- Este tópico contém 22 respostas, 13 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 1 mês atrás por
Guilherme Tucher.
-
AutorPosts
-
-
7 de novembro de 2020 às 17:38 #6092
Guilherme Tucher
MestreComo o reconhecimento da existência dos níveis de conhecimento procedimental e conceitual pode ajudar o professor de natação a ensinar com mais pertinência os conteúdos de prevenção de afogamentos como conteúdo de ensino da natação?
-
12 de janeiro de 2021 às 15:26 #8439
Vitoria Alves
ParticipanteEntender que o meio em que geralmente os alunos aprendem a nadar, não é o único local que se deve trabalhar a prevenção do afogamento é o primeiro passo. Em seguida ,ter conhecimento de várias maneiras e formas de afogamento, também é importante para que ele(professor) tenha capacidade de reinventar e criar distintas situações dentro da piscina e que independente do meio em que ele ensine, o aluno possa levar consigo princípios que irão servir para qualquer meio aquático. Por exemplo, o aluno compreender que dentro da piscina há menos riscos de que em um rio e mostrar a ele possíveis situações e diferentes maneiras de evitar. Exemplo: Se ele está sozinho em um rio e o mesmo é muito grande e fundo, o aluno deve entender de maneira conceitual que ele não pode entrar na água. Ou, quando ele estiver na praia, e ver alguém se afogando, ele deve ter em mente de que antes de tentar salvá-lo, ele terá algum material para auxiliar e não por em risco também a própria vida. Além disso, é importante destacar que devem ter em mente seus limites em qualquer ambiente aquático, uma vez que foi falado que esse tipo de incidente pode ser imprevisível muita das vezes, como com uma criança.
-
13 de janeiro de 2021 às 13:20 #8446
Larissa Andrade da Silva
ParticipanteEsse conhecimento Procedimental para o professor, o ajudará na questão do ensino ao saber fazer e agir em eventuais situações de emergência individual e de ajuda ao próximo. Quando alguém está se afogando em um piscina o que fazer? Será que entrando em contato direto com a pessoa ou usando materiais flutuante que possa está perto. E já sabendo que a Prevenção é a primeira opção nesse ensino(conhecimento conceitual) então o que fazer para prevenir?é isso que o professor vai dividir em níveis e repassar ao aluno.
Já o conhecimento conceitual nesse ensino de segurança é tão importante quanto o procedimental, pois é os conceitos dessas ações, entender o que fazer e o porque, compreender o porque das diferenças do saber nada em piscina,mares e lagos é importantíssimo,o professor ciente dos tópicos de prevenção insira esse conteúdo ao alunos afim de que eles possa entender tais situações de risco e analisar se está aptos a agir ou não. -
14 de janeiro de 2021 às 16:37 #8477
Guilherme Tucher
MestreMuito bom!
-
14 de janeiro de 2021 às 19:00 #8486
Francislayne de Lima Neves
ParticipanteÉ importante que todos os professores criem simulações de afogamento entre seus alunos para que caso venha ocorrer, eles tenham a noção do que fazer, como fazer e que tipo de material utilizar, independente do ambiente (piscina, mar, lago e etc). No caso individual, é necessário passar a orientação para que riscos sejam evitados, é a partir daí que entra o procedimental e o conceitual, dando um exemplo… o aluno deve saber que é arriscado nadar para longe da praia, pois quanto mais longe, mais fundo vai ficar.
-
16 de janeiro de 2021 às 16:06 #8501
Monique Souza
ParticipanteEm muitas aulas de natação, vemos a grande preocupação em saber nadar e aprender os nados oficiais, ou porque é bonito ou para se tornar um atleta, mas o principal objetivo de “aprender a nadar” é saber como se comportar em um ambiente aquático e a lidar com diferentes situações dentro da água. Esse conhecimento sobre os níveis procedimental e conceitual fazem total diferença na aula de natação, não só porque ela será uma boa aula com diversas situações lúdicas, obstáculos, mas porque vai trazer um conhecimento além da piscina para os alunos, sejam crianças ou adultos. Esse reconhecimento e aplicação do conteúdo de prevenção, fará com que o aluno sempre saiba se comportar em diferentes ambientes aquáticos, analisar a sua capacidade diante daquela situação e ele irá repassar a informação que recebe em aula. Isso irá tornar o conhecimento além do clube ou academia, será algo que será levado para a vida inteira daquele aluno(a), por isso é tão importante o professor reconhecer a existência dos níveis de conhecimento procedimental e conceitual a fim de ensinar conteúdos de prevenção de afogamentos nas aulas de natação.
-
18 de janeiro de 2021 às 9:22 #8511
Thamyres Felizardo
ParticipanteTendo ciência dos níveis de conhecimento procedimental e conceitual, o professor consegue propor nas suas aulas diversas situações semelhantes as de afogamento, e assim consegue ensinar o aluno qual comportamento ele deve ter para prevenir essas situações, que lugares aquáticos tem riscos e maneiras de agir diferentes, o que deve fazer se estiver ou presenciar situações de afogamento. Então, reconhecer os níveis desses conhecimento é importante para que o aluno saiba sobre os diferentes comportamentos que deve ter.
-
19 de janeiro de 2021 às 9:39 #8620
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, pessoal.
Lembrem-se a esfera conceitual se refere ao compreender, entender.
Assim, o aluno não precisa necessariamente saber fazer.
Resumindo: entender o que não deve ser feito é tão importante quanto saber fazer o que deve ser feito.
