- Este tópico contém 1 resposta, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos atrás por .
Visualizando 1 resposta da discussão
Visualizando 1 resposta da discussão
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here
Home › Fóruns › Fórum 3 APN (turma 18:20 – 2020.2) › Proposta de progressão
Professor, boa tarde!
Achei muito interessante a aula sobre as propostas de progessões, porém, fiquei com um questionamento quanto a realidade das propostas. Achei a proposta 2 e a proposta 3 boas, porém mais voltadas aqueles alunos que não possuem interesse competitivo, até por conta das idades na qual começam a iniciação específica, já que a iniciação competitiva se dá a partir dos 8 anos na categoria Mirim.
Ficou também um questionamento sobre aonde encaixar um aluno que, por exemplo, tenha 16 anos e ainda não tenha tido contato algum com o meio aquático, sendo assim, planejar por idades deixaria o aluno em questão fora de uma turma de idade compatível.
O ultimo planejamento que foi mostrado, Planejamento 4, achei mais organizado e adaptável em questões de idade e desenvolvimento, porém, não achei que é um bom caminho para seguir caso o interesse do aluno seja o alto rendimento.
Em conclussão, creio que todos tem seus onus e bonus, assim se complementando.
Pois é, Flávia.
O caminho (os níveis e aprendizagem) só fará sentido se houver um objetivo maior a ser alcançado. Por isso que a primeira coisa a fazer no trabalho de vocês é a indicação do objetivo da instituição.
Se o objetivo da instituição passar pela formação de atletas competitivos, o “caminho” deve levar os aprendizes nessa direção. Mas se o objetivo não for esse, o caminho deve ser outro.
Sabemos que é comum os nadadores de 8 anos já serem considerados atletas e terem um programa de treinamento com essa finalidade. Entretanto, dentro da metodologia do Treinamento em Longo Prazo, esse não é o melhor caminho a seguir. A tendência é que haja o abandono precoce da natação. E além disso, começar com 8 não é garantia de nada.
Quando aos alunos que iniciam tardiamente, essa é uma situação complicada. De qualquer forma, voltamos aos objetivos da instituição. Se estamos falando de um clube que tenha finalidades competitivas, provavelmente ele já está fora.
Entretanto, para uma academia ou escola de natação, deveria ter um “caminho” que considerasse a entrada desses alunos mais velhos. Tenho a ideia de que eles poderiam passar por um tipo de “curso intensivo”, já que motora e cognitivamente são mais desenvolvidos, e depois se juntariam aos alunos do seu nível.
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here
Ainda não é membro? Registrar agora
Você é um membro? Conecte-se agora