- Este tópico contém 16 respostas, 10 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 1 mês atrás por
Guilherme Tucher.
-
AutorPosts
-
-
13 de novembro de 2020 às 14:24 #6890
Guilherme Tucher
MestreComo o reconhecimento da existência dos níveis de conhecimento procedimental e conceitual pode ajudar o professor de natação a ensinar com mais pertinência os conteúdos de prevenção de afogamentos como conteúdo de ensino da natação?
-
11 de janeiro de 2021 às 18:56 #8427
Natasha Mattos
ParticipanteA respeito dos conteúdos de prevenção de afogamentos, o professor irá transferir para a piscina as questões que envolvem a temática, unindo as dimensões procedimentais e conceituais afim de preparar o aluno de forma ampla, a saber agir e compreender as possíveis situações de afogamento. Dessa forma, o professor desenvolverá atividades que promovam a multidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem.
-
11 de janeiro de 2021 às 22:40 #8435
Micaela Alves da Paz
ParticipanteNatasha, concordo com você quando diz que “unindo as dimensões procedimentais e conceituais” o professor será capaz de “preparar o aluno de forma mais ampla”. Estas duas dimensões conversam entre si, e acredito que em qualquer temática a ser ensinada, a junção delas promoverá uma aprendizagem mais efetiva.
-
-
11 de janeiro de 2021 às 22:41 #8436
Micaela Alves da Paz
ParticipanteAplicando os conhecimentos procedimentais e conceituais o professor será capaz de fazer com que o aluno compreenda o que é o afogamento, o que pode causá-lo, como evitá-lo, o que ele pode ou não fazer, e garantir que o aluno saiba realizar as ações procedimentais e reflexivas de forma adequada, segura e eficiente.
-
13 de janeiro de 2021 às 19:37 #8453
Géssica Paula da Silva
ParticipanteReconhecendo os níveis de conhecimento procedimental e conceitual dos alunos o professor poderá oferecer atividades que desenvolvam experiências motoras relacionadas com a prevenção de afogamento. Essas atividades podem ser mais simples ou mais complexas, de acordo com o nível do aluno. Dessa forma, o professor deve levar para as aulas atividades que simulem situações que poderiam ocorrer em ambientes não controlados, proporcionando essas experiências aos alunos para que eles saibam como agir caso presenciem ou passem por uma situação de afogamento. Além disso, para que sejam capazes de compreender suas limitações, analisar a situação de forma racional e não se colocar em risco.
-
14 de janeiro de 2021 às 16:20 #8472
Guilherme Tucher
MestreMuito bom!
Ou seja, no caso da prevenção de afogamentos, ENTENDER o que não fazer pode ser mais importante do que o SABER fazer.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 3 meses atrás por
Guilherme Tucher.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 3 meses atrás por
-
17 de janeiro de 2021 às 19:37 #8508
Tuany Baptista de Siqueira
ParticipanteAcredito que o saber fazer e saber o porquê fazer “devam andar lado a lado” pois a capacidade motora no meio aquático, ou seja, saber nadar nao significa que a pessoa estará isenta de se afogar ,pois mais de 90% das mortes ocorrem por ignorar os riscos e desconhecer como agir nessa circunstancia. mas uma pessoa consciente sobre os riscos e seus limites é mais cautelosa e tende a evitar se colocar em perigo mesmo que acredite que saiba nadar. Logo o professor deve dar meios aos alunos de compreenderem seus limites e noção sobre como agir caso eles passem por uma situaçao de afogamento ou a presenciem. Aplicando em suas aulas situações que façam os alunos terem noçao de primeiros socorros e como evitar a prática das atividades aquáticas de maneira impensada.
-
18 de janeiro de 2021 às 18:10 #8608
Alexandre de Almeida Junior
ParticipanteÉ importante para o professor reconhecer oa níveis de conhecimento procedimental e conceitual para que ele possa trazer para a sua aula possíveis situações de risco que seus alunos poderão encontrar fora do ambiente da piscina,pois muitas das mortes por afogamento estão mais ligadas ao conhecimento conceitual do que o saber nadar propriamente dito.
Assim é importante o professor conhecer as causas do afogamento e trazer para a aula,oferecendo aos alunos atividades em que eles percebam as suas próprias limitações -
19 de janeiro de 2021 às 14:14 #8637
Guilherme Tucher
MestreIsso, aí.
Como a ideia é a prevenção, conteúdos a nível conceitual podem ser mais importantes do que os procedimentais.
-
22 de janeiro de 2021 às 18:50 #8748
Ariel
ParticipanteO conhecimento procedimental é de suma importância pois permite ao aluno vivenciar uma situação de afogamento na prática para que ele conheça e entenda as suas limitações e também para que ele saiba o que fazer em uma situação de afogamento sendo ele a vítima ou não, é importante que o professor leve essas experiências para as aulas.. Não menos importante, o conhecimento conceitual que tem diálogo direto com o procedimental, permite ao aluno analisar a situação e saber se portar diante da mesma, muitas vezes podendo evitar o afogamento antes mesmo que ele aconteça, pois o indivíduo reconhece suas limitações e leva em consideração as limitações que o ambiente lhe impõe, fundamental que o professor de natação transmita esse conhecimento aos seus alunos
-
26 de janeiro de 2021 às 9:59 #8789
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, Ariel. 👏🏼👏🏼👏🏼
-
-
2 de fevereiro de 2021 às 23:35 #9032
Mariana Monteiro
ParticipanteTrabalhando os conceitos procedimentais e conceituais o professor conseguirá instruir e preparar os alunos de forma efetiva par que os mesmos possam reconhecer seus próprios limites considerando as prováveis situações de risco no meio aquático . Se torna extremamente necessário que o professor apresente a turma certas dificuldades presentes no meio aquático e ao seu redor, mediando-os no processo de tomada de decisões e resolução de problemas caso algum desses alunos passe ou presenciei situações de risco, afogamento.
-
22 de fevereiro de 2021 às 10:06 #9575
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, Mariana.
-
-
21 de fevereiro de 2021 às 8:18 #9534
Pamella Carolinne de Lima Coutinho
ParticipanteA forma procedimental irá ensinar ao aluno na prática o que ele deve fazer em casos de afogamento, como ele deve realizar tal ajuda e assim o aluno também irá aprender suas limitações. Na forma conceitual o professor irá instruir os alunos sobre como previnir afogamentos, a analisar tal situação e assim oferecer a devida ajuda de maneira rápida e segura para ambos os indivíduos.
-
22 de fevereiro de 2021 às 10:06 #9576
Guilherme Tucher
MestreNesse sentido, Pamella, pode ser que o conceitual seja mais importante do que o próprio procedimental.
-
-
27 de fevereiro de 2021 às 13:26 #9784
Carlos Eduardo Ribeiro Duarte
ParticipanteOs conhecimentos procedimentais e conceituais podem ajudar o professor nas aulas de natação, pois, o mesmo irá entender a situação e saber o que fazer para ensinar o seu aluno, a prevenção de afogamentos como um conteúdo de ensino da natação.
-
1 de março de 2021 às 13:38 #9854
Guilherme Tucher
MestreBoa!
-
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here