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Guilherme Tucher.
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10 de dezembro de 2020 às 19:49 #7761
Vitoria Alves
ParticipantePara nadar nós temos a consciência de que o meio o qual nós iremos fazê-lo é diferente, seja dentro de uma piscina ou um mar, e o que faz com que interagimos com ele também seja distinto, a água. Uma vez tendo essa noção, o professor busca por em prática nos ensinar como devemos agir da melhor forma no ambiente aquático. O que quero dizer é que fisicamente falando ele irá nos instruir a como nos relacionarmos com o meio para nadar nos adaptando ao meio, e caso seja a situação, aperfeiçoar as técnicas para ser um futuro atleta, uma vez que a água possui propriedades distintas do ar e isso faz com que tenhamos uma reação diferente sobre ela, e ela sobre nós. Logo, Isso engloba aplicar conhecimentos de por exemplo, como a água lida ao ficarmos parados ou até mesmo quando de fato nos locomovemos. Portanto, para ter esse conhecimento, o profissional de natação deve ter o conhecimento dos conceitos de hidrostático e hidrodinâmico para prever a resposta corporal do aluno e ter capacidade suficiente para corrigi-lo quando necessário.
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11 de dezembro de 2020 às 14:31 #7798
Thamyres Felizardo
ParticipanteAcredito que os principais objetivos da natação são se manter e se deslocar sobre a água através dos movimentos realizados, seja por um aluno em fase de adaptação ou por um em treinamento avançado para competição, e esses movimentos geram uma força para o deslocamento e em contrapartida a água cria uma resistência contra esse avanço. Além da força de propulsão, a posição e formato do corpo e a maneira que passamos do ambiente aéreo para o ambiente aquático também criam uma resistência. Então com os conhecimentos de hidrodinâmica e hidrostática do professor, ele consegue compreender melhor o ambiente, ensinar o melhor comportamento corporal que o aluno deve ter e assim consegue diminuir a resistência da água, fazendo com que o aluno consiga se manter e se deslocar com mais facilidade.
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13 de dezembro de 2020 às 11:26 #7848
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, meninas!
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13 de dezembro de 2020 às 21:46 #7861
Sávio Porto
ParticipanteIndependente do nível de aprendizagem dos alunos, o professor deve ter noção desses conceitos, pois o aluno está em contato direto com a água, que é muito diferente em relação ao deslocamento no ar, quando se caminha ou corre. No meio aquático, a resistência que a água oferece sobre o corpo humano é muito maior do que ocorre no ar. Tendo isso em vista, o aluno necessitará do auxílio do treinador, mesmo se ele ainda estiver aprendendo a nadar ou já for um atleta experiente. Então o professor, com o seu conhecimento mais avançado, indicará ao aluno como ele deve se comportar a essas adversidades e tentará corrigir a posição corporal do corpo, para que o aprendiz tenha mais facilidade em seu deslocamento na água.
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14 de dezembro de 2020 às 9:34 #7868
Guilherme Tucher
MestreBoa, Sávio.
E justamente por conhecer desse comportamento na água saberá também o que fazer.
🙂
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14 de dezembro de 2020 às 14:23 #7877
Francislayne de Lima Neves
ParticipanteO conhecimento de hidrostática e hidrodinamica são indispensáveis porque caracterizam a atividade no meio líquido, independente do nível que o aluno esteja atuando. O aprendizado das propriedades físicas da água é indispensável para o professor de qualquer área envolvendo atividades aquáticas, pois algumas dela interferem diretamente na prática da atividade e no desempenho do aprendiz. Citando apenas um exemplo, no nado de crawl deve ser ensinada a técnica correta do movimento que o braço deve fazer para quebrar um pouco a resistência da água.
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14 de dezembro de 2020 às 17:34 #7888
Larissa Andrade da Silva
ParticipanteEsses conceitos de hidrodinâmica e hidrostática ajudam Professor a entender o comportamento do aluno dentro da água e que assim,ensine de uma maneira que ele conduza o aluno a obter os objetivo de aprimoramento de natação da melhor forma possível. Saber que a flutuação é importantíssima para começar qualquer aprendizagem,e conhecimento de deslocamentos no meio aquático são indispensáveis do Professor de Natação, saber e aplicar isso independentemente do níveis de aprendizagem e é de total relevância. A observação do Professor sobre um aluno iniciante quando chega em sua primeira aula é primordial,saber como e se movimenta, vê suas dificuldades,observar se ele desloca com facilidade ou não dentro da água e então aplicar esses conceitos no processo de aprendizagem desse indivíduo, isso já deve fazer parte do conhecimento do Professor
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16 de dezembro de 2020 às 20:00 #7949
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, Larissa e Francislayne.
A Francislayne me deu a ideia de fazer uma pergunta, que gostaria de abrir a todos.
Ela escreveu que “a técnica correta do movimento que o braço deve fazer para quebrar um pouco a resistência da água“.
Afinal de contas, quando estamos nadando, devemos diminuir ou aumentar a resistência com a água? Vamos pensar no exemplo que ela deu da braçada.
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21 de dezembro de 2020 às 15:20 #8003
Francislayne de Lima Neves
ParticipanteAcredito que pensando no nado de crawl, é preciso acabar com as forças de resistência da água com o corpo e aí vai ter um aumento da força de impulso, consequentemente aumentando a velocidade do nado.
