- Este tópico contém 22 respostas, 14 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 1 mês atrás por
Guilherme Tucher.
-
AutorPosts
-
-
7 de novembro de 2020 às 17:16 #6067
Guilherme Tucher
MestreAnalise a seguinte afirmativa: “Muitas vezes o ensino da AMA é visto como uma etapa breve que deve ser logo superada para o ensino dos nados formais”. Você concorda com essa opinião? Justifique.
-
14 de dezembro de 2020 às 16:58 #7884
Sávio Porto
ParticipanteNão concordo com essa afirmativa, pois a adaptação ao meio aquático deve ser encarada como médio a longo prazo. O professor que estiver com o aluno iniciante (criança ou adulto), precisa fazer com que o indivíduo se sinta o mais seguro possível na água em seu primeiro contato e, após os primeiros contatos com o ambiente aquático, é necessário vários requisitos antes de ser ensinado os nados formais, como por exemplo, a flutuação e a respiração. O aprendiz não vai aprender esses conceitos de uma hora para outra. E para a aprendizagem dos nados formais, respirar corretamente e conseguir flutuar (com ou sem auxílio dos membros) sobre a água, são fundamentais.
-
15 de dezembro de 2020 às 14:58 #7902
Larissa Andrade da Silva
ParticipanteNão concordo! O Primeiro momento de contato das crianças com o ambiente aquático e esse de adaptação ao meio aquático,onde tera que lidar com diversas situações.
Para elas o professor e o ambiente é desconhecido. Portanto os objetivos e conteúdo ensinado no AMA é de grande importância,seja,para começar mais para frente o processo de aprendizagem dos nados formais ou não.
Essa primeiro contato o qual deve ser de médio a longo prazo,não deve ser passado de maneira rapida para ir para próxima etapa.
No AMA essa imposição de ensinar técnica e depois aprimora-las se torna maçante,e desinteressante ao publico alvo do AMA.
E é tudo que o professor não deve querer, que seu alunos se desmotive antes mesmo de mostrar tudo que a natação tem a oferecer.
Inicialmente o intersse de vivenciar as novas experiências no no meio aquático a logo prazo é o que importa -
16 de dezembro de 2020 às 9:42 #7913
Francislayne de Lima Neves
ParticipanteNão concordo! A adaptação ao meio aquático deve ser encarada como uma forma de introduzir o aprendiz àquele novo ambiente, ele deve sentir confiança no professor para que possa superar quaisquer experiências passadas negativas no meio líquido. O objetivo é levar o aprendiz a ter mais autonomia, independente do ambiente aquático, e isso deve ser feito a médio-longo prazo. O conteúdo trabalhado como flutuação, sustentação, respiração, deslize, salto, e etc… podem ser feitos de diversas maneiras para que seja uma experiência divertida ao aluno, e não uma atividade monótona para aprender os nados formais.
-
16 de dezembro de 2020 às 18:49 #7929
Guilherme Tucher
MestreSávio, Larissa e Francislayne. Gostei do argumento de vocês.
Vou esperar pela maior participação dos colegas, pois tenho um outro questionamento.
-
16 de dezembro de 2020 às 22:55 #7958
Vitoria Alves
ParticipanteNão concordo uma vez que que a AMA deve ser entendida como uma etapa que pode ser “revisitada” em todas as fases de uma aprendizagem ao meio aquático e pode ser adaptada de diferentes maneiras ao longo do tempo para que o ensino não se torne monótono para o aluno. Ou seja, Aprender a nadar e aprimorar as técnicas não englobam apenas o ato de você saber ir de um lado ao outro da piscina em um curto período de tempo com domínio em todas as modalidades, e sim, entender o que causou insegurança e trabalhá-la, saber o que fazer ou não em dada situação em qualquer ambiente aquático, conhecer o ambiente e sua propriedades (no mar, por exemplo, há ondas), saber se movimentar ou ficar em sustentação(como dado o exemplo no vídeo, uma pessoa pode saber ir de um lado ao outro, mas sente dificuldade em ficar em sustentação); entender bem como funciona a respiração e como usá-la a seu favor (visto que no meio aquático a respiração é diferente e devemos saber de forma correta como não engolir a água), entre outros conceitos básicos para que de fato você tenha domínio sobre o meio em que você está.
