Marcado: Aplicacaopedagogicanatacao
- Este tópico contém 17 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 3 anos, 3 meses atrás por
Guilherme Tucher.
-
AutorPosts
-
-
3 de janeiro de 2022 às 23:59 #16186
pedroamorim.nutri
Participante -
4 de janeiro de 2022 às 0:00 #16187
-
4 de janeiro de 2022 às 0:01 #16188
-
4 de janeiro de 2022 às 11:49 #16197
Guilherme Tucher
MestreOlá, Pedro.
Os links estão funcionando, mas estão bloqueados. Nesse caso, somente os email autorizados conseguem ter acesso. Há a opção de deixar aberto para todos. Faça isso, por favor.
De qualquer maneira, depois das considerações do outro grupo eu farei as minhas.
-
7 de janeiro de 2022 às 11:23 #16205
pedroamorim.nutri
ParticipanteBom dia professor,
Tivemos dificuldade em compartilhar o link e acabei não reparando nesse detalhe.
Já liberei o acesso.-
7 de janeiro de 2022 às 11:25 #16206
Guilherme Tucher
MestreBom dia, Pedro.
Sem problemas.
abraço
-
-
10 de janeiro de 2022 às 20:39 #16241
Matheus Finizola
ParticipanteConsiderações do Grupo 1 sobre os planos de aula do Grupo 4:
Sobre o plano de aula do nado costas: Os conteúdos propostos estão condizentes com o nível de ensino da turma e sua idade. Sobre o tema da aula, objetivos gerais, métodos e materiais, acreditamos que está coerente com o que foi apresentado ao longo do plano, além da progressão pedagógica bem planejada durante todo o desenvolvimento da aula. Poderia ter sido melhor explicitado em que momento ocorre a aprendizagem por meio de descoberta orientada.
Sobre o plano de aula do nado crawl: Em relação ao tema da aula, talvez fosse interessante acrescentar termos práticos, como: aprimorar, executar, tendo em vista que os alunos executarão na prática os movimentos de pernada e braçada. Em relação aos objetivos, foi utilizado o termo conceitual ”compreender” na descrição do objetivo procedimental, quando talvez fosse melhor um termo mais prático também. Sobre o método, seria importante especificar qual seria o método utilizado, como feito no outro plano. Em relação ao desenvolvimento, talvez fosse mais interessante propor o aquecimento dentro da piscina, sendo mais específicos com o tema da aula e deixando os alunos mais ambientados para a parte principal. Sobre a parte final, poderia ter sido divididos em 2 atividades, talvez 15 minutos seja muito tempo para debater o que foi aprendido na aula.
Por serem crianças de 7 e 8 anos nos dois planos, seria interessante trabalhar no inicio da aula, juntamente com a conversa sobre o conteúdo, a utilização de vídeos e fotos relacionados ao conteúdo que será ensinado. É interessante ressaltar que os dois planos utilizaram a volta à calma para conversar e debater sobre o aprendizado da aula, entendemos ser uma ótima forma de receber o feedback da turma e estar ciente de suas dificuldades e evoluções.
-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 3 meses atrás por
Matheus Finizola.
-
11 de janeiro de 2022 às 11:59 #16250
Guilherme Tucher
MestreObrigado, Matheus.
Pedro, vocês foram privilegiados, já que tem as considerações de dois grupos e as minhas.
Como já escrevi, conversem sobre todas elas e façam as modificações que julgarem adequadas.
-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 3 meses atrás por
-
10 de janeiro de 2022 às 21:09 #16243
MarcioNovaes
ParticipanteComentários do Grupo 3 sobre os planos do Grupo 4
PLANO DE AULA 1: Nado costas
• O grupo entendeu que o ensino formal dos nados para crianças de 7 e 8 anos pode não ser muito adequado.
TEMA
• Poderia ter sido mais objetivo: “Braçada e pernada do nado costas”, por exemplo.
OBJETIVOS DE ENSINO
• Procedimental: precisa ser mais objetivo e claro, indicando o que de fato se pretende alcançar ao final da aula com o aluno.
• Conceitual: entendemos a ideia do texto, só precisa melhorar como isso pode ser dito. Sugestão: “Entender como coordenar braçada e pernada do nado costas”
• Atitudinal: ok!ATIVIDADES
• Início: qual o tema da aula passada? Quais as problemáticas que serão discutidas? Esses pontos ficaram em aberto;
• Aquecimento: não entendemos muito bem como serão os aquecimentos;
• 1º e 2º momentos Ok, mas o 3º não compreendemos muito bem a parte de chegar “na plataforma (tapete)”;
• Parte final: a ideia é bastante interessante e poderia fazer parte da parte principal da aula;
• De maneira geral, os exercícios propostos foram interessantes, com progressão pedagógica. Apenas atentaria para ser mais específico no que se pretende naquela aula e tentar estipular menos quantidade de exercícios e escolher aqueles que de fato levem ao objetivo proposto.__________________________________________________________________________________________________________________________
PLANO DE AULA 2: Nado crawl
• O grupo entendeu que o ensino formal dos nados para crianças de 7 e 8 anos pode não ser muito adequado.
TEMA
• Poderia ter sido mais objetivo: “Braçada e pernada do nado crawl”, por exemplo.
OBJETIVOS DE ENSINO
• Procedimental: precisa ser mais objetivo e claro, indicando o que de fato se pretende alcançar ao final da aula com o aluno.
