- Este tópico contém 28 respostas, 10 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 1 mês atrás por
Guilherme Tucher.
-
AutorPosts
-
-
13 de novembro de 2020 às 14:12 #6875
Guilherme Tucher
MestrePor que os conceitos de hidrodinâmica e hidrostática devem ser conhecidos pelos professor de natação, independentemente do nível de aprendizagem dos seus alunos?
-
17 de dezembro de 2020 às 15:30 #7966
Géssica Paula da Silva
ParticipantePorque a água é um ambiente diferente do que o aluno está acostumado, e a posição que esse aluno estiver na água vai influenciar na sua flutuação, no seu equilíbrio, na resistência que a água vai oferecer. Com o domínio desses conhecimentos o professor será capaz de entender o porquê das dificuldades do aluno em relação a interação com água e isso fará com que o professor consiga ajustar possíveis erros para que o aluno melhore a execução dos movimentos, melhorando, assim, a técnica e os resultados do aluno.
-
18 de dezembro de 2020 às 12:15 #7970
Victor Hugo Vieira Ribeiro Alves
ParticipanteComo a Géssica falou, o professor de natação precisa do entendimento desses conceitos, justamente para entender o porquê do aluno ter dificuldades no posicionamento no meio aquático, seja para somente flutuar ou em algum nado formal. Jogando para um exemplo pessoal, no período passado, eu tinha muita dificuldade no nado costas e com o auxílio do professor, corrigindo a técnica de pernada e meu posicionamento geral, isso foi corrigido.
É importante também o conhecimento e certo domínio desses conceitos, não somente para professores voltado ao público iniciante, mas para um professor/treinador de nadadores avançados, pois com isso ele pode adaptar acessórios à alguns nados/educativos para gerar sobrecarga ou algum outro estímulo, visando a progressão do aluno/atleta.
-
19 de dezembro de 2020 às 18:39 #7976
Natasha Mattos
ParticipanteA hidrodinâmica e hidrostática são conceitos primordiais no ofício da natação. Com esse conhecimento o professor poderá planejar sua aula com embasamento técnico científico a fim de compreender melhor as dificuldades dos alunos. Assim como citado, o ambiente terrestre e aquático possuem diferenças entre si. Essas diferenças expressam-se de demasiadas formas : modo de respirar, deslocar, por exemplo. Dessa forma, é primordial o entendimento do professor a cerca das diferentes forças, resistência e interações do corpo no meio líquido, para então proporcionar aulas significativas e de qualidade.
-
20 de dezembro de 2020 às 12:39 #7979
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, pessoal. Vocês poderiam me dar um exemplo?
Indiquem um conceito da hidrodinâmica e a sua utilização pelo professor na aula de natação. Vamos pegar esse exemplo que o Victor Hugo deu sobre o que aconteceu com ele na aula de natação.
-
28 de dezembro de 2020 às 13:26 #8064
Géssica Paula da Silva
ParticipanteUm conceito da hidrodinâmica é a força de resistência, que é a resistência que a água oferece contra o deslocamento. Uma maneira de diminuir essa resistência no nado costas é realizando o rolamento do tronco, assim, um ombro de cada vez toca a água reduzindo a área de contato do nadador com a água.
-
28 de dezembro de 2020 às 14:16 #8071
Guilherme Tucher
Mestre🏊🏼♀️🏊🏼♀️🏊🏼♀️ Géssica, e o mesmo para o nado Crawl! 😁
-
-
29 de dezembro de 2020 às 17:06 #8085
Ariel
ParticipanteA maioria dos colegas já descreveram bem em suas respostas anteriores o porquê do professor de natação ter a necessidade de conhecer bem sobre os conceitos de hidrodinâmica e hidrostática. Mas gostaria de dar um exemplo meu mesmo assim como fez o Victor Hugo mais acima. Eu tinha dificuldade no arrasto do meu nado de crawl e só consegui melhorar isso graças ao entendimento do professor Diego sobre o meio aquático ou seja, sobre conceitos de hidrodinâmica e hidrostática, com exercícios específicos pra braçada ele conseguiu melhorar meu arrasto no nado e eu percebi uma nítida melhora. É extremamente necessário que o professor de natação tenha o máximo de entendimento sobre o ambiente que trabalha e ajuda outros a se familiarizar ou ter alto rendimento
-
30 de dezembro de 2020 às 12:03 #8105
Guilherme Tucher
MestreQue bom, Ariel.
