- Este tópico contém 37 respostas, 23 vozes e foi atualizado pela última vez 3 anos, 6 meses atrás por
Mario Henrique.
-
AutorPosts
-
-
1 de julho de 2021 às 12:49 #13646
Guilherme Tucher
MestreAnalise a seguinte afirmativa: “O planejamento do ensino é determinante para elevar a qualidade da aprendizagem da natação”. Você concorda com essa opinião? Justifique.
-
28 de julho de 2021 às 16:58 #13983
Micaela Alves da Paz
ParticipanteSim, um bom planejamento certamente proporcionará maior qualidade pois busca organizar sempre a melhor forma de promover o aprendizado. Acrescento ainda que além do profissional ter seu planejamento, deve ter em mente também que este processo precisa ser constantemente revisado para assim fazer os ajustes necessários e de fato elevar a qualidade do ensino.
-
28 de julho de 2021 às 20:01 #13986
Guilherme Tucher
MestreMicaela, você começou muito bem o Fórum 4.
-
28 de julho de 2021 às 20:23 #13992
Matheus Hiago Dias Barros
Participantesim, pois o planejamento é uma forma que o professor tem de “antecipar” as ações a serem realizadas, o que o permitirá agir de acordo com o previsto. Nesse sentido, o professor não só estará norteado quanto ao que e ao como fazer; mas também, poderá perceber se alcançou o seu objetivo ao final da aula. Vale lembrar que o processo de aprendizagem é uma via de mão dupla em qualquer que seja o segmento. Então, o professor não pode está completamente “amarrado” ao planejamento pois ele também aprende nesse processo.
Após conhecer a turma com a qual irá trabalhar, seria legal que o professor buscasse formas de adaptar o seu planejamento à essa turma.-
1 de agosto de 2021 às 12:58 #14009
Guilherme Tucher
MestreVerdade, Matheus.
Vale lembrar que esse planejamento pode ser da maior até a menor estrutura.
-
-
-
31 de julho de 2021 às 19:19 #14005
Maria Julia Mendonça
ParticipanteCom certeza. O planejamento é determinante para que o objetivo proposto seja alcançado da melhor maneira possível, é através dele que o aprendizado se torna intencional e não mero acaso e é com ele que podemos perceber se estamos obtendo êxito com nossas aulas. Sem um planejamento essa avaliação futura seria muito complicada, senão impossível, pois estaríamos entregues a aleatoriedades, prejudicando muito a progressão do ensino e, assim, a qualidade deste.
-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 9 meses atrás por
Maria Julia Mendonça.
-
1 de agosto de 2021 às 12:59 #14010
Guilherme Tucher
MestreMaria Júlia, gostei da sua resposta e vou destacar a seguinte parte: “aprendizado se torna intencional e não mero acaso“
-
2 de agosto de 2021 às 21:19 #14033
Micaela Alves da Paz
ParticipanteMaria Julia, achei interessante o seu comentário pois correlaciona o planejamento com a avaliação futura, e realmente, sem esse planejamento não seria possível realizar uma comparação com os objetivos e consequentemente, os ajustes necessários para promover o melhor aprendizado. Ou seja, o planejamento evolui para que com ele a qualidade do ensino também evolua.
-
5 de agosto de 2021 às 13:31 #14058
Guilherme Tucher
MestreVerdade, Micaela.
Está tudo interligado.
-
-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 9 meses atrás por
-
1 de agosto de 2021 às 16:08 #14017
Renata Fernandes
ParticipanteSem dúvidas! Com a ausência de planejamento estaremos apenas dando aulas soltas, pois tendo um conseguimos delimitar objetivos e acompanhar a evolução de cada aluno, vendo se é possível passar para a etapa seguinte ou não. Sem planejar é muito difícil avançar as alunas com os alunos e ter uma progressão pedagógica eficiente.
-
2 de agosto de 2021 às 10:59 #14024
Guilherme Tucher
MestrePonto importante, Renata: o planejamento faz a ligação entre as aulas – para que tenham um sentido de continuidade da aprendizagem.