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18 de dezembro de 2020 às 22:30 #7974
Thamyres Felizardo
ParticipanteEu acho que devemos diminuir a resistência com a água, porque pelo o que eu entendi dos vídeos e pensando no exemplo da braçada, a área de projeção transversal influencia na resistência da água, e em diferentes casos devemos aumentar ou diminuir essa área para poder diminuir a resistência da água. E no caso da braçada, devemos aumentar essa área de contato porque assim geramos uma força de propulsão maior do que a resistência da água e com isso conseguimos avançar.
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20 de dezembro de 2020 às 13:16 #7981
Guilherme Tucher
MestreThamyres, excelente. Entretanto, o seu início me deixou confuso.
Afinal de contas, devemos diminuir ou aumentar a resistência com a água?
Possíveis respostas:
1 – Diminuir
2 – Depende (do quê?)
3 – Aumentar
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21 de dezembro de 2020 às 16:54 #8004
Guilherme Tucher
MestreFrancislayne, você está correta. Precisamos reduzir as forças de resistência ao avanço do nadador (seria impossível acabar com elas). Isso se consegue por meio de uma adequada técnica e posicionamento corporal na água.
Mas ainda está faltando…
Vamos lá! Quem consegue?!
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5 de janeiro de 2021 às 13:06 #8249
Guilherme Amaral
ParticipanteEsses conceitos devem ser conhecidos pelo professor, pois com o conhecimento dessas áreas, o professor terá a consciência da diferença de cada meio, sabendo que a prática de cada determinada ação que seu aluno fizer, irá produzir diferentes resultados e consequências em cada meio, ele também estaria ciente das propriedades e características de cada meio que vão interagir e relacionar com seu aluno (força de empuxo, força peso, força de resistência, densidade, volume, pressão e outras mais), e entendendo todo esse conceito, ele vai aplicar e manusear na prática e na teoria, os melhores exercícios e técnicas pedagógicas para que a aprendizagem de seu aluno seja eficaz, independente do nível de aprendizagem de seu aluno.
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6 de janeiro de 2021 às 10:54 #8269
Beatriz SantAnna
ParticipanteAcredito que o entendimento dos conceitos de hidrodinâmica e hidrostática são fundamentais para o professor de natação uma vez que a água é um meio diferente do qual estamos acostumados, que exerce muita influência sobre os corpos caracterizando esse ambiente e que interfere diretamente no processo de aprendizagem. Na maioria das vezes assumimos um posicionamento corporal na horizontal para o deslocamento e dentro da água existem muitas forças atuando sobre o corpo (com a força peso, o empuxo, a flutuação, resistência etc.) Conhecer esses conceitos proporcionam um maior entendimento desse meio que influencia tanto na mecânica corporal tendo mais qualidade no ensino da natação. E é importante ressaltar que todos os corpos sofrem influência do meio aquático então independentemente do nível de aprendizado do aluno, o domínio desses conceitos só impulsiona a aula do professor.
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6 de janeiro de 2021 às 18:41 #8291
Guilherme Tucher
MestreGuilherme e Beatriz, é isso mesmo! 😉
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11 de janeiro de 2021 às 21:56 #8434
Monique Souza
ParticipanteUm bom profissional absorve os conhecimentos da literatura na faculdade e expõe no intuito de ampliar esse conhecimento para a sociedade. Com a natação apesar de lidar com diversas idades, pessoas muitas das vezes alguma doença crônica, o conhecimento de hidrodinâmica e hidrostática traz um olhar mais amplo do esporte, podendo trazer para o aluno, independente do nível, um melhor desenvolvimento na atividade. Com esse conhecimento sendo passado através dos educativos, o aluno poderá entender como esses conceitos fazem a diferença no nado completo.
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7 de fevereiro de 2021 às 14:56 #9124
Rafael Adamczyk
ParticipanteÉ importante que o professor conheça bem os conceitos de hidrodinâmica e hidrostática pois esse conhecimento irá fazer com que ele tenha maior clareza sobre a forma que o corpo humano se comporta dentro da água e as forças que atuam sobre ele. Além disso, saber esses conceitos ajuda o professor a entender as facilidades e dificuldades que o aluno vai encontrar no ambiente aquático, independente do nível em que esse aluno se encontra. A partir disso, o professor passa a saber melhor quais indicações deve dar aos alunos, seja para corrigir erros ou para prevenir possíveis dificuldades.
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8 de fevereiro de 2021 às 14:46 #9182
Guilherme Tucher
MestreBeleza!
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15 de fevereiro de 2021 às 21:21 #9365
Manuelac
ParticipanteOs conceitos de hidrodinâmica e hidrostática são importantes para que o professor ensine com mais qualidade, pois a pessoa está em um ambiente totalmente diferente do que está acostumado. Sendo assim, o professor consiguirá ajudar ao aluno a ter um melhor posicionamento na água para facilitar seu deslocamento( na posicao mais horizontal possível) e assim consiga diminuir a resistência da água, independente do meio aquático.
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18 de fevereiro de 2021 às 14:39 #9433
Guilherme Tucher
MestreLegal, Manuela. Esse conhecimento pode ajudar o professor a saber o que fazer e como fazer.
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2 de março de 2021 às 0:32 #9929
Adryelen Siqueira de Sousa
ParticipanteOs conceitos de hidrodinâmica e hidrostática são importantes para os professores, para que eles possam ensinar de uma boa forma a melhor técnica para quebrar a resistência com a água, objetivando o avanço no meio aquático dos alunos, independente do nível de aprendizado.
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2 de março de 2021 às 20:16 #9959
Guilherme Tucher
Mestreok
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