Você poderia descrever exatamente (a) qual era o seu erro, (b) o que foi proposto como correção e (c) o que aconteceu?
-
-
2 de janeiro de 2021 às 17:43 #8134
Alexandre de Almeida Junior
ParticipantePorque o professor precisa entender do meio no qual os movimentos serão realizados[ágaua],além de que entendendo o conceito de hidrodinamica e hidrostatica o professor irá compreender melhor o comportamento humano dentro da água melhorando assim sua capacidade de ensinar,e isso se torna importante na medida que compreendendo melhor o ambiente e o comportamento corporal o professor irá melhorar cada vez mais suas técnicas e ferramentas de ensino.
-
4 de janeiro de 2021 às 9:22 #8201
Guilherme Tucher
MestreAlexandre, e para qual momento da aprendizagem esses conhecimentos de hidrodinâmica são mais importantes?
O que vocês acham, pessoal?
-
-
4 de janeiro de 2021 às 1:01 #8196
Ariel
Participante(a) meu erro era a forma como minha mão e braço entravam na água e o movimento do meu braço dentro da água (b) mudança de posicionamento das mãos e do movimento da braçada com exercícios de repetição (c) ao final do curso eu melhorei meu tempo nos 50mt de quando eu entrei.
-
4 de janeiro de 2021 às 9:22 #8200
Guilherme Tucher
MestreBeleza, Ariel.
Só uma consideração “conceitual”. Você escreveu que: “com exercícios específicos pra braçada ele conseguiu melhorar meu arrasto no nado e eu percebi uma nítida melhora”.
A palavra “melhorar” pode passar a ideia de aumentar, de crescer. Entretanto, no seu caso, me parece que a melhora da técnica fez com que o arrasto fosse diminuído, não é isso?
O arrasto criado pela água ao deslocamento do nadador é algo ruim.
-
-
4 de janeiro de 2021 às 12:14 #8212
Ariel
ParticipanteÉ professor, creio que arrasto não seja palavra… O que ele fez foi melhorar a minha braçada e com isso o meu deslocamento na água melhorou. Antes eu não tinha tanta qualidade na braçada, ou seja, eu tinha que dar mais braçadas pra me deslocar dentro da água e me cansava mais. Acho que ao invés de arrasto a palavra melhor seja deslize
-
4 de janeiro de 2021 às 12:28 #8213
Ariel
ParticipanteO conhecimento sobre hidrodinâmica é importante em uma coisa fundamental para o bom nado que é a posição do corpo. O professor sabe que existe o empuxo que é uma força que atua de baixo pra cima e é oposta a força da gravidade, tendo esse conhecimento o professor sabe que pro aluno ter um bom posicionamento corporal essas duas forças tem que estar alinhadas melhorando assim o posicionamento do corpo e consequentemente o nado.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 3 meses atrás por
Ariel.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 3 meses atrás por
-
6 de janeiro de 2021 às 12:02 #8273
ParticipanteProfessor Guilherme o momento mais importante do ensino da hidrodinâmica para mim é nos primeiros anos de vida quando ainda estamos criando uma consciência corporal e também estamos nos ambientado em um meio (aquático) que é um meio no que nos trás dificuldades de locomoção devido as nossas características físicas.
-
6 de janeiro de 2021 às 15:59 #8277
Guilherme Tucher
MestreBeleza, pessoal!
Alexandre, mas em cada momento da aprendizagem o professor terá desafios diferentes para enfrentar com seus alunos, certo?
Nesse sentido, entendo que esse conhecimento sempre será importante. A diferença é como ele irá usá-lo ao longo dos diferentes níveis de aprendizagem.