-
-
1 de agosto de 2021 às 18:20 #14018
Christian Alves
ParticipanteO planejamento do ensino é fundamental para a organização, projeção da metodologia e fundamentos que o professor visa aplicar nas diversas fases desse planejamento. Serve também como uma ferramenta que dá base ao professor como um recurso de consulta,podendo avaliar quando necessário a coerência entre as aulas ministradas e a pedagogia ofertada no planejamento. Proporcionando ao professor um feedback de suas aulas.
-
2 de agosto de 2021 às 11:01 #14025
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, Christian. O planejamento serve para o professor e para os alunos.
Destaco a sua fala sobre o uso da metodologia. Saber como conduzir a aula também faz parte do planejamento do ensino.
-
-
2 de agosto de 2021 às 19:09 #14030
Deborah Marques
ParticipanteConcordo plenamente!
O planejamento é o que guiará o professor até seu objetivo final. Apenas com o planejamento conseguimos refletir sobre que caminhos podemos trilhar para alcançarmos os resultados propostos e um aprendizado eficaz. Sem o planejamento é possível produzir aprendizados (uma vez que qualquer estímulo pode gerar resultados), porém, muito provavelmente isso se dará de maneira desorganizada, aleatória, desestruturada e ineficaz para os alunos.-
5 de agosto de 2021 às 13:18 #14052
Guilherme Tucher
MestreDéborah, como discutimos em outro fórum, acho que esse é outro motivo de geralmente o processo de ensino não ser planejado: “eu faço assim e as coisas sempre deram certo. Os alunos aprendem a nadar”.
Tudo bem, aprendem. Mas …
-
-
3 de agosto de 2021 às 20:26 #14039
GRAZIELA FARIA
ParticipanteSim, concordo. O planejamento tem a função de orientar o professor a elaborar cada aula, para melhor aprendizado do aluno. Tendo em vista observar a evolução do aluno em cada exercício proposto e com o planejamento, o professor tem um tempo para poder ajudar o aluno e corrigir caso haja algum erro ou dificuldade.
-
5 de agosto de 2021 às 13:20 #14053
Guilherme Tucher
MestreVerdade, Graziela.
Até mesmo o “tempo de correção” dos alunos com dificuldade ou que entraram no meio do processo pode ser considerado no planejamento.
A questão é: o planejamento precisa ser útil e atender a realidade da escola de natação. Não adianta pegar um planejamento pronto de outro lugar, com características diferentes, e acreditar que dará tudo certo.
-
-
3 de agosto de 2021 às 23:14 #14040
Anônimo
InativoCom certeza. Em todo empreendimento ou projeto, a fase do Planejamento é de suma importância para o alcance do objetivo final. Trazendo para a disciplina, é através do Planejamento que iremos conduzir nossas aulas, implantar metodologias e mensurar resultados. Entendo também que ele não pode ser rígido, e deve se adaptar a medida que os alunos forem fornecendo um feedback dos seus níveis de aprendizagem, e retornarmos – sim -, elevando a qualidade do processo de aprendizagem. Acredito ser uma relação de troca contínua professor – aluno – professor.
-
5 de agosto de 2021 às 13:21 #14054
Guilherme Tucher
MestreBoa associação, Rodrigo.
Nesse caso, o nosso empreendimento é pedagógico. 👍🏼
-
-
4 de agosto de 2021 às 17:37 #14045
Yasminlemosreis
ParticipanteConcordo! Concordo também com os pontos destacados anteriormente pelos companheiros de turma.
A construção de um planejamento vai auxiliar durante todo o percurso para que se consiga atingir os objetivos desejados. Seja um planejamento mais amplo, como a organização geral de um período completo ou planejamentos mais específicos, como a organização das aulas, das atividades do plano, do material. É importante, como já dissertaram, que exista a consciência a de que existe a possibilidade de que existam imprevistos, algo fora do planejado, que fará com que esse plano traçado seja adaptado. Tentar permanecer em algo que não está dando certo pode acarretar problemas maiores e distanciar cada vez mais dos objetivos.
Pensando, por exemplo, em professores. Durante um determinado período pum professor precisará faltar e pede para que outra pessoa fique em seu lugar. Se esse professor que vai faltar tiver um planejamento mínimo ele vai conseguir passar as informações básicas sobre como está a turma, qual seria o objetivo dele naquele momento, entre outras questões e assim o professor que vai substituir consegue se localizar. Caso exista algum plano de aula melhor ainda, ele poderá também se localizar por ali sobre quais as atividades o outro pretendia fazer, como elas são, tempo aproximado, objetos utilizados. Caso esse professor não tenha um planejamento mínimo, como ele vai explicar qual o objetivo do trabalho com aquela turma, em que etapa os alunos se encontram. Não existirá uma coerência a ser seguida.
