- Este tópico contém 14 respostas, 9 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos atrás por
Guilherme Tucher.
-
AutorPosts
-
-
11 de março de 2021 às 13:35 #10656
Guilherme Tucher
MestreAnalise a seguinte afirmativa: “Muitas vezes o ensino da AMA é visto como uma etapa breve que deve ser logo superada para o ensino dos nados formais”. Você concorda com essa opinião? Justifique.
-
5 de abril de 2021 às 17:42 #11374
Rafaela Maciel
ParticipanteNão minha Visao devemos respeita as etapas que são propostas então isso significa que eu desacordo. Porque deve se começar com o processo de ambientação onde o aluno vai conhecer e explorar também o ambiente físico, depois vem a etapa de polissensorial, que é através da boca, nariz, olhos e o ouvido. Avançamos para etapa respitorio, onde ocorre a inspiração ocorre fora da água e a expiração ocorre dentro e tem a última mas não menos importante etapa que é a propulsão de braços e pernas.Depois que todas essas etapas forem concluídas e aprendidas ai sim deve se parti para os nados formais
-
8 de abril de 2021 às 9:47 #11447
Guilherme Tucher
MestreRafaela, e nada impede que AMA + nados formais ocorram ao mesmo tempo em algum momento do processo de aprendizagem.
-
-
7 de abril de 2021 às 9:44 #11410
Fabio Klotz Silva
ParticipanteNão concordo. A adaptação ao meio aquático é um processo contínuo, de médio a longo prazo, cujo objetivo principal é ajudar o aluno a ter autonomia neste ambiente aquático. O processo de adaptação ao meio aquático não é uma “etapa” que se encerra para iniciar o ensino dos nados formais. Ela deve caminhar junta, como uma maneira de auxiliar também neste ensino do nado, além de propiciar que o aluno se sinta cada vez mais seguro e confortável no meio aquático.
-
8 de abril de 2021 às 9:47 #11448
Guilherme Tucher
MestreExcelente, Fábio.
-
-
7 de abril de 2021 às 11:05 #11411
Lucas da Cruz
ParticipanteNão concordo, no entanto é o tipo de prática que estamos mais acostumados a observar nas aulas de natação, onde o professor acaba priorizando o ensino das técnicas dos nados formais e consequentemente avaliando a evolução do aluno se baseando somente nisso e não considerando todos os outros fatores que compõem o “saber nadar”.
Como dito anteriormente pelos colegas, a Adaptação ao meio aquático é um processo contínuo e não deve ser reduzido a uma etapa de curto prazo, como apenas uma “preparação” pro ensino dos nados formais. É papel do professor de natação proporcionar diversas práticas que possam agregar uma consciência maior do aluno em relação ao meio aquático e não focando apenas no ambiente da piscina onde ocorrem as aulas de natação, durante esse processo contínuo do AMA de médio a longo prazo o aluno vai poder adquirir competências motoras variadas, maior autonomia no meio aquático, consciência do que pode representar um risco no meio aquático e como reagir e consequentemente isso vai acabar refletindo em uma melhora na execução dos nados formais, visto que o aluno terá uma formação mais completa com maiores capacidades motoras no meio aquático , além de uma maior consciência de como interagir melhor com o meio.
-
8 de abril de 2021 às 9:48 #11449
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, Lucas.
Gerar essa mudança é uma responsabilidade nossa.
-
10 de abril de 2021 às 3:15 #11492
Edukerr
ParticipanteDurante a AMA o aluno adquire confiança para estar no ambiente aquático, que se trata de um ambiente de inseguranças, desconhecido para ele, logo serve para ele conseguir superar seus medos e traumas. Com isso, a AMA funciona como se fosse uma base da estrutura do ensino da natação, com essa base sólida o aluno não terá problemas no futuro quando avançar nos ensinamentos da natação, se o ensino da AMA ocorrer de forma rápida e instável ele poderá ter problemas para avançar na natação, desenvolver alguma insegurança, algum medo do ambiente aquático. Logo, essa etapa não pode ser breve e rapidamente superada.
-
11 de abril de 2021 às 22:03 #11506
Jmids
ParticipanteNão concordo Professor, pois o AMA é deve ser visto mais como uma etapa da aprendizagem do nado, ao meu ver pois com uma adaptação boa, o aluno terá uma facilidade maior para aprender os nados formais.
E além disso, respeitar o tempo do aluno é importante, sem ter que apressar o desenvolvimento dele. -
12 de abril de 2021 às 9:45 #11510
Guilherme Tucher
MestreBeleza! Uma boa AMA pode auxiliar na aprendizagem dos nados, mas essa não deveria ser sua única finalidade.
-
12 de abril de 2021 às 18:25 #11535
GRAZIELA FARIA
ParticipanteNa minha visão, a adaptação ao meio aquatico, nao deve ser uma etapa breve, mas tambem nao deve ser tao demorada.
A adaptação, tem alunos que nao se adaptam de primeira e caso seja breve essa etapa, o aluno podera ficar com receio, medo e nao executará os nados formais de forma correta-
14 de abril de 2021 às 9:39 #11568
Guilherme Tucher
MestreGraziela, nesse caso, o que é “breve” e o que é “tão demorada”? 😉
-
-
17 de abril de 2021 às 17:04 #11660
sidneysales
ParticipanteA adaptação ao meio aquático deve ser de acordo com o aluno e sempre respeitando seus limites, caminhando paralelamente com todas etapas da natação no geral.
-
17 de abril de 2021 às 22:14 #11667
Daniel Oliveira Santos dias
ParticipanteO aprendizado na natação se deve respeitar oa limites do aluno e sendo feita de forma grgradual, tem alunos que tem um medo imenso ao entrar na água. Acredito que o metodo ama é muito importante para o aluno se adaptar a agua e criar competencias motoras ppara o meio aquático. Cabendo ao professor identificar as dificuldades que o aluno possa ter e fazer com que esse aluno consiga superar seus limites e ter uma maior adaptaçao ao ambiente aquático. Acredito que com isso a tecnica do nado poderá ser inserida de uma melhor gorma
-
19 de abril de 2021 às 9:32 #11683
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, Sidney e Daniel. Fico feliz com a participação de vocês.
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here