- Este tópico contém 54 respostas, 23 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos atrás por
Guilherme Tucher.
-
AutorPosts
-
-
11 de março de 2021 às 14:47 #10675
Guilherme Tucher
MestreAnalise a seguinte afirmativa: “O planejamento do ensino é determinante para elevar a qualidade da aprendizagem da natação”. Você concorda com essa opinião? Justifique.
-
7 de abril de 2021 às 19:26 #11417
Karoline Almeida
ParticipanteSem dúvidas, sem um planejamento não há metas, não tem um caminhado para chegar em um determinado fim. Logo, se você deseja aprender ou aperfeiçoar algo deve-se estabelecer as etapas necessárias para que o ensino não se perca no caminho. O planejamento de ensino terá esse papel de direcionar o ensino e assim alcançar o objetivo.
-
7 de abril de 2021 às 19:56 #11418
isabelabraga08
ParticipanteCom certeza, é necessário traçar um caminho para chegar a um determinado objetivo e o planejamento é exatamente isso. Dessa forma, o ensino se torna organizado e realmente intencional partindo do professor. É importante também para o aluno que pode observar a progressão através das etapas do ensino e pode até fazer seu próprio planejamento.
-
8 de abril de 2021 às 14:34 #11470
Guilherme Tucher
MestreExcelente, meninas!
-
9 de abril de 2021 às 10:42 #11489
Tiago Martins
ParticipanteAbsolutamente, pois como exposto, é a partir do planejamento que podemos ter o direcionamento das nossas aulas, facilitando/organizando o ensino e consequentemente a aprendizagem. É necessário que se faça um planejamento adequado às realidades existentes e que este programa seja continuamente revisto e consolidado, sendo assim as atividades terão sempre a melhor aplicação. Por fim, o planejamento é importante, pois o professor que não saber de onde veio não sabe para onde vai, ou seja, se esse professor não fez uma análise pré-aula, possivelmente não estará apto a direcionar seus conteúdos durante o processo de aprendizagem.
-
9 de abril de 2021 às 10:47 #11490
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, Tiago.
Podemos pensar em tudo o que o professor precisa fazer no pré e no pós aula para que tenha uma aula e um processo de ensino com mais qualidade.
-
10 de abril de 2021 às 14:38 #11494
Fabio Brasil
ParticipanteConcordo com todos os posicionamentos feitos anteriormente, quando não se te um planejamento para alcançar um objetivo anteriormente definido, acabam sendo deixadas muitas falhas pelo caminho percorrido pelo processo de ensino aprendizagem, que vejo de forma muito comum em muitas áreas, principalmente as esportivas, trazendo então para natação que é nosso tema, vemos muitas pessoas já inseridas em um programa de aula dos 4 estilos clássicos dos nados, que apresentam falhas muito aparentes de adaptação ao meio aquático, que interferem na melhor execução e aprendizagem desses estilos, um exemplo clássico acontece no nado de costas, onde muitos não conseguem manter a parte de trás da cabeça e as orelhas na água olhando para cima, pelo incômoda da água caindo em seu rosto, ficando com o rosto suspenso ou olhando para borda o que acaba interferindo no seu posicionamento corporal, gerando muito mais arrasto. Fato que poderia ser corrigido lá atrás se a sua iniciação fosse planejada, acompanhada e avaliada pelo seu professor.
-
12 de abril de 2021 às 9:37 #11508
Guilherme Tucher
MestreBoas considerações, Fábio.
-
-
-
-
11 de abril de 2021 às 14:26 #11501
Danillo Mendes da Silva
ParticipanteConcordo, é imprescindível um planejamento para uma progressão do aluno, desde o início, caso contrario será apenas uma atividade física. E o planejamento pode ser adptado ao perfil do praticante.
-
12 de abril de 2021 às 9:37 #11509
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, Danillo.
-
-
12 de abril de 2021 às 10:44 #11511
Gabriel Joaquim de Brito
ParticipanteCom certeza, com o planejamento você consegue definir os passos a serem seguidos durante suas aulas e qualificar a evolução da sua turma. O ideal na minha concepção seria o planejamento feito semana após semana para identificar o que pode ser melhorado no plano que foi realizado na semana anterior e prospectar uma melhora no planejamento da próxima semana.
-
12 de abril de 2021 às 11:04 #11519
Guilherme Tucher
MestreBeleza, Gabriel.