O que pode distanciar até mesmo as pessoas interessadas por aquela aula. Pois acabam percebendo essa falta de organização e se torna desnecessário permanecer com alguém que realize um trabalho jogado.-
5 de agosto de 2021 às 13:24 #14055
Guilherme Tucher
MestreExcelente exemplo, Yasmin.
Se o professor substituto souber ao menos os objetivos da aula, fica fácil pensar nas atividades/exercícios. É até melhor do que apenas repetir atividades/exercícios sem saber o motivo.
-
-
4 de agosto de 2021 às 20:00 #14046
Lucas Alexandre
ParticipanteSim, porque a organização do processo educativo facilita não só o papel do professor, como também o desenvolvimento do aluno quanto ao entendimento do conteúdo, da prática, da orientação, da avaliação etc. Assim, o processo de aprendizagem, em específico, da natação é uma ação educativa que ocorre de maneira pensada e estruturada para o ambiente do esporte, para os praticantes e até mesmos responsáveis, como familiares no caso de crianças e adolescentes, num curto e longo prazo, por meio de uma estrutura de ensino, como um plano de curso que visa dividir os níveis de aprendizagem, os objetivos gerais e específicos, formatos de aula e atividades para cada momento pré-aula, durante a aula e pós-aula no dia ou semana, além de pensar em outros benefícios para o aluno e suas limitações ou condições. Por consequência, todo o processo de planejamento eleva a qualidade do ensino, pois direciona o trabalho do professor para uma avaliação ampla dos alunos (idade, número de alunos, relação com o esporte e atividade específica) e do ambiente para os dois lados, também conduzindo o papel do professor para um caminho adequado na relação entre educador e educando. Já o aluno seguirá um caminho fundamental para os seus objetivos, condições e vontades, sendo uma experiência agradável e não repetitiva.
-
5 de agosto de 2021 às 13:27 #14056
Guilherme Tucher
MestreLucas, destacarei uma parte da sua resposta: “até mesmos responsáveis, como familiares no caso de crianças e adolescentes, num curto e longo prazo,”.
Até em termos financeiros e de adesão dos alunos as aulas o planejamento é importante.
Pais que entendem o caminho que o filho percorrerá, que sabem tudo o que ele pode aprender, se sentirão ainda mais satisfeitos por ele estar envolvido nas aulas de natação.
-
-
5 de agosto de 2021 às 17:06 #14067
Joao
ParticipanteConcordo com a frase. Porque é preciso planejamento para criar uma aula de acordo com o público alvo. Realizando antes de iniciar a aula uma avaliação, para saber o nível de contato com a natação de cada aluno. Se são alunos que estão iniciando na natação é necessário aplicar uma aula de ambientação ao meio líquido e aos poucos vai aplicando uma progressão pedagógica de acordo com a evolução de cada aluno. Se a aula vai ser ministrada para alunos avançados o professor fará uma aula com planejamento de ensino totalmente diferente, com atividades específicas para melhora da técnica empregada por esses alunos, e assim conseguirá uma aula de alta qualidade.
-
7 de agosto de 2021 às 19:12 #14070
Driellyn Canuto
ParticipanteSim, o planejamento é parte fundamental das aulas. Na sua construção são definidos todos os objetivos das aulas e os meios que serão utilizados para atingi-los, com isso o professor consegue ter controle das metodologias que foram mais eficazes e as que não fruíram bom retorno dos alunos. Esse planejamento precisa está aberto a mudanças para o melhor aproveitamento e desenvolvimento das aulas.
-
7 de agosto de 2021 às 21:34 #14071
Maria Eduarda Pastore
ParticipanteCom certeza! Um bom planejamento eleva a qualidade da aprendizagem da natação pelo fato de sempre saber o que irá ser apresentado aos alunos, antecipando suas aulas e o que irá ser apresentado, sendo assim causando a intencionalidade do aprendizado. Acredito que sem um bom planejamento, tudo ficaria meio perdido e o próprio professor não conseguiria evoluir e seguir adiante com as turmas, pois ele não teria antecipando seus objetivos, sendo assim perderia a qualidade e o próprio controle de sua turma, já que os objetivos não estariam claros para ele. Acrescento também que mesmo tendo um bom planejamento pode acontecer imprevistos e ajustes ao longo da aula que podem ser importantes para o seguimento da mesma.