-
20 de janeiro de 2021 às 15:02 #8657
Sávio Porto
ParticipantePossuindo conhecimento procedimental, o professor saberá quais atitudes que deverá tomar em determinadas situações emergenciais, em que ele terá que ajudar alguém que está em risco, usando materiais que podem auxiliá-lo no resgate. Já com o conhecimento conceitual, ele poderá usar como exemplo a diferença de nadar em piscinas e em mares e rios, e passando essa informação aos alunos, se torna em meio de prevenção também.
-
21 de janeiro de 2021 às 19:16 #8692
Guilherme Tucher
MestreSávio, mas quem deve ter esse conhecimento PROCEDIMENTAL, o professor ou o aluno?
-
22 de janeiro de 2021 às 14:33 #8739
Sávio Porto
ParticipanteO professor!!!!
-
26 de janeiro de 2021 às 9:42 #8788
Guilherme Tucher
MestreSávio, mas o plano de aula não é pensado para ensinar algo ao aluno?
-
-
-
-
28 de janeiro de 2021 às 0:28 #8844
Adryelen Siqueira de Sousa
ParticipanteÉ importante que os alunos tenham uma noção de prevenção de afogamento de diversas maneiras e quais tipos de materiais devem ser utilizados no momento. Os professores também devem alertar sempre seus alunos os riscos que correm, seja na piscina, praia, cachoeira ou lago, independente do aluno saber todos os nados formais. Por exemplo, você não deve entrar no mar quando as ondas estão fortes, pois o risco de afogamento é ainda maior.
-
1 de fevereiro de 2021 às 10:41 #8948
Guilherme Tucher
MestreSim, e essa sua última consideração é muito mais conceitual do que procedimental.
-
-
8 de fevereiro de 2021 às 11:23 #9152
Beatriz SantAnna
ParticipanteO conhecimento procedimental e conceitual auxiliará o professor a simular nas aulas situações referentes a afogamento, os comportamentos que os alunos devem e não devem ter e o que é preciso fazer para sair e/ou evitar certas situações. É importante que o aluno saiba que o mar se comporta de maneira diferente da piscina, assim como os rios e lagos. E que em determinada situação ele deve chamar um adulto e não se colocar em risco tentando salvar um amigo. Enfim, o aluno deve saber o que fazer, em que situações pode fazer, e entender o que não fazer também.
-
8 de fevereiro de 2021 às 14:25 #9177
Guilherme Tucher
Mestre👏🏼👏🏼👏🏼
-
-
22 de fevereiro de 2021 às 21:50 #9615
Manuelac
ParticipanteO professor precisa ter conhecimento procedimental e conceitual para que durante as aulas simule situações de afogamento e assim o aluno aprende como se comportar para que possa previnir essas situações. É importante o aluno entender cada ambiente aquático, pois são diferentes e saber o que fazer, como fazer e quais materiais devem utilizar em caso de afogamento e devem também entender se está apto ou não para salvar alguém e compreender o que não pode fazer.
-
25 de fevereiro de 2021 às 11:51 #9704
Guilherme Tucher
Mestreok
-
-
1 de março de 2021 às 21:18 #9894
Eduardo Werneck de Toste Fonseca
ParticipanteEsses conhecimentos (tanto o procedimental quanto o conceitual) irão ajudar o professor a mostrar para seus alunos durante as aulas, através de simulações e conversas como eles devem se portar para evitar um afogamento independente do ambiente, seja ele numa piscina ou num mar e fazer com que entendam o deve ser feito e o que não deve ser feito para a prevenção de um afogamento.
-
1 de março de 2021 às 21:23 #9895
Guilherme Amaral
ParticipantePois a partir do conhecimento destes níveis de conhecimento procedimental e conceitual o professor vai saber qual é a prevenção em cada meio aquático, entendendo que em cada meio a prática de prevenção é diferente. O professor vai saber propor e criar simulações para os que os alunos tenham a parte prática ensinada e treinada com eficiência para que aluno saiba ter a prevenção e a reação correta em cada meio. Saberá também, ensinar os conhecimentos pedagógicos conceituais, que é saber entender o afogamento e estudar suas prevenções, entendendo o porque aplicar diferentes treinos e simulações vai gerar ao aluno o conhecimento certo.
-
2 de março de 2021 às 19:59 #9946
Guilherme Tucher
Mestreok
-
3 de março de 2021 às 16:56 #10001
Rafael Adamczyk
ParticipanteReconhecer a existência dos níveis de conhecimento procedimental e conceitual irá fazer com que o professor saiba criar condições de colocar os alunos em situações que se pareçam o máximo possível com a realidade (sem arriscar nenhuma vida, é claro). Isso irá fazer com que o aluno perceba o quão difícil é resgatar alguém que está se afogando e que se esse processo for feito de maneira equivocada, pode resultar em um desastre ainda maior. Com isso, o professor conseguirá conscientizar o aluno a respeito das diferentes condições impostas pelos diferentes ambientes(rios, mares, piscina etc.) e assim o aluno saberá avaliar as situações em que ele deve tentar salvar o outro, (e como fazê-lo) e as situações em que ele deve avaliar se o nível de intimidade que ele tem com o ambiente aquático condiz com o nível de dificuldade do salvamento a ser feito.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 1 mês atrás por
Rafael Adamczyk.
-
5 de março de 2021 às 8:38 #10057
Guilherme Tucher
Mestreok
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 1 mês atrás por
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here