
E os conteúdos podem ser trabalhados separadamente, como você expôs, ao de forma simultânea.
Ou justamente as dificuldades procedimentais levarão ao desenvolvimento do conceitual.
-
-
17 de abril de 2021 às 17:46 #11661
sidneysales
ParticipanteA parte conceitual rege toda parte procedimental, e essa hierarquia do aprendizado, na minha opinião, deve ser usada da melhor forma possível. O professor pode apresentar vídeos como forma de inserir a turma no conteúdo e antes de cada aula mostrar os perigos que a piscina pode acarretar, como no caso o afogamento. A parte procedimental seria o modo de agir em cada situação, treinando os procedimentos de prevenção, usando os equipamentos da própria aula como método de ajuda e precaução.
-
19 de abril de 2021 às 9:34 #11684
Guilherme Tucher
MestreLegal, Sidney.
Vale lembrar que o afogamento pode acontecer em qualquer ambiente aquático. Assim, essa também deve ser uma preocupação do professor.
-
-
17 de abril de 2021 às 22:24 #11668
Daniel Oliveira Santos dias
ParticipanteA parte conceitual tambem concordo que pode ser auxiliada com apresentação de videos, demonstrando os perigos e as formas corretas que devemos proceder num caso de afogamento. Até mesmo para os alunos possam assistir a vídeos de afogamentos para terem noção da reação que uma pessoa que está se afogando tem. A forma procedimental é fazer com que os alunos simulem em atividades como seria a conduta correta que terão que tomar em situações de afogamento . Realmente treinar essa simulação caso ocorra tal dificuldade a pessoa saber como agir. A vivência faz com que a aprendizagem seja mais concreta.
-
19 de abril de 2021 às 9:35 #11685
Guilherme Tucher
MestreDaniel, e nada impede que o desenvolvimento dos conteúdos procedimental e conceitual aconteçam de forma simultânea.
-
-
19 de abril de 2021 às 9:55 #11690
GRAZIELA FARIA
ParticipanteNo procedimental , podemos demonstrar ao aluno, formas para ajudar, caso presencie um afogamento e como ajudar a socorrer.
e a forma conceitual, forma de prevenir o afogamento e ensina as teorias, de como vai agir na pratica, quando for socorrer.-
19 de abril de 2021 às 9:58 #11691
Guilherme Tucher
MestreGraziela, e até mesmo como agir para que a situação não aconteça!
-
-
19 de abril de 2021 às 16:25 #11704
Fabio Klotz Silva
ParticipanteO nível procedimental auxilia a desenvolver experiências motoras dentro do universo da prevenção, com conceitos que envolvem adaptação ao meio aquático, salvamento, competência motora aquática e o saber nadar. Da mesma forma, pode levar para a piscina dificuldades encontradas em outros ambientes, no sentido de uma simulação.
O conceitual envolve trabalhar o conhecimento de que a prevenção é a melhor forma de evitar o afogamento, que é preciso analisar os riscos de cada ambiente, conhecer as próprias limitações, as sinalizações, o que deve ser evitado e como se portar caso passe por esta situação ou presencie uma situação.-
21 de abril de 2021 às 11:08 #11840
Guilherme Tucher
MestreExcelente, Fábio.
-
-
26 de abril de 2021 às 23:04 #11922
Edukerr
ParticipanteA melhor maneira de evitar um afogamento é a prevenção, a partir disso, deve-se reconhecer a existência dos níveis de conhecimento procedimental e conceitual pois um indivíduo que saiba esses dois, saiba o que fazer e for treinado, saiba seus limites e entenda sobre determinadas situações é um indivíduo mais capacitado para exercer um salvamento, é a partir disso que o professor deve ensinar , tornando sua aula mais pertinente
-
27 de abril de 2021 às 11:59 #11933
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, Eduardo.
-
-
27 de abril de 2021 às 12:00 #11934
Guilherme Tucher
MestreAgradeço a participação de todos.
Como consta na programação, as discussões pontuadas desse fórum estão encerradas.
O prazo foi dia 26 de abril.
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here