- Este tópico contém 24 respostas, 12 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 1 mês atrás por
Guilherme Tucher.
-
AutorPosts
-
-
13 de novembro de 2020 às 14:28 #6897
Guilherme Tucher
MestreTradicionalmente o nado Crawl é o primeiro a ser ensinado entre os nados formais. Considerando a sua experiência geral e as discussões realizadas nas Unidades 1 a 4, existe algum motivo que justifique essa iniciativa? Apresente o motivo e a sua justificativa.
-
19 de janeiro de 2021 às 7:13 #8619
Micaela Alves da Paz
ParticipanteEm boa parte da literatura, vemos a preferência do nado de Crawl pois sua execução se assemelha as habilidades básicas de andar e correr deitados na água. Quase como um “rastejar” sobre a água, como o significado da própria palavra “crawl”. Acredita-se que desta forma, estarão progredindo do simples para o complexo. Contudo, uma AMA bem feita, que proporcione experiências aquáticas e corporais amplas, permitirá que o aluno se desenvolva bem em todos os nados, pois estará bem ambientado para as diferentes condições corporais exigidas na execução dos nados como um todo.
-
19 de janeiro de 2021 às 14:29 #8641
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, Micaela.
-
-
20 de janeiro de 2021 às 18:29 #8660
Natasha Mattos
ParticipanteA literatura associa o movimento corporal feito no nado Crawl com o movimento do andar, acreditando ser um posicionamento mais natural a ser realizado, por isso muitos professores(as) defendem a ideia de ser o primeiro a ser ensinado. Contudo, essa premissa não se sustenta, pois, a partir dos ensinamentos tidos no AMA (ADAPTAÇÃO AO MEIO AQUÁTICO) o indivíduo estará ambientado e fortemente apto a aprender todos os nados formais.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 3 meses atrás por
Natasha Mattos.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 3 meses atrás por
-
21 de janeiro de 2021 às 12:56 #8676
Géssica Paula da Silva
ParticipanteAcredito que seja porque o nado Crawl (assim como o nado Costas) possui movimentos semelhantes ao que já realizamos no ambiente terrestre (o andar), ou seja, movimentos alternados e contínuos. Dessa forma, talvez seja mais fácil para o aluno assimilar e desenvolver melhor os exercícios. Porém, não é obrigatório que seja assim, o professor pode iniciar com outro nado ou ensinar todos os nados ao mesmo tempo. O importante é que respeite as individualidades, as dificuldades e limitações dos alunos.
-
21 de janeiro de 2021 às 14:22 #8683
Géssica Paula da Silva
ParticipanteConcordo com a Micaela e com a Natasha, de que uma boa fase de Adaptação ao meio aquático derrube essa ideia de que o crawl é ensinado primeiro por causa dos movimentos semelhantes com o Andar na terra. Porém, como vimos anteriormente, infelizmente, essa fase de AMA é vista por muitos profissionais como uma barreira a ser superada para partir logo para o ensino dos nados formais.
-
25 de janeiro de 2021 às 21:17 #8776
Micaela Alves da Paz
ParticipanteGéssica, você citou algo muito importante que é respeitar as individualidades e limitações do nosso aluno. Conhecendo esses fatores, seremos capazes de pensar quais as atividades mais adequadas para um bom aprendizado.
-
-
21 de janeiro de 2021 às 15:10 #8684
Natasha Mattos
ParticipanteDe fato, Géssica, isso infelizmente ocorre. Por isso que esta disciplina de fundamentos da natação é de suma importância para refletir e discutir as questões que envolvem a natação afim de reproduzir o ensino global da natação, do qual compreende as etapas e progressões do aprendizado.
-
21 de janeiro de 2021 às 19:20 #8695
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, Géssica e Natasha. Estou acompanhando…
-
25 de janeiro de 2021 às 15:20 #8767
Ariel
ParticipanteAcredita-se que o nado de crawl seja o mais fácil a ser ensinado por se parecer mais com o movimento que fazemos para andar na terra, portanto mais “natural” para nós, porém, essa justificativa não se sustenta pois uma AMA bem feita permite que o aluno aprenda qualquer um dos 4 nados em qualquer ordem ou até mesmo 2 nados simultaneamente. Uma opinião particular é que eu acho o nado de crawl o mais difícil dos 4 de se aprender.
-
26 de janeiro de 2021 às 10:49 #8800
Guilherme Tucher
MestreBeleza, Ariel.
Uma dúvida. rsrsr
Por que acha o nado Crawl o mais difícil de aprender?
Em termos de gasto energético, ele é o mais eficiente.
-
26 de janeiro de 2021 às 17:08 #8816
Ariel
ParticipanteDe todos os nados é o que eu mais tenho dificuldade na hora da respiração e se eu não respiro direito e não consigo coordenar meus movimentos eu perco qualidade no nado e potência por falta da respiração correta.
-
29 de janeiro de 2021 às 15:48 #8893
Guilherme Tucher
MestreCom certeza a respiração é o ponto crítico dos nados!
Há uma “quebra” muito grande no padrão do movimento realizado e, até mesmo, na posição corporal.