-
18 de dezembro de 2020 às 11:57 #7969
Thamyres Felizardo
ParticipanteNão concordo, porque a água é um ambiente que possui características muito diferentes da que estamos acostumados e para se manter nela é preciso se adaptar, e isso não acontece de forma imediata. Essa etapa de adaptação é de extrema importância porque é nessa fase que o aluno aprende diversos conteúdos para saber como deve se comportar na água, o que pode ou não fazer, e o que irá ajudar ele a se manter e deslocar nesse ambiente, até então desconhecido. E como é um processo onde muitas vezes trabalhamos a confiança e superação de antigos traumas do aluno, não pode ser realizado de uma forma rápida e superficial.
Independente se o aluno visa ser um atleta profissional ou não, essa fase é importante para as próximas etapas dele na natação e por isso deve ser realizada no período de médio a longo prazo. -
20 de dezembro de 2020 às 15:23 #7984
Guilherme Tucher
MestreMuito bom. Estamos caminhando bem por esse conteúdo.
-
5 de janeiro de 2021 às 15:40 #8254
Guilherme Amaral
ParticipanteNão concordo, pois assim como você deixou claro nos vídeos, a adaptação ao meio aquático deve deve ser entendida como um processo de médio-longo prazo para que o aluno consiga se adaptar ao meio aquático. É importante não agilizar, apressar ou lesar este processo de adaptação, pois pode ocasionar em distúrbios, incertezas, falta de confiança no meio aquático e uma série de outros fatores. Fazendo assim, que no futuro ele possa atribuir esses fatores em falhas na execução dos comportamentos naturais (respiração e equilíbrio) e nos comportamentos corporais que é praticado por meio de exercícios pedagógicos. O ensino dos nados formais deve ser ensinado sim, porém, nunca minimizando ou menosprezando o processo anterior que é de adaptação ao meio aquático, pois como eu disse antes, pode resultar em medos e erros no processo de aprendizagem do aluno.
-
6 de janeiro de 2021 às 12:00 #8272
Beatriz SantAnna
ParticipanteNão. A adaptação ao meio aquático é conhecida como o primeiro momento do aprendiz (seja adulto, jovem ou idoso) com o meio aquático. Como já discutimos anteriormente, o meio aquático é um ambiente novo que requer adaptação antes de aprender os nados formais. O nosso comportamento na água é muito diferente do nosso comportamento fora dela, ficamos na posição vertical usamos membro inferiores para descolamento e membros superiores para equilíbrio, somos influenciados apenas pela força da gravidade e respiramos de forma reflexa, diferente do meio aquático aonde tudo isso é diferente.
Muitas crianças experienciam situação no meio aquático que não são positivas o que pode gerar um trauma e muita insegurança no meio aquático. Existe uma necessidade de confiança e autonomia para estar nesse meio, para superar determinados medos e inseguranças antes de pensar mais para frente. É preciso entender que o processo não deve ser rápido e nem imediato. É necessário que o aluno tenha confiança por estar muitas vezes em um ambiente desconhecido, as vezes com outros alunos desconhecidos e um professor também desconhecido. O processo de adaptação requer que os alunos conhecem o meio em que estão tanto quanto outros lugares (como praia, rios etc.) e que tenham conhecimento para não se colocarem em perigo e o que fazer se ocorrer tal situação. Então, independente se o aluno pretende ser um atleta esse processo de adaptação se faz necessária para as próximas etapas a médio e longo prazo. -
6 de janeiro de 2021 às 18:45 #8292
Guilherme Tucher
MestreExcelente!
-
14 de janeiro de 2021 às 20:25 #8487
Monique Souza
ParticipanteNão concordo. Independente da etapa que o aluno estiver na aula de natação, seja ele iniciante, intermediário ou avançado, pular o AMA irá prejudicar o aprendizado a longo prazo. Como o próprio professor disse em aula, a dificuldade que um aluno tem em fazer um deslize e a água entrar pelo nariz, ou o aluno não conseguir fazer a virada com a respiração pela boca de forma correta, é um sinal de que a AMA não foi tão eficaz quanto pareceu em aula. O fato é que mesmo que essa etapa não seja importante ou muita das vezes de menos importância para alguns professores, os alunos podem apresentar alguma dificuldade no decorrer da aprendizagem dos nados por falta desse olhar mais específico e minucioso para a aprendizagem da etapa do AMA.