Ao longo da disciplina discutiremos essa proposta do planejamento.
-
-
12 de abril de 2021 às 16:19 #11531
Juliana Aguiar
ParticipanteSim, pois com o planejamento você consegue programar aula por aula, a longo, médio e curto prazo, com intuito de alcançar os objetivos específicos e gerais do local onde você trabalha de suas aulas. Além de conseguir implantar um método de ensino com progressão pedagógica específica para cada nível da turma, suprindo as necessidades gerais ou específicas de cada um de maneira geral, e interligando as aulas anteriores com as atuais.
-
14 de abril de 2021 às 9:32 #11565
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, Juliana.
-
14 de abril de 2021 às 16:58 #11584
Géssica Paula da Silva
ParticipanteExatamente, Juliana, o planejamento possibilita que o professor organize suas aulas e, quando necessário, ele é passível de modificações para se alcançar os objetivos gerais e específicos.
-
-
14 de abril de 2021 às 16:34 #11583
Géssica Paula da Silva
ParticipanteConcordo, pois por meio do planejamento o professor irá traçar objetivos a serem alcançados a curto, médio e longo prazo e com isso ele conseguirá identificar em qual momento da aprendizagem o aluno está e os progressos que esse aluno já realizou e/ou ainda deve realizar para alcançar o objetivo final. Além de estimular o interesse do aluno, visto que o mesmo saberá que existem metas a serem alcançadas, que existe uma progressão até o objetivo final e não é apenas uma aula aleatória.
-
14 de abril de 2021 às 18:38 #11589
Micaela Alves da Paz
ParticipanteGéssica e Juliana, achei bacana o comentário de vocês pois ressalta que a existência do planejamento induz a possibilidade de comparação(com os objetivos) e ajustes necessários para promover o melhor aprendizado. Ou seja, o planejamento evolui para que com ele, a qualidade do ensino também evolua.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos atrás por
Micaela Alves da Paz.
-
16 de abril de 2021 às 13:36 #11611
Guilherme Tucher
MestrePois é, Micaela. Nesse sentido, a proposta de planejar, executar e avaliar é um ciclo que levará, ao longo do tempo, a melhora da qualidade das nossas aulas.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos atrás por
-
16 de abril de 2021 às 13:35 #11610
Guilherme Tucher
MestreGéssica, será que a percepção desse planejamento por parte do aluno pode fazer com que ele valorize mais as aulas?
O que vocês acham?
-
19 de abril de 2021 às 20:49 #11719
Géssica Paula da Silva
ParticipanteCom certeza professor, ele verá que existe uma progressão de aprendizado e terá uma percepção clara da sua evolução, isso fará com que ele seja um aluno motivado, que valoriza e é assíduo nas aulas.
-
21 de abril de 2021 às 11:09 #11842
Guilherme Tucher
Mestre👍🏼 Muito bom!
-
-
-
-
14 de abril de 2021 às 18:29 #11588
Micaela Alves da Paz
ParticipanteVemos que muitos professores alcançam alguns objetivos mesmo sem planejamento. Além disso, acredito que dados os diversos estilos de ensino, podemos ter alunos que alcancem sozinhos determinados conhecimentos na natação. Contudo, um bom planejamento com certeza proporcionará maior qualidade já que busca organizar sempre a melhor forma de promover o aprendizado. Então, sim, eu concordo com a afirmação.
-
16 de abril de 2021 às 13:38 #11612
Guilherme Tucher
MestreMicaela, e “deixar o aluno aprender por si só” também não pode ser parte de um planejamento? De uma estratégia do professor?
Digo que “pode ser parte” porque se esse não foi o plano, aconteceu independentemente da iniciativa do docente.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos atrás por
Guilherme Tucher.
-
19 de abril de 2021 às 10:21 #11695
Micaela Alves da Paz
ParticipanteCom certeza. Dentro dos métodos de ensino temos diversas formas de planejar nossas aulas, e o auto-ensino e a iniciativa do aluno podem ser um desses meios utilizados pelo professor para atingir os objetivos.
-
21 de abril de 2021 às 10:08 #11817
Guilherme Tucher
Mestre👏🏼👏🏼👏🏼
-
-
Esta resposta foi modificada 4 anos atrás por
-
-
14 de abril de 2021 às 21:09 #11593
Rayanne da Silva Reis Gomes
ParticipanteCom certeza! O planejamento deve estar sempre presente, pois o aluno necessita da progressão. Sem o planejamento pode haver sim alguma mudança positiva, principalmente na parte fisiológica do aluno, mas não o avanço necessário para alcançar o objetivo proposto.