-
-
-
-
26 de janeiro de 2021 às 13:41 #8811
Victor Hugo Vieira Ribeiro Alves
ParticipanteConforme os outros colegas citaram acima, o nado de Crawl geralmente é ensinado primeiro, pois se assemelha com o movimento de andar em ambiente terrestre (alternado e contínuo), o que pode facilitar o entendimento do aluno, além de ser o nado com menor gasto de energia. Esse nado formal também costuma ser o primeiro a ser ensinado, pois alguns alunos ou não passaram pela AMA, ou não tiveram experiência suficiente nesse processo, o que os capacitaria a apreender os nados formais em qualquer ordem, visto o conhecimento/controle corporal em meio aquático proporcionado por esta fase.
-
26 de janeiro de 2021 às 16:42 #8815
Alexandre de Almeida Junior
ParticipantePor se parecer muito com a habilidade natural que temos de andar o nado crawl é o preferido para se iniciar o ensino dos 4 nados formais,pois ao alternar os movimentos dos braços e pernas dentro da água em uma posição ventral e também lateral dentro da água pode vir a gerar no aluno uma posição de maior controle do corpo dentro da água,o que não é verdade pois tudo vai depender de como a AMA foi utilizada no processo inicial de aprendizagem da Natação.
Pois quanto melhor for feito o processo da AMA mais o aluno se sentirá seguro em aprender qualquer nado independente da ordem de ensino. -
28 de janeiro de 2021 às 10:03 #8851
Rafaela Schubach
ParticipantePor se assemelhar com a movimentação do andar, o nado crawl, do inglês rastejar, torna-se intuitivo e mais fácil quando não há uma boa AMA. Possui movimentos alternados e contínuos, o que pode facilitar o entendimento. Entretanto, se os alunos passaram por uma boa adaptação ao meio aquático, não há motivo para regras. Certamente estarão bem preparados para formas diferentes de aprendizado, podendo aprender primeiro outro nado ou até mesmo os quatro juntos. Na minha opinião, não há regras quanto a isso desde que sejam respeitadas as individualidades, necessidades e limitações dos alunos. Não vejo problema algum em começar o ensino dos nados formais com crawl, a problemática está em os professores tentarem “corrigir” um erro por terem pulado uma etapa muito importante do processo de aprendizagem e ensinarem aos alunos apenas os nados formais de forma quadrada, reduzindo os horizontes da natação.
-
29 de janeiro de 2021 às 14:52 #8884
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, pessoal. Estou acompanhando. 🏊🏼♂️🏊🏼♂️🏊🏼♂️
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 2 meses atrás por
Guilherme Tucher.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 2 meses atrás por
-
2 de fevereiro de 2021 às 13:36 #9012
Tuany Baptista de Siqueira
ParticipanteAcredito que seja realmente tido como mais fácil pela alternância de movimento dos membros e pelo fato de ser o mais rápido entre os 4 nados. Outros nados como o de costas geralmente é feito em momentos de lazer, não é tão prático para alguém que num primeiro momento não saiba ainda nadar tão bem, já que a pessoa perde um pouco o senso de direção. assim como o nado borboleta também é tido por muitos como difícil e dificilmente vemos alguém no mar ou piscina o executando, logo o crawl é o nado mais utilizado por pessoas em geral( não atletas) por ser um nado rápido, que propicia visão do nadador e com menor gasto energético. Então acredito que faça sentido ensinar o que seria o mais usado e o que é tido pela maioria como o mais fácil de se aprender por se assemelhar com o caminhar , como os outros alunos citaram anteriormente.
-
3 de fevereiro de 2021 às 10:48 #9048
Guilherme Tucher
MestreVerdade, Tuany. Até mesmo no imaginário das pessoas o nado Crawl é mais familiar.
-
-
2 de fevereiro de 2021 às 23:44 #9033
Mariana Monteiro
ParticipanteIsso ocorre devido a relação de proximidade que se faz da movimentação necessária para realizar o nado com o movimento natural de andar do ser humano. Por isso acredito que seja uma boa justificativa o trabalho de progressão sendo feito do movimento mais fácil, “natural”, para os mais complexos.
-
3 de fevereiro de 2021 às 10:48 #9049
Guilherme Tucher
MestreBeleza, Mariana.
-
-
21 de fevereiro de 2021 às 8:29 #9535
Pamella Carolinne de Lima Coutinho
ParticipanteComo já pontuado por muitos colegas acima, o nado crawl é semelhante com o andar terrestre, logo ele é tido como um nado de fácil aprendizagem,e na literatura, por isso ele é o primeiro nado a ser ensinado. Para elucidar melhor tal afirmativa, acredito que o crawl seja um nado mais popularizado e utilizado que os outros nados formais, até mesmo pessoas que não tiveram acesso a aulas de natação conseguem de alguma forma realizá-lo, por isso acredito que seja um dos primeiros nados a ser ensinado, devido sua facilidade.
-
22 de fevereiro de 2021 às 10:09 #9577
Guilherme Tucher
MestreVerdade, Pamella. O fato dele ser mais popular faz parece que as pessoas já “sabem nadar o crawl”.
-
-
28 de fevereiro de 2021 às 11:14 #9789
Carlos Eduardo Ribeiro Duarte
ParticipanteO nado Crawl é considerado o mais simples a ser executado, e, seus movimentos se assemelham ao andar no ambiente terrestre. Uma Adaptação ao meio aquático bem executada pode facilitar o processo de aprendizagem.
-
1 de março de 2021 às 13:48 #9855
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo!
-
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here