-
19 de janeiro de 2021 às 9:41 #8621
Guilherme Tucher
MestreMonique, é isso mesmo!
-
-
28 de janeiro de 2021 às 0:12 #8843
Adryelen Siqueira de Sousa
ParticipanteNão concordo. A AMA deve ser uma etapa mais lúdica ao aluno, afinal se for o realmente o primeiro contato do aprendiz com a água, ele deve sentir confiança no professor para que o ajude dentro da piscina, deixando de lado qualquer receio adquirido no passado em relação a água, para que assim ele veja a natação como algo divertido e prazeroso e não um ensino robótico.
-
1 de fevereiro de 2021 às 10:40 #8947
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, Adryelen. É uma nova experiência. Então, que seja proveitosa e desperte a vontade da criança querer aprender mais.
-
-
9 de fevereiro de 2021 às 15:04 #9217
Rafael Adamczyk
ParticipanteNão concordo com essa afirmação. A adaptação ao meio aquático é uma etapa muito importante, que deve ser trabalhada sem pressa, pois é nela que o aluno começa a ganhar confiança e se sentir seguro dentro da água. Além disso, se a AMA for bem trabalhada, o aluno irá compreender bem como deve agir no ambiente aquático e quais são as consequências geradas por suas ações dentro da água. Isso irá fazer com que o professor tenha mais facilidade para ensinar e o aluno tenha mais facilidade para aprender, posteriormente, os nados formais(se for o caso), já que o aluno vai ter maior domínio sobre seu corpo dentro da água e terá automatizado os movimentos mais básicos.
-
10 de fevereiro de 2021 às 9:21 #9235
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, Rafael.
-
-
13 de fevereiro de 2021 às 14:08 #9319
Iracy Pontes
ParticipanteNão concordo. A AMA é importante por ser aplicada de uma forma mais lúdica, proporcionando ao aluno a compreensão do ambiente em si e o entendimento dos riscos envolvidos, por isso acredito que não é válido que seja tão breve. Pode facilitar o aprendizado dos nados formais, uma vez que os riscos e o ambiente sejam entendidos e pode ser que o aluno esteja tendo mais controle do corpo na água.
-
15 de fevereiro de 2021 às 10:49 #9342
Guilherme Tucher
MestreMuito bom!
-
-
15 de fevereiro de 2021 às 21:34 #9366
Manuelac
ParticipanteNão concordo, pois a adaptação é feita médio a longo prazo e é uma das etapas mais importantes na natação. O professor precisa proporcionar segurança para que o aluno se sinta seguro ao entrar no ambiente aquático,gerando autonomia e superando experiências negativas do passado, como por exemplo:medos, traumas, etc. Os conteúdos como respiração, deslize, sustentação, salto,etc, requerem tempo para serem aprendidos e devem ser passado de forma lúdica para um melhor aprendizado.
O AMA leva o aprendiz a ter competência motora em qualquer ambiente aquático, praia, acude, etc, fazendo com que ele reconheça o local, o que pode ou não fazer, para que não se envolva em situação de risco.-
18 de fevereiro de 2021 às 14:40 #9434
Guilherme Tucher
Mestre👏🏼👏🏼👏🏼
-
-
1 de março de 2021 às 21:08 #9893
Eduardo Werneck de Toste Fonseca
ParticipanteNão concordo, porque a água não é um local em que estamos habituados a estar e o aprendizado dos nados deve ser a médio e/ou longo prazo. E os professores através de atividades elaboradas devem passar a segurança e a confiança para que seus alunos sintam-se confortáveis e tenham o prazer de aprender no tempo deles, sem pressa.
-
2 de março de 2021 às 19:58 #9945
Guilherme Tucher
Mestreok
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here