- Este tópico contém 12 respostas, 8 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos atrás por
Guilherme Tucher.
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11 de março de 2021 às 13:33 #10653
Guilherme Tucher
MestrePor que os conceitos de hidrodinâmica e hidrostática devem ser conhecidos pelos professor de natação, independentemente do nível de aprendizagem dos seus alunos?
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31 de março de 2021 às 22:20 #11258
Rafaela Maciel
ParticipanteEsse conhecimento é importante para que os professores saiba planejar melhor os exercícios e consiga orientar melhor os alunos como aplica a técnica de maneira certa e explicar como acontece em certas situações e traz muito benefícios como por exemplo melhorar a capacidade pulmonar e a circulação, é uma atividade prazerosa, ajuda no entrosamento dos professores com os alunos e deixa um clima muito descontraído, alegre e dinâmico, a água tem propriedades que em contato com o corpo humano, traz um efeito diferente e o professor que entender como que funciona o meio líquido, será terá mais fácilidade
em ensinar pro aluno dentro da água, por isso há uma necessidade de um professor de natação conhecer bem o ambiente aquático e suas particularidades para que assim ele saiba bem as forças que estará agindo sob o aluno e também pro meio aquático que o mesmo irá se encontrar e como isso irá afetar a aprendizagem ou aprimoramento do aluno.-
2 de abril de 2021 às 11:25 #11298
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, Rafaela.
E esse conhecimento é importante da AMA até o ensino dos nados formais?
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1 de abril de 2021 às 16:06 #11272
Lucas da Cruz
ParticipanteÉ importante que o professor tenha domínio sobre estes conceitos para que possa desenvolver os exercícios e atividades da forma adequada, independente do nível de aprendizagem do aluno ou até mesmo um atleta, essas forças sempre estarão atuando no meio aquático, compreende-las e saber utiliza-las a seu favor pode proporcionar tanto uma melhora na aprendizagem de uma determinada técnica de nado como até mesmo resultar em melhor performance para um atleta/nadador experiente.
Além disso, acho válido poder explicar aos alunos as diferenças do meio aquático para o meio terrestre para que eles tenham a dimensão conceitual de cada atividade que estão realizando e não apenas vejam os movimentos/exercícios com um fim nele mesmo. O aluno ao ter uma maior compreensão dos aspectos envolvidos nas atividades acaba sendo capaz de se executar melhor cada tarefa.
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2 de abril de 2021 às 11:26 #11299
Guilherme Tucher
MestreExcelente, Lucas.
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7 de abril de 2021 às 9:31 #11409
Fabio Klotz Silva
ParticipanteEstes conceitos são fundamentais para a melhor compreensão e entendimento do meio aquático e para ajudar na adaptação ao meio aquático. Trabalhar e explicar estes conceitos que fazem parte do dia a dia do meio aquático possibilita que o aluno construa um entendimento mais aprofundado sobre a relação com o meio, as forças que estão presentes, o que permite ficar mais seguro no meio aquático. Da mesma forma, os conceitos de hidrodinâmica e hidrostática, além do papel importante na adaptação ao meio aquático, também auxiliam no aprimoramento dos nados (uma maneira de buscar superar de forma mais eficaz a resistência, por exemplo). Ou seja, são conhecimentos fundamentais para o professor de natação, independentemente do nível de aprendizagem dos alunos.
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8 de abril de 2021 às 13:01 #11459
Guilherme Tucher
Mestre👏🏼👏🏼👏🏼
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8 de abril de 2021 às 19:24 #11476
Jmids
Participanteolá professor, esse conceito ele é importante para que o professor possa adequar sua aula a partir das dificuldades apresentadas pelo aluno, pois muitas dessas dificuldades podem ser por contas do efeitos que esses conceitos causam no corpo de no desenvolvimento do nado de seu aluno. Além disso você poder mostrar pro seu aluno as diferenças entre a vivencia dele no meio aquático para o meio fora da agua, e saber explicar o motivo das dificuldades dele de forma mais tecnica através é importante até mesmo para que ele entenda e possa melhorar
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8 de abril de 2021 às 19:54 #11478
GRAZIELA FARIA
ParticipanteEsse conhecimento é fundamental ao professor, para ele planejar a melhor forma de aprendizado do aluno, mesmo que seja um aluno iniciante. Esse conhecimento, é fundamental ate mesmo para a adaptação ao meu aquatico. com esse conhecimento, o professor, pode ajudar o aluno a aprimorar as tecnica dos nados, auxiliando a forma correta, como por exemplo no crawl, a forma que ele faz a movimentação do braço, ajuda na resistencia que a agua faz contra o nosso corpo. Tendo esse conhecimento, o peofessor, saberá que a forma correta de praticar o nado , “quebra” essa resistencia, ajudando o aluno a nadar mais veloz.
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8 de abril de 2021 às 20:26 #11479
Edukerr
ParticipanteUm professor deve dominar os conceitos de hidrodinâmica e hidrostática para que possa compreender o comportamento corporal de seu atleta/aluno no ambiente aquático, afim de poder saber identificar possíveis erros do aluno ou atleta e saber aonde atuar e buscar melhora no nado/performance. Além disso sabendo esses conceitos o ensinamento para o aluno se torna mais fácil ao passo que o professor domina tal assunto logo, gera uma maior compreensão consequentemente ajudando na adaptação ao meio aquático, sabendo dos componentes da água, ele ficará mais seguro e confiante durante sua adaptação ao meio aquático. Com isso conclui-se que é importante saber os conceitos de hidrodinâmica e hidrostática independente do nível do aluno
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9 de abril de 2021 às 10:22 #11482
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, pessoal!
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17 de abril de 2021 às 22:32 #11669
Daniel Oliveira Santos dias
ParticipanteAcredito que com o conhecimento correto o professor será capaz de identificar as dificuldades que seus alunos possam apresentar, sendo assim possivel corrigir de forma correta e entender as dificuldades que possam surgir entre seus alunos, visto que cada pessoa reage diferente e tem niveis de aprendizado em diferentes escalas. Como uma outra aluna mencionou, o professor entender entender sobre como vencer a resistência da água ele saberá aprimorar a tecnica exercida por seu aluno.
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19 de abril de 2021 às 9:59 #11692
Guilherme Tucher
MestreAgradeço a participação de todos.
Como consta na programação, as discussões pontuadas desse fórum estão encerradas.
O prazo foi dia 12 de abril.
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