-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 8 meses atrás por
Maria Eduarda Pastore.
-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 8 meses atrás por
-
8 de agosto de 2021 às 11:33 #14074
Lucas da Cruz
ParticipanteCertamente, acredito que a chave para que os objetivos pedagógicos sejam alcançados é ter um bom planejamento. De forma que sejam elaborados todos os objetivos que devem ser alcançados ao longo daquela unidade, tanto os de curto prazo/imediatos quanto os de longo prazo. Além disso, durante o planejamento é possível definir qual ou quais metodologias serão utilizadas durante esse processo e é durante o planejamento que o professor deve pensar e organizar todo o conteúdo que será trabalhado com aquela turma, de uma maneira que seja facilitadora do processo de ensino-aprendizagem, propiciando que haja uma constante evolução dos alunos durante as aulas e claro, respeitando as limitações de cada um.
Acho importante ressaltar que mesmo tendo um planejamento prévio, é importante saber lidar com imprevistos e adequações que possam surgir o longo das aulas, e sempre que possível fazer uma auto avaliação de seu planejamento para verificar se são necessários ajustes ou não.Também é interessante pelos motivos citados pelos colegas acima, em relação aos responsáveis legais pelos alunos terem conhecimento do que será e como será trabalhado com os alunos, a questão de ser necessário um professor substituto por algum motivo e o mesmo ter como dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido.
-
8 de agosto de 2021 às 18:32 #14076
Clara Sales
ParticipanteSim, o planejamento de ensino é essencial na qualidade do trabalho e influencia positivamente em diversos pontos. Se o professor não tem um planejamento será difícil de fazer uma ligação entre as aulas e dar continuidade pois a chance dos conteúdos serem aleatórios será grande. Além disso, o professor precisa traçar um objetivo com a turma que será alcançado através das aulas planejadas e condizentes entre si para que esse realmente seja alcançado.
-
8 de agosto de 2021 às 23:34 #14079
Claudio Diniz
ParticipanteSim, o planejamento de ensino é fundamental para a qualidade e desenvolvimento de aprendizagem, além de disponibilizar segurança um bom planejamento está ligado totalmente a um processo pedagógico importante aonde desde a iniciação até um possível alto rendimento o aluno tende a se desenvolver sem pular etapas, prejudicando todo esse processo de aprendizagem. Para aprender é preciso que alguém ensine, e para ensinar é fundamental um bom planejamento.
-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 8 meses atrás por
Claudio Diniz.
-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 8 meses atrás por
-
9 de agosto de 2021 às 10:45 #14083
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, pessoal:
Destaco alguns trechos das respostas de vocês:
1 – “preciso planejamento para criar uma aula de acordo com o público alvo”
2 – “Acrescento também que mesmo tendo um bom planejamento pode acontecer imprevistos e ajustes ao longo da aula que podem ser importantes para o seguimento”
3 – “aos responsáveis legais pelos alunos terem conhecimento do que será e como será trabalhado com os alunos…”
4 – “e o professor não tem um planejamento será difícil de fazer uma ligação entre as aulas e dar continuidade”
Vamos em frente! 🚀
-
9 de agosto de 2021 às 21:00 #14136
Gabriel Lima
ParticipanteConcordo com os apontamentos. Mostram a importância de se ter um planejamento.
Mas eu gostaria de acrescentar a discussão (talvez fugir um pouco do assunto), mas ressaltar que não basta ter somente um planejamento, mas ter um que faça sentido com o que a instituição propõe.
Claro, o fato de se ter um, já é um grande passo para que as coisas fluam para uma direção legal, de qualidade. Porém sem coesão um planejamento se rebaixa a um “qualquer coisa vale”. Dito isso, acredito que junto do planejamento deve se ter um controle de qualidade, para verificar se está sendo seguido o que foi proposto dentro da instituição. Como reuniões, palestras, cursos, etc. É importante que os pensamentos e ações dos indivíduos que montam essa empresa, estejam em sintonia, para que assim o planejamento traga efeito para as aulas.-
11 de agosto de 2021 às 16:14 #14143
Guilherme Tucher
MestrePerfeito, Gabriel. A ideia, como disse, é que o planejamento faça sentido para a escola de natação. Além disso, o processo é: planejar, executar e avaliar.