-
16 de abril de 2021 às 13:39 #11613
Guilherme Tucher
MestreRayanne, eu também acredito que a aprendizagem sempre acontecerá. Ela acontece porque nós temos a capacidade de aprender – de mudar o nosso comportamento a partir das nossas experiência.
Resta saber se essa modificação era a desejada ou não.
Planejar a aula resolve uma parte dos nossos problemas, mas não todos.
-
-
14 de abril de 2021 às 21:36 #11594
Rayane Goncalves de Souza
ParticipanteCompletamente. A aprendizagem deve ocorrer de forma intencional e planejada, não pelo “currículo oculto”, como vimos nas aulas. A aprendizagem exige esse momento anterior a aula, até mesmo para ser programado o que será ensinado, ter um objetivo definido. O planejamento é o caminho que vai ser percorrido para que esse objetivo seja alcançado. Através dele é possível programar uma aula para o público específico, de acordo com os recursos disponíveis, seguindo os métodos de avaliação, que irão dizer se houve aprendizagem e se ela foi ou não de acordo com o esperado.
-
16 de abril de 2021 às 13:42 #11614
Guilherme Tucher
MestreRayane, destaco uma parte do seu texto:”é possível programar uma aula para o público específico”
Cada turma, cada nível exigirá (ou pode exigir) uma forma de atuação do professor. Isso acontece porque são grupos diferentes.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos atrás por
Guilherme Tucher.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos atrás por
-
-
17 de abril de 2021 às 18:42 #11663
Igor Goncalves Oliveira
ParticipanteO Planejamento de Ensino é determinante para elevar a qualidade de ensino/aprendizagem em qualquer âmbito educacional, inclusive nas aulas de Natação. Com um planejamento embasado e adequado aos moldes e situações que englobam todo o contexto daquela aula, é inegável a potencialização da curva de aprendizado do aluno (assíduo e determinado) inserido nesse cenário. Isso ocorrerá independentemente dos objetivos da aula e do professor, sendo desde uma aula de Natação para bebês ou então um treinamento de alto rendimento.
-
18 de abril de 2021 às 10:12 #11671
Victor Hugo Vieira Ribeiro Alves
ParticipanteConcordo com a afirmação pois, tendo um planejamento bem definido, adequado a meta daquele grupo ou indivíduo, podemos montar planos de aula com estratégias para alcançar objetivos específicos ao longo de determinado tempo e assim, atingir o objetivo final. Traçando cada objetivo específico no planejamento, podemos avaliar constantemente a progressão do aluno e, caso necessário, fazer ajustes no plano de ensino, para que o mesmo tenha o melhor aproveitamento possível.
-
18 de abril de 2021 às 20:27 #11678
Lucas Adão
ParticipanteVictor, gostei da parte onde você cita a avaliação constante na progressão dos alunos, com isso, podemos mensurar o que foi aprendido, e quanto tempo foi necessário para se dominar o conteúdo.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos atrás por
Lucas Adão.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos atrás por
-
-
18 de abril de 2021 às 20:11 #11676
Lucas Adão
ParticipanteSim. Uma boa aprendizagem na natação pode ser entendida como o cumprimento, ou uma aproximação, de objetivos pré estabelecidos. Para construir essa aprendizagem de forma sólida e com qualidade, é necessário a presença de um planejamento, que levará em conta o nível do aluno, objetivos e caminhos possíveis para se chegar na meta determinada. Por isso, o planejamento é fundamental durante todo o processo de aprendizagem, norteando o que deve ser ensinado, e qual é o melhor momento, com isso, o processo educativo se torna mais eficiente e coeso.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos atrás por
Lucas Adão.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos atrás por
-
19 de abril de 2021 às 9:40 #11688
Guilherme Tucher
MestreIgor, Victor e Lucas, excelentes considerações. Vamos em frente.
