- Este tópico contém 8 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 2 meses atrás por
Guilherme Tucher.
-
AutorPosts
-
-
1 de fevereiro de 2021 às 20:34 #9001
-
8 de fevereiro de 2021 às 13:45 #9171
Guilherme Tucher
MestreOi, Iordan. O grupo 9 tem até hoje para fazer as considerações no plano de aula de vocês.
A partir de amanhã passarei aqui para indicar as minhas considerações.
Lembrem-se de avaliar o grupo 5.
abraços
-
8 de fevereiro de 2021 às 19:46 #9193
eduardo
ParticipanteBom, no meu ver o trabalho está bem elaborado, senti falta da idade da turma, pois tendo se uma idade para se basear é possível buscar atividades condizentes, para que a aula não fique chata, ou seja rápida demais, a atividade 1 do segundo plano e mais uma ou outra, não tinha um objetivo claro, parecia ser direcionada a um fim, mas abordava outro, o aspecto lúdico foi bom, o tempo da aula, está dentro do previsto, se tratando de crianças, as aulas devem girar em torno de 40 a 45 minutos, salvo situações especiais. Acho que é isso
-
8 de fevereiro de 2021 às 22:28 #9195
Pedro Henrique Rocha
ParticipantePLANO DE AULA 1:
* As atividades foram muito bem pensadas e atendem aos objetivos do plano. As progressões também estão de acordo e os exercícios foram muito bem selecionados. Gostei bastante da analogia com as músicas infantis, isso é bem bacana! Plano totalmente lúdico!!* Sugestão:
1) Apesar de ser possível identificar por alto, talvez seja melhor colocar de forma clara a média de idade e número de alunos da turma. Isso implica em número de atividades, na distribuição do tempo/atividade e se as atividades estão de acordo com a faixa etária.2) Poderia ser colocado algo como aula 1 de 5, 2 de 5. Assim é possível ter uma noção clara do momento que os alunos se encontram em relação ao objetivo proposto, visto que isso implica na complexidade e seleção das atividades. (Reforço a ideia de que é uma sugestão e não que vocês fizeram errado)
3) A atividade 2 talvez fosse melhor trocar de lugar com a atividade 1, visto que a descontração facial é o primeiro passo para afundar o rosto completamente e abrir os olhos debaixo d’água. Como, na ordem atual, a atividade 1 já se começa afundando na tentativa de ir ao fundo da piscina (o que entra no objetivo relacionado aos espaços rasos e fundo da piscina), acho melhor começar pela atividade que eu considero mais simples nesse caso.
PLANO DE AULA 2:
* Gostei das atividades e da complexidade/exigência de quase todas. Torna o lúdico mais dinâmico e desafiador ao meu ver. Objetivos também foram bem contemplados.* Sugestão:
1) Acredito que pelo desafio das atividades e coordenação exigido em relação a respiração (ora pela boca, ora pelo nariz) e da própria flutuação, eles tiveram aulas anteriores em torno do objetivo. Mas para ter uma noção de como eles estão nesse processo seria legal neste plano a sugestão 2 mencionada acima, no plano 1.2) Apesar de ser possível identificar por alto, talvez seja melhor colocar de forma clara a média de idade e número de alunos da turma. Isso implica em número de atividades, na distribuição do tempo/atividade e se as atividades estão de acordo com a faixa etária.
3) A atividade 6 eu entendi no papel. Mas não sei se encaixou muito bem nesse momento no plano porque vocês vem numa crescente de desafios, de aspectos lúdicos, de dinamismo, de intensidade de atividades. O plano está muito envolvente e enquanto leio eu me empolgo. Ai do nada, uma atividade parada, sem um aviso prévio, entende? Não sei se é um comentário pertinente, mas acho que ou poderia ter uma atividade mais tranquila antes, indicando um declínio, que a aula está caminhando para um fim, ou essa atividade poderia ter sido colocada em outro momento do plano.
-
9 de fevereiro de 2021 às 9:01 #9197
Guilherme Tucher
MestreEduardo e Pedro obrigado pela participação e pelo preciosismo das considerações. Com certeza serão úteis.
Iordan, converse com o seu grupo sobre as considerações.
-
9 de fevereiro de 2021 às 9:18 #9198
Guilherme Tucher
MestreMinhas considerações para o plano 1:
1 – os objetivos estão adequados e claros. Parabéns.
De qualquer maneira, pensem no seguinte: vocês propõem diferentes atividades e se espera (eu acredito) que eles alcancem os objetivos propostos em todas elas. Mas pode ser que isso não aconteça. E aí? Se o objetivo for “prender o ar dentro da água ao pegar um material no fundo da piscina (de 1,5 m de profundidade) pode ser que seja mais palpável. Pensem sobre isso.2 – método, ok.
3 – Apresentem ao menos uma referência bibliográfica (seguindo as normas da ABNT).
Minhas considerações para o plano 2:
1 – Sobre os objetivos: as mesmas considerações para o plano de aula 1. Veja só: “realizar flutuação nos diferentes decúbitos”. Que decúbitos são esses? Todos foram contemplados? Por quanto tempo? Como estarão os braços e as pernas? Façam uma comparação com: realizar a flutuação em decúbito ventral com os braços acima da cabeça e cotovelos fletidos, cabeça em posição natural e joelhos estendidos por 10 segundos.
Se você tem um objetivo como esse, se entende que todas as atividades do plano serão direcionadas para ele. Ou seja, eu vou buscar as melhores atividades e métodos para que o aluno faça exatamente isso. Certo?2 – método, ok.
3 – Apresentem ao menos uma referência bibliográfica (seguindo as normas da ABNT).
abraço
-
9 de fevereiro de 2021 às 9:21 #9199
Guilherme Tucher
MestreIordan, me esqueci de uma coisa.
Como esses planos de aula são feitos para um dos seus planos de curso, lembre-se de indicar qual é a semana a que se refere (ou qualquer outra referência para seja possível associar plano de curso com plano de aula.
-
15 de fevereiro de 2021 às 23:10 #9369
Mariana Monteiro
ParticipantePLANO 1 CORRIGIDO: https://drive.google.com/file/d/1KHcs0PyYrAr1JkFQvpMTtlJQBI5byV_j/view?usp=sharing
PLANO 2 CORRIGIDO:
https://drive.google.com/file/d/18vXqXgMGaI3l0wzhlAHKaPvRtCSXI28x/view?usp=sharing-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 2 meses atrás por
Mariana Monteiro.
-
18 de fevereiro de 2021 às 14:56 #9435
Guilherme Tucher
MestreObrigado.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 2 meses atrás por
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here