- Este tópico contém 8 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos atrás por
Guilherme Tucher.
-
AutorPosts
-
-
11 de abril de 2021 às 22:11 #11507
Jmids
ParticipanteBoa noite a todos e todas.
Segue o link para o plano de aula grupo 1. -
12 de abril de 2021 às 14:08 #11523
Guilherme Tucher
MestreJoão, farei as minhas considerações depois das considerações dos colegas.
-
13 de abril de 2021 às 22:48 #11561
Lucas da Cruz
ParticipanteBoa noite .
Seguem as considerações do Grupo 2 sobre o plano de aula apresentado :Sugerimos alterar a faixa etária para 7-9 anos, para que as crianças estejam no mesmo estágio de desenvolvimento cognitivo e motor.
No Objetivo procedimental acreditamos que deveria constar um objetivo mais relacionado à execução da técnica ou unidade a ser trabalhada. Citando de forma clara e direta o que e como será feito para atingir o objetivo Conceitual.
Tanto no objetivo conceitual quanto atitudinal acredito que não tenha nada a ser modificado não.
Quanto ao método, acreditamos que faltou incluir outro método além da Descoberta guiada, tendo em vista que tem atividades em que o professor especifica qual a tarefa e como deve ser realizada.
Em relação especificamente aos exercícios, um único ponto que modificaríamos seria antes de propor um exercício que os alunos precisassem mergulhar sozinhos, colocando o rosto dentro da água e abrir os olhos, partindo do princípio que são iniciantes sem familiaridade com o meio aquático eu sugeriria colocar alguma atividade antes em que os alunos tivessem contato com água no rosto sem a necessidade de imersão e também orientações quanto a respiração, de forma que o aluno não inspire enquanto estiver com o rosto na água.
-
14 de abril de 2021 às 10:07 #11577
Guilherme Tucher
MestreLucas, obrigado pelas considerações.
Só uma questão: por que as crianças de 7-9 anos estariam no mesmo estágio de desenvolvimento cognitivo e motor? Como garantir essa questão?
-
-
14 de abril de 2021 às 10:13 #11578
Guilherme Tucher
MestreJoão, minhas considerações:
1 – Retire a informação “SE DESLOCAR NA PISCINA DE MANEIRA SEGURA, NA FORMA EM QUE SE SENTIR MAIS CONFORTÁVEL” do campo objetivos. Os objetivos devem ser listados como procedimental, conceitual e atitudinal.
2 – Concordo com o grupo do Lucas em relação a necessidade de rever o objetivo procedimental. O objetivo procedimental está relacionado ao saber fazer. Além disso, lembre-se que o objetivo é para o aluno, não para o professor. Quando você escreve “promover e estimular” me parecem objetivos para o professor.
3 – Reveja o objetivo conceitual. O objetivo conceitual deve ser alguma coisa que o aluno deve entender até o final da aula. Lembre-se que o verbo chave para começar a frase é “entender” ou “compreender”.
4 – A proposta do objetivo atitudinal é boa, mas veja se consegue adaptar o texto, pois são objetivos dos alunos.
5 – Deve estar claro para você que Descoberta do Meio refere-se a: (I) descontração facial, (ii) apneia voluntária e (visão subaquática). Assim, os três objetivos devem ser pensados com base nesses conteúdos de ensino.
6 – O título das obras citadas nas referências bibliográficas não deve estar em negrito?
-
Esta resposta foi modificada 4 anos atrás por
Guilherme Tucher.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos atrás por
-
14 de abril de 2021 às 19:21 #11592
Lucas da Cruz
ParticipanteBoa noite,
Então, nós vimos sobre as fases motoras em outras disciplinas (Desenvolvimento Motor e Aprendizagem Motora , Educação Infantil e Metodologia do Ensino ) e constavam lá divisões de acordo com a idade na qual a criança se encontra, especificamente nesse caso observamos que a fase motora fundamental seria de 4-7 anos e a fase motora especializada sendo dos 7 em diante. Claro que na prática isso deve ser avaliado pelo professor pois cada indivíduo irá se desenvolver em um ritmo próprio, de acordo com suas vivências. Além disso, confesso que não me recordo de ter sido abordado nessas aula sobre movimentos no meio aquático.Referência :
GALLAHUE; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3. ed. São PAULO, SP: PHORTE, 2005.-
15 de abril de 2021 às 13:17 #11600
Guilherme Tucher
MestreObrigado, Lucas. Suas considerações estão adequadas.
Diferentes obras classificam esses anos iniciais a partir de diferentes critérios.
O importante, como você disse, é o professor entender que são critérios gerais de classificação.
-
-
18 de abril de 2021 às 17:14 #11673
Jmids
ParticipanteOlá boa tarde.
Segue o link com as alterações referente as correções e sugestões.-
19 de abril de 2021 às 10:02 #11694
Guilherme Tucher
Mestreok
-
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here