-
19 de abril de 2021 às 14:16 #11699
Hugo Salvatore Arena Boarim
ParticipanteCom certeza sim, pois com um planejamento há um objetivo, ou seja, é indispensável para poder marcar a progressão e desenvolvimento do aluno, normalmente se utilizando de uma metodologia de progressão pedagógica, desse jeito a evolução comprovada empiricamente será atestada pelos dados observados e guardados. Um aluno com um objetivo será um aluno motivado, pois ele vai querer atingir as suas metas, garantindo assim a sua assiduidade e comprometimento com aula e tudo que é ensinado. Importante também elevar ou acrescentar metas a de acordo com a progressão do aluno, uma vez que ele atinja a meta proposta uma nova deverá ser colocada, mantendo assim o aluno comprometido e tendo uma segurança maior que ele vai cumprir o planejamento, e a evolução do mesmo, de acordo com sua evolução.
-
21 de abril de 2021 às 10:34 #11821
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, Hugo!
-
-
19 de abril de 2021 às 15:40 #11702
Edimilson Lyra de Souza
ParticipanteCom certeza! Como pensar em alcançar objetivos num determinado prazo sem pensar num planejamento? Não vejo como.
Mas acho que esse planejamento deve ser flexível, até certo ponto. Numa eventualidade, deve haver um plano B que satisfaça a mudança necessária. Por ex., um aluno que chega já cansado e indisposto, seja lá por que motivo for, não vai se sentir bem com pressões para manter um cronograma de treinamento. Ou mesmo uma tarefa cujo objetivo não foi alcançado no prazo planejado: o engessamento do planejamento teria aí um problema.-
21 de abril de 2021 às 10:38 #11822
Guilherme Tucher
MestreBoas considerações, Edimilson.
Destaco o seguinte:
1 – o objetivo do plano de curso é relativamente rígido, mas permite flexibilidade em suas estruturas menores – como o plano de aula.
2 – os “prazos” para o ensino dos conteúdos (dentro de um plano de curso) são relativamente grandes e elásticos visando permitir a aprendizagem de todos.
3 – Assim, um mesmo plano de curso pode servir para diferentes turmas que fazem parte de um “mesmo nível”. Entretanto, o mesmo possivelmente não acontecerá com o plano de aula, que deve ser mais específico a característica de cada turma.
-
-
19 de abril de 2021 às 18:09 #11713
Gabriel de Oliveira Alves
ParticipanteConcordo com todos os colegas, não tenho muito a falar pra não ser repetitivo no que os colegas já escreveram, mas acho importante dizer que a organização além de ajudar a alcançar os objetivos e metas, auxiliar no aprendizado, ajuda também para que as aulas não sejam repetitivas e cansativas, sempre com conhecimentos ou métodos diferentes para que o aluno sempre se sinta motivado a prosseguir.
-
21 de abril de 2021 às 10:39 #11823
Guilherme Tucher
MestreBoa, Gabriel.
As variações ou não das aulas também são pautadas (ou podem ser) no planejamento.
-
-
19 de abril de 2021 às 18:35 #11714
Pedro Rodrigues Branco
ParticipanteCom certeza é crucial! Pra se obter resultados e um êxito no ensino-aprendizagem o planejamento do ensino é importantíssimo. Com o planejamento adequado você pode otimizar resultados, ultrapassar e dimensionar obstáculos e também transformar o ensino algo mais prazeroso para quem leciona e para quem aprende.
-
21 de abril de 2021 às 10:40 #11824
Guilherme Tucher
Mestre👍🏼
-
-
19 de abril de 2021 às 19:06 #11715
Marco Antonio Estrela Pardal
ParticipanteConcordo com a afirmação. Com o passar das aulas fica cada vez mais claro pra mim a importância de uma planejamento passado de forma hierárquica em escolas de natação ou clubes, indo desde diretores/gestores até os professores. Isto faria com que a instituição tenha de forma clara objetivos ( curto, médio e longo prazo), missão e valores a serem alcançados, não deixando com que estes fatores sejam modificados com o planejamento de cada professor, se é que ele exista.
Algo que não é exclusivo da natação, e que ouvia ( sem entender realmente) antes mesmo de entrar na graduação, principalmente voltado ao futebol é a frase ” o amadorismo da gestão desportiva no Brasil”, e com o andamento da disciplina, conversas e feedbacks que tenho com professores que estão a mais tempo na educação física começo a entender um pouco melhor esta frase.-
21 de abril de 2021 às 10:43 #11825
Guilherme Tucher
MestreAnalogia adequada, Marco.
Muitas vezes dentro do esporte competitivo o problema não é o esporte em si, mas a sua gestão.
A gestão do esporte, na verdade os gestores esportivos nas federações e na confederação, também será responsável pelo sucesso ou insucesso de uma modalidade esportiva.
-
-
19 de abril de 2021 às 20:07 #11717
Rafael Passos Martins
ParticipanteQuando não se tem um planejamento não se tem um objetivo claro e isso dificulta totalmente o desenvolvimento da aprendizagem. Quando você planeja, estipula metas, avaliações, desenvolve uma linha de objetivos específicos para serem alcançados, te leva a saber como realizar o trabalho com confiança e eficácia.
Sem contar que muitas das vezes não só os alunos mas também os pais acabam questionando coisas sobre as aulas e sobre os métodos de ensinos e se não estiver tudo planjeado corretamente isso pode acabar trazendo problemas, então não só facilita na aprendizagem dos alunos como facilita muito o trabalho do professor. -
19 de abril de 2021 às 23:42 #11721
Emanoella da Paz
ParticipanteConcordo. Não é possível improvisar uma aula, é necessário sempre se ter um plano de aula que faça parte de um microciclo de planejamento. Desse modo é possível acompanhar a evolução dos alunos e alcançar as metas e objetivos programados para os micro, meso e macrociclos do planejamento.
-
20 de abril de 2021 às 13:43 #11777
Felipe Toledo Werwie
ParticipanteConcordo com o que disse, uma pergunta apenas:
Com quanto tempo você acredita que devemos ter esse planejamento pronto?-
21 de abril de 2021 às 10:45 #11827
Guilherme Tucher
MestreFelipe, refere-se ao tempo antes da aplicação da própria aula?
-
22 de abril de 2021 às 18:25 #11866
Felipe Toledo Werwie
ParticipanteNão, quero dizer quanto da minha preparação do microciclo deve estar preparada no macro. Ou seja, se ja tenho que ter meu plano de aula para todo o planejamento ou se posso ir fazendo o plano de aula com apenas antecipação de 1 mês. Pois as vezes podemos ver que alguns alunos não desempenharam o esperado no final do mês, e assim poderíamos mudar o plano de aula pros meses a frente para tentar reorganizar e alcançar os objetivos.
-
26 de abril de 2021 às 9:05 #11895
Guilherme Tucher
MestrePerfeito, agora entendi.
Acho que depende do conhecimento que você tem da turma.
Com a equipe de treinamento eu fazia a cada mês: eram assíduos, cumpriam a programação e me facilitava o cumprimento e entendimento dos objetivos.
Com as turmas de aprendizagem eu fazia semanalmente (ou a cada duas semanas): menor assiduidade, maior diferença entre os alunos, dificuldades naturais de aprendizagem e alguns alunos que entram no meio do processo.
Felipe, nunca li nada específico sobre isso. Dessa maneira, minhas considerações são baseadas na minha experiência.
-
-
-
-
21 de abril de 2021 às 10:44 #11826
Guilherme Tucher
MestreEmanoella, você utilizou nomenclaturas do treinamento esportivo e estamos discutindo sobre pedagogia do esporte.
Entretanto, no fundo, estamos falando da mesma coisa.
Muito bom!
-
22 de abril de 2021 às 21:57 #11870
Emanoella da Paz
ParticipanteCerto. Obrigada.
-
-
-
20 de abril de 2021 às 13:41 #11776
Felipe Toledo Werwie
ParticipanteConcordo 100% com a afirmação. O planejamento é um primeiro passo para qualquer objetivo que você queira alcançar. Como dito nas aulas, sem o planejamento o professor corre o risco de não conseguir passar o conteúdo desejado, ou se passado seria de forma inconsciente e “sem querer”. Além disso, planejando, podemos analisar nosso trabalho considerando pontos fortes e fracos para sempre irmos evoluindo.
-
21 de abril de 2021 às 10:46 #11829
Guilherme Tucher
MestreFelipe, destaco a sua última frase: “Além disso, planejando, podemos analisar nosso trabalho considerando pontos fortes e fracos para sempre irmos evoluindo.”
Sem esse planejamento sequer teremos condições de saber se fizemos um bom trabalho.
-
-
21 de abril de 2021 às 10:05 #11815
Guilherme Tucher
MestreAgradeço a participação de todos.
Como consta na programação, as discussões pontuadas desse fórum estão encerradas.
O prazo foi dia 19 de abril.
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here