-
8 de janeiro de 2021 às 19:01 #8364
Micaela Alves da Paz
ParticipanteRefletindo um pouco acredito que não exista um momento específico em que esse conhecimento acerca da hidrodinâmica seja mais importante. Como vimos nas aulas anteriores, o processo de aprendizagem não tem uma estrutura rígida. Cada aluno em suas singularidades pode necessitar de um olhar mais atento do professor para o comportamento do seu corpo na água em relação ao equilíbrio, a respiração e a propulsão e o professor precisa estar preparado para isso. Podemos pensar num olhar mais preocupado com o rendimento de um aluno competidor onde esses conceitos ajudarão a aperfeiçoar a técnica do aluno. Mas também podemos pensar em uma turma de AMA aprendendo ao observar objetos que flutuam ou não na água, como descrito em um dos planos de aula da nossa turma. Em ambos os casos, o conhecimento de hidrodinâmica e hidrostática é essencial para um bom processo de aprendizagem.
-
-
8 de janeiro de 2021 às 18:58 #8363
Micaela Alves da Paz
ParticipanteComo os colegas disseram, entender as características do ambiente aquático é importante para compreender como nosso corpo vai se comportar dentro deste novo meio e desta forma aprimorar tanto a forma de ensinar do professor como a aprendizagem ao aluno.
-
11 de janeiro de 2021 às 13:10 #8415
Guilherme Tucher
MestreÉ isso aí, Micaela. Muito bom!
-
11 de janeiro de 2021 às 20:25 #8431
ParticipanteCom certeza Micaela acredito também que não exista um momento específico,porém acho importante esse ensino da hidrodinâmica e também do AMA seja nos primeiros anos de vida,pois a criança diferente do adulto terá uma compreensão mais fácil dos movimentos pois ela ainda está em uma fase de desenvolvimento e descobertas,porém o adulto também terá um desenvolvimento de suas habilidades aquáticas,bastando ele se dedicar a aprender.
-
13 de janeiro de 2021 às 4:53 #8442
Tuany Baptista de Siqueira
Participantebem acredito que como o ambiente influencia o esporte devemos entender como as caracteristicas da água ,como suas forças,por exemplo irão afetar na hora da aprendizagem do aluno. Pois como sabemos o ambiente aquático é bem diferente do terrestre, que seria o nosso ambiente natural e consequentemente exige dos alunos certas atitudes que devem ser ensinadas pelo professor, que deve antes de tudo deve conhecer o meio aquático para, assim o aluno ter o ensino facilitado. E através desses conhecimentos como o de resistencia de forma , por exemplo , poderá corrigir o posicionamento do corpo , facilitando o seu deslocamento.
-
14 de janeiro de 2021 às 16:28 #8474
Guilherme Tucher
MestreSim, Tuany. O simples entendimento de que o posicionamento corporal adequado na água facilita do deslocamento já justifica o ensino da técnica.
-
18 de janeiro de 2021 às 0:41 #8510
sidneysales
ParticipantePorque a partir do conhecimento das leis da física o professor poderá melhorar o aproveitamento das aulas. Podemos observar isso quando descobrirmos que a força peso e o empuxo, em uma determinada posição corporal, se anulam , fazendo com que o corpo entre em equilíbrio. Acredito que a partir dessa descoberta houveram adaptações nos exercícios aplicados de acordo com cada grau de aprendizagem de seus alunos.
-
19 de janeiro de 2021 às 14:16 #8638
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, Sidney.
E como esse “ponto” de equilíbrio é diferente entre os indivíduos, sabemos que eles assumirão posicionamentos corporais diferentes na água.
-
-
18 de janeiro de 2021 às 21:24 #8616
Géssica Paula da Silva
ParticipanteIsso mesmo, Tuany, quando o indivíduo está na água o conjunto de resistências vai dificultar o seu deslocamento, por isso é muito importante que o professor tenha conhecimento sobre o tema e ensine o posicionamento corporal mais eficiente, a forma e a técnica mais adequada ao aluno para diminuir essa resistência que a água vai oferecer ao deslocamento.
-
1 de março de 2021 às 10:18 #9823
Guilherme Tucher
Mestre👍🏼
-
-
25 de fevereiro de 2021 às 19:27 #9748
Carlos Eduardo Ribeiro Duarte
ParticipanteOs conceitos de hidrodinâmica e hidrostática devem ser conhecidos pelo professor, para que ele possa desenvolver estímulos no aluno, da melhor forma possível, durante as aulas de natação, independente do nível de aprendizagem do aluno.
-
1 de março de 2021 às 10:18 #9824
Guilherme Tucher
MestreMuito bom! 👏🏼👏🏼👏🏼
-
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here