Assim, se algo não ficou no planejamento, que se mude para a próxima vez.
-
-
-
9 de agosto de 2021 às 14:58 #14092
Lucasdd
ParticipanteCom toda a certeza!
O professor que não ministra uma aula planejada realiza aulas que podem ser aleatórias e que, por consequência de um não planejamento, podem ter resultados aleatórios. A aula planejada é importante tanto para o desenvolvimento do aluno, quanto para o direcionamento do professor, indicando a ele o que vai ser desenvolvido em determinada aula, se o aluno conseguiu atingir o objetivo proposto naquela aula, se ele vai precisar de mais tempo com o aluno para concluir determinado objetivo que foi proposto. Além disso, o planejamento é importante para o professor ter o controle daquilo do que foi ensinado e do que precisa ser ensinado aos seus alunos. -
9 de agosto de 2021 às 16:11 #14094
Fabio Klotz Silva
ParticipanteSim. O planejamento é a pedra fundamental para o processo pedagógico da aprendizagem. É o guia e o caminho estruturado para viabilizar da melhor forma possível a aprendizagem. É por intermédio do planejamento que a intencionalidade pedagógica se manifesta e se diferencia no processo ensino-aprendizagem.
-
9 de agosto de 2021 às 22:11 #14139
SARA VANISE DIAS
ParticipanteConcordo, pois o planejamento do ensino em geral, desde a preparação da aula, escolha dos materiais, das atividades visando a progressão pedagógica proporcionam uma maior qualidade do processo de ensino-aprendizagem da natação. A aprendizagem da natação depende de um planejamento adequado que inclui desde atividades lúdicas que tornam o aprendizado mais prazeroso até atividades mais técnicas que proporcionam a execução dos movimentos que compõem os nados propriamente ditos. É importante também planejar as aulas ou treinamentos de acordo com o objetivo dos
alunos, clientes ou atletas. -
10 de agosto de 2021 às 18:15 #14140
brunabaca
ParticipanteConcordo totalmente com a afirmação, pois um planejamento de ensino, seja qual for o conteúdo, requer um ponto de saída e um ponto de chegada, ou seja, tem um objetivo a ser alcançado e os meios para concretizá-lo. Desta forma, a qualidade da aprendizagem é infinitamente maior, pois a programação da aula será previamente estudada, organizada e preparada onde cada encontro pedagógico o aluno estará aprendendo conteúdos diversos gradualmente, do mais básico para o mais complexo, garantindo que o cérebro sofra adaptações psicomotoras progressivamente.
Entretanto, quando o ensino não é programado ou periodizado seu resultado é imprevisível, pois é o mesmo do que ensinar/treinar sem um objetivo. Pela ausência de uma estruturação com começo, meio e fim a longo prazo, as adaptações psicomotoras da aprendizagem acontecem ao acaso, ao invés de ser uma consequência pedagógica. -
11 de agosto de 2021 às 16:15 #14144
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, pessoal. Estamos falando a mesma língua.
Vamos levar esse pensamento para o projeto de vocês.
-
18 de outubro de 2021 às 15:07 #14569
Mario Henrique
ParticipanteConcordo plenamente. É muito importante que haja um planejamento para que as aulas ocorram com os níveis mais elevados de desenvolvimento e progressão, afinal, é neste onde o profissional tende a colocar em pauta tudo o que vai ser abordado, desde o nível dos alunos até os conteúdos/fundamentos e metodologia aplicada.
Fazendo dois pequenos adendos, é de suma importância que o planejamento esteja sendo sempre revisado e atualizado de acordo com as demandas que surgirem ao decorrer das aulas. Além disso, apesar de um planejamento ser essencial, é necessário que um bom profissional saiba como lidar com situações incomuns, adversas ou inesperadas (fora do planejado). Então, ainda que com um bom planejamento, o profissional precisa ser capacitato o suficiente para criar válvulas de escape para essas situações.
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here