• Conceitual: entendemos a ideia do texto, só precisa melhorar como isso pode ser dito. Sugestão: “Entender como coordenar braçada e pernada do nado crawl e sua relação com a melhora da qualidade do deslocamento”, algo do tipo… (lendo o plano de aula todo, percebemos que não houve atividades de coordenação, apenas atividades de braço e atividades de perna em separado. Precisa ajustar estes ponto em função deste objetivo aqui)
• Atitudinal: a parte “realizar as atividades propostas” poderia ser retirado.MÉTODO
• Essa parte precisa ser consertada. No plano anterior (nado costas) estava ok.ATIVIDADES
• Início: aquecimento fora da piscina é uma boa!
• Parte principal: entendemos ser um grupo de iniciantes na aprendizagem, então parece que uma criança não vai conseguir ajustar a técnica da outra. A primeira atividade, desta forma, talvez não seja tão interessante e a evolução de exercícios ao longo da aula foi muito rápida.
A atividade 4 poderia ser a primeira, complementando o aquecimento feito fora da piscina.-
11 de janeiro de 2022 às 11:34 #16247
Guilherme Tucher
MestreObrigado, Márcio e aos colegas do Grupo 3.
Pedro, converse com os colegas do seu grupo sobre as considerações e modifiquem o que achar pertinente.
Farei as minhas considerações abaixo.
Lembrem-se de postas a versão final dos planos de aula até próximo dia 17.
-
-
11 de janeiro de 2022 às 11:48 #16248
Guilherme Tucher
MestreConsiderações sobre o plano de aula do nado Costas:
1 – Sobre o objetivo procedimental: sugiro que sejam mais claros. Do jeito que está escrito será possível, ao final da aula, saber se o objetivo da aula foi alcançado? Creio que não. O que exatamente vocês querem que eles saibam fazer? Por qual distância? Com qual intensidade?
2 – Sobre as atividades propostas na parte principal: é aqui que as atividades devem ser pensadas para levar os alunos a alcançarem o objetivo da aula. Isso acontece? O objetivo procedimental está relacionado a coordenação de braço e perna, mas os exercícios propostas são para coordenação de braço e perna? Creio que não. Por favor, discutam sobre isso.
-
11 de janeiro de 2022 às 11:57 #16249
Guilherme Tucher
MestreConsiderações sobre o plano de aula do nado Crawl:
1 – Sobre o tema da aula: minha sugestão é que indiquem somente “braçada e pernada do nado crawl”. A ideia de aprender, compreender e etc será indicada nos objetivos.
2 – Sobre o objetivo procedimental: rever, pois não está adequado. O objetivo procedimental está relacionado ao saber fazer, mas o verbo principal é “compreender” que passa uma ideia de objetivo conceitual. De qualquer maneira, mesmo para um objetivo conceitual, está “muito vago”.
3 – Sobre o objetivo conceitual: não está errado, mas pode ser melhor. Existem vários pontos da coordenação braço-perna que podem ser discutidos. Vocês, com certeza, não conseguiriam falar de todos. Qual deles exatamente vocês pretendem ensinar?
4 – Sobre os métodos: o texto está inadequado, já que esse não é um método/estilo de ensino.
5 – Sobre a duração da aula: a aula será de 50 ou 60 minutos?
6 – Sobre as atividades propostas na parte principal: como o tema da aula é coordenação braço-perna no nado Crawl é de se esperar que os exercícios propostos sejam para essas finalidade. Entretanto, isso não acontece. Reveja as atividades, por favor. Outras reflexões: se os alunos estão aprendendo coordenação braço-perna, por que um exercício tão básico e fora da água para o ensino da pernada? A proposta do método para essa atividade (que é avaliação recíproca) é muito bom, mas deveriam pensar sobre a atividade. Fazer a mesma reflexão para as outras atividades propostas.
-
17 de janeiro de 2022 às 20:56 #16267
pedroamorim.nutri
Participante-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 3 meses atrás por
pedroamorim.nutri.
-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 3 meses atrás por
-
17 de janeiro de 2022 às 20:59 #16269
-
17 de janeiro de 2022 às 21:01 #16270
pedroamorim.nutri
ParticipanteBoa noite professor,
Novamente com alguma dificuldade para a anexação do link, porém a versão final do plano de aula está no último link em formato pdf.
Agradeço desde já os seus comentários e sugestões, assim como as demais feitas.-
18 de janeiro de 2022 às 11:16 #16277
Guilherme Tucher
Mestrersrsrs
Beleza, Pedro.
-
-
17 de janeiro de 2022 às 23:07 #16271
matheusbfr2011@hotmail.com
ParticipanteBoa noite, turma!
Segue também, com as devidas alterações sugeridas, o link de acesso ao plano de aula referente a temática de Nado Costas:
https://drive.google.com/file/d/1Jrn1uxafh8YBGn0rMrxAazXaxjeCRBWu/view?usp=sharing-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 3 meses atrás por
matheusbfr2011@hotmail.com.
-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 3 meses atrás por
matheusbfr2011@hotmail.com.
-
18 de janeiro de 2022 às 11:16 #16278
Guilherme Tucher
MestreObrigado, Matheus.
Confirmo o recebimento dos planos de aula.
Lembrem-se que teremos atividade síncrona no próximo dia 24 de janeiro
-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 3 meses